domingo, 27 de abril de 2014

Almada - 2ª edição duma Meia que já é uma referência

Os 4 ao km presentes (Isa, Vítor, eu e Eberhard), enriquecidos pela presença do Sequeira

A 1ª edição da Meia de Almada tinha colocado a fasquia muito alta pela excelência da organização e do muito atractivo percurso.

Sabia-se que para esta edição havia várias alterações, sendo a mais visível o percurso, com partida e chegada no Almada Fórum e não na Lisnave.

Começando pela organização, esteve em muito bom nível. Pelo que me foi dado ver, tudo funcionou na perfeição e saliento o grande número de voluntários espalhados ao longo do percurso que, não só davam indicações, como incentivavam os atletas. 
Os reabastecimentos foram muito bons, vários e onde se salienta banana ao 10º km e bebida Gold Nutrition ao 13º e 15º.
Além disso, na passagem por Almada, vários populares aplaudiam todos os atletas, o que até nos levava a questionar se Almada seria Portugal, tal a diferença para o que estamos habituados.
Apenas um reparo à organização, o excesso de volume na música antes da partida que não nos permitia falar, mesmo aos berros, e chegava a fazer doer os ouvidos. De resto, e se esquecermos esse problema do ruído, houve boa animação na partida, inclusive com o lançamento de papelinhos e contagem decrescente, sempre em grande entusiasmo.
O pormenor do som, foi a excepção que confirma a regra duma organização que esteve em excelente nível e que transformou já esta Meia numa de referência nacional.

O vencedor masculino, Nélson Cruz

Quanto ao percurso, e aqui entramos em questões pessoais de gosto, há duas maneiras de ver a coisa. Comparando com o do ano anterior ou analisando-o por si. 
Achei um percurso sensacional o do ano passado. Equilibrado, selectivo e bonito. Daqueles que marcam a diferença. Daí que não fosse fácil fazer um melhor, como não se conseguiu, sendo a maior perda o facto de não termos passado no interior do Parque da Paz.
Mas não o comparando e analisando apenas por si, a minha opinião é que foi muito bom e agradável nos primeiros 18 quilómetros. E digo 18 quilómetros porque foi também equilibrado, selectivo e bonito. Já os 3 últimos deram a sensação de estarmos "a encher chouriços", pois passámos ao pé da meta e andámos grosso modo quilómetro e meio para lá, quilómetro e meio para cá, o que foi pena pois penso que teria sido mais proveitosa uma outra volta por outro local diferente. 
Contudo, não deixo que estes 3 quilómetros toldem a opinião que foi um bom percurso. E sendo a 2ª edição e um novo trajecto, há sempre espaço para melhorar ainda mais.

A vencedora feminina, Alexandra Alves
A nível de participação, aconteceu o inevitável. A Meia baixou de 824 para 625 classificados e os 10 kms de 837 para 576. E porque digo inevitável? Em minha opinião, 3 razões:
1ª Um fim-de-semana prolongado onde vários aproveitaram para sair
2ª Um dia com um número muito grande de provas no calendário, inclusive várias num raio de poucos quilómetros, o que provocou dispersão
3ª O aumento de preço da inscrição de 11 euros em 2013 para 15 em 2014

A nível competitivo, Nélson Cruz do Clube Pedro Pessoa Escola de Atletismo bisou a vitória, marcando agora 1.08.27, com Alexandra Alves da Açoreana Clube Banif a vencer o sector feminino em 1.30.12
Nos 10 kms, os vencedores pertenceram ambos ao Clube Pedro Pessoa Escola de Atletismo, o próprio Pedro Pessoa que marcou 32.10 e Ana Pereira em 46.38

A meta estava a escassos metros e já se festejava!

Quanto à minha Meia, foi muito agradável, ficando mais uma excelente recordação.

Fiz toda a prova na companhia da Isa e Vítor. A Isa esteve em dúvida até à véspera, por se ter magoado no joelho esquerdo por uma queda mais violenta, e participava sem saber se conseguiria cumprir a distância.
Fizemos a prova quase sempre ao mesmo ritmo, evitando velocidades que pudessem colocar em causa o joelho da Isa, muito certos, fosse em plano, descida ou subida, um pouco ao melhor estilo relógio suiço, e a Meia passou num instante (2.15.24) sendo que apenas parei na meta porque a corrida tinha acabado. Caso me tivessem dito que tinha mais 5 ou 10 quilómetros para fazer, teria seguido sem qualquer problema pois sentia-me bem e em prazer de corrida.

De mãos dadas, cortámos os três a meta, festejando o feito da Isa!
Pudemos assim os 3 cortar a meta juntos e felizes, sendo a maior alegria pela minha grande amiga Isa ter conseguido completar a prova e sem dores. Nunca é demais dizer, é uma atleta e mulher de grande fibra, garra, coragem e que não vira a cara a obstáculos. Um grande exemplo.

Como se pode constatar, adorei esta manhã e agora... venha a 3ª edição desta excelente Meia!





Entretanto, quero deixar aqui uma palavra muito especial à minha grande amiga Sandra que atravessou um período difícil de lesões, está a regressar à actividade, foi hoje à Corrida Pontes de AMIzade em Coimbra e venceu um troféu que se pode ver na fotografia em baixo, com o 2º lugar de veteranas, um prémio que vem recompensá-la por estes maus meses, e que seja o prenúncio que a lesão se vai embora de vez.
A Sandra é uma atleta e mulher de grande fibra, garra, coragem e que não vira a cara a obstáculos.
Sei que estou a repetir as mesmas palavras mas já viram a sorte que tenho por ter duas grandes amigas assim, como a Isa e Sandra? :)  

Parabéns Sandra!

27 comentários:

  1. Muito feliz pela Isa!
    E tu queres meter correr ao lado de uma campeã com a Sandra no primeiro de Maio? Deves mesmo querer dar cabo de mim :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns a todos pela excelente prova e pelo regresso da nossa ISA :)
      E acabei de ler e fiquei super feliz por poder fazer a prova contigo e com o Jorge Branco:)
      Venha o Primeiro de Maio :)
      Será um prazer enorme :)
      Beijinhos

      Excluir
    2. Antes de mais, PARABÉNS a todos pela excelente prova:)
      Fico muito feliz por ver a nossa Isa de regresso :)
      E acabei de perceber que irei ter o prazer da tua companhia e do Jorge Branco no primeiro de Maio, o que me deixa muito feliz! Será um prazer enorme :)

      Um grande beijinho

      Excluir
  2. Parabéns para vossa equipa! Estiveram muito bem! Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que há de mais bonito nesta equipa é a união :)

      Um abraço

      Excluir
  3. Corrida é isto...fazer 2.15h com grande prazer e com vontade e pernas para fazer mais :)...parabéns João por mais uma para o currículo.
    Ainda bem que a Isa e a Sandra estão de regresso e como tudo indica, bem de saúde...isso é que é verdadeiramente importante.
    Grande abraço e uma boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é que é mesmo o importante, Carlos :)

      Um abraço e parabéns pela marca de ontem em Arouca! :)

      Excluir
  4. E eu tenho o orgulho de ter amigos fantásticos! Até dá gosto ler este texto e ver que todos foram excelentes e grandes campeões! :)

    Beijinhos enormes :)

    ResponderExcluir
  5. Boas, foi a primeira vez que participei nesta maratona e também a gosto pessoal alteraria algumas coisas no percurso, assim como a hora de partida, e também o modo como dispuseram as partidas de 10 kms e Meia. De resto, não faltou nada nos abastecimentos, houve animação e não reparei em falhas na organização.

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Engraçado, também fiquei com essa ideia dos últimos 3 km. Mas o resto foi tão bom que nem me lembro disso.. Tive pena de não vos ver, ainda vi uma camisola dos 4 ao km, mas era o único que não conhecia eheh Já cheguei à partida muito em cima da hora.. Parabéns aos 3 por uma boa e feliz prova e a ti, João, por mais uma crónica impecável. Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Filipe. O atleta que viste terá sido o Eberhard. Nós até somos uma equipa internacional! :)

      Um abraço

      Excluir
  7. E pronto! Ainda não foi desta que fui a Almada. Mas fica apontada no cerninho de provas a fazer.
    Quanto aos 4aoKm, bonita equipa que vocês são! Das mais coesas que conheço.
    Muitos parabéns a todos pela prova! É destas que gosto: correr por prazer e acabar bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A nossa união é bem visível! :)

      Beijinhos Anabela e força para a preparação Chamonix! :)

      Excluir
  8. Sem palavras João, ou melhor, tenho palavras mas não chegam para agradecer.
    Obrigada pelas tuas palavras, é um orgulho ser tua amiga.
    E se fui à minha adorada Meia de Almada em parte foi por tua "culpa" :)

    Foi uma corrida em excelente companhia. Adorei correr convosco e nem dei pelo tempo passar. Espectáculo!

    E eu não me esqueço da promessa que fiz antes da corrida ;) É para cumprir!

    Beijinhos grande amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em parte por minha "culpa"? Não. Teu inteiro mérito! :)

      Não tenhas é pressa nenhuma de cumprir a tua promessa. Tens muito tempo... :)))

      Beijinhos e boa semana de treinos

      Excluir
  9. Concordo contigo João, até aos 18 km o percurso foi bom, os últimos km podiam ser feitos de outra forma. Mas continua a ser uma boa meia maratona.
    Gostei muito da vossa companhia.
    E parabéns à Sandra!

    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Concordo com tudo o que disseste, no entanto tenho que acrescentar que uma meia-maratona com uma diferença de aproximadamente menos 500 metros (segundo as minhas contas o relógio marcou 20,7 Km quando costuma marcar 21,3 Km) e os brindes finais, para o valor pedido, deixa um pouco a desejar. Como alguém já disse 15€ para não correr a distancia correcta e ganhar uma carica é exagerado. É o negativo dentro do muito positivo que teve. E sendo à porta de casa vou tentar nunca falhar esta meia, até porque há muita margem para melhorar e estamos só na 2ª edição.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tens toda a razão na distância pois não chegava aos 21.097 apesar de em mim não ter dado uma diferença ter grande como a tua. Marcou 21.000 quando costuma marcar 21.300 e o ter menos metros é uma situação incompreensível. O ano passado deu a todos menos distância mas foi porque passámos pelo parque de estacionamento e aí os gps perderam o sinal.
      Um abraço, Pedro

      Excluir
  11. Muitos parabéns aos 3 por essa meta concluída! E à Sandra também!
    Beijinhos

    ResponderExcluir