domingo, 17 de julho de 2022

Reconstrução

Já lá vão 3 meses e meio desde o meu último artigo. Nunca este blogue esteve tanto tempo parado. E o que se foi passando entretanto?

Na minha última missiva, falava que faltavam duas semanas para tentar realizar uma caminhada na distância de Maratona abaixo das 6 horas. No entanto, dois dias antes da data prevista, fui forçado a adiar por estar atacado dos brônquios, o que não convinha nada para um esforço de tantas horas. 

Como a seguir tinha a infiltração anual ao joelho, e nas duas semanas seguintes não são aconselháveis esforços extremos, adiei um mês, para meio de Maio.

A duas semanas da data, decidi adiar sine die. Como bem sabem, a forma tem picos e nesse momento estava num a decair. Sentia-me cansado e a demorar mais do que o habitual a recuperar. Mais do que perseguir objectivos, temos que saber ler os sinais que o corpo envia e esses sinais eram que precisava de regenerar para recuperar. Como dizia o grande Ayrton Senna “temos que perceber as alturas que temos que dar tudo o que temos e as alturas para darmos uma acalmada no pneu”. E era essa “acalmada no pneu” que necessitava nesse momento.

Ora se não tivesse adiado a bem, teria que ser a mal, pois um par de dias depois, tive uma queda numa caminhada que deixou a perna com uma inflamação a precisar de ser tratada. Tudo se resumiu a um caminho de lajes de pedra, uma estava solta, virou-se e a perna entrou num buraco, tendo dado uma pancada forte na dita pedra.

Foram 3 semanas de inactividade forçada. Regressei e duas semanas depois, testei positivo à covid. Foram apenas dois dias com dor de garganta e febre baixa mas que deixaram como sequela um cansaço estranho e diferente de todos os já sentidos, um cansaço opressivo, além de fraqueza nas pernas, com dores nos tendões. 

Demorei a recuperar desse estado e, após 29 dias de paragem, comecei a recuperar energia que desse para tornar a caminhar, que já muita falta me fazia. 

Foi há uma semana e nas duas primeiras apenas consegui 3,5 km a 13 ao km, depois lá melhorei para 5 km a 11 e ontem já foram 7 km a 9.58/Km. Extremamente lento e curto para o que fazia mas o possível para estes dois meses mais complicados, muito em especial pelo que a covid deixou durante semanas. O importante é ir melhorando de cada vez.

Estou assim num processo de reconstrução de forma. Processo que será moroso e que requer paciência e não saltos de etapas. 

Quando sentir que cheguei ao ponto ideal, farei então a 3ª Maratona a Caminhar mas sem aquele objectivo louco de baixar das 6 horas. Coloquei-o pois na 2ª registei 6.04.06, média de 8.37 ao km durante 42 km, o que me levou a pensar em baixar das tais 6 horas. Mas se devemos lutar por "impossíveis", também temos que aceitar quando ultrapassam o limite da racionalidade. Já tenho 62 anos e, como já não é possível correr, desejo é continuar a caminhar por muitos e bons anos. Daí ter que usar a tal racionalidade para me ir preservando.

Um abraço a quem tem a paciência de me ler, a ver se não demoro tanto a escrever o próximo artigo e fiquem bem. Em especial com muita saúde!

22 comentários:

  1. A inspiração do costume!!! 😀👌💪 força João. Abraço da Filipa V

    ResponderExcluir
  2. João, li tudo até ao fim, sem qualquer dificuldade. Contudo, achei-o longo porque as notícias não foram as melhores... o pior já passou e agora há que recuperar com calma, voltar à actividade, mas sempre a considerar o que o corpo nos diz!
    Forte Abraço e siga!

    Orlando Duarte

    ResponderExcluir
  3. Força nessa reconstrução Torpedo Amarelo! Eu vou continuando a pedalar o que posso e não posso enquanto posso! Para mim o futuro foi ontem por isso cada km é sempre como se fosse o Último Km!😛

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então tens feito centenas de últimos km! 😀
      Grande abraço

      Excluir
  4. Grande João. O importante é voltar às lides, mais depresso ou mais devagar, há que levar as água ao moinho. Também estou numa de regresso, depois de vários meses parado. Mas, com calma vamos lá. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Fernando e força nesse teu regresso!
      Grande abraço

      Excluir
  5. Olá João, também eu estou longe das, rotinas que ao longo dos anos tinha, correr e escrever sobre corrida. O meu bog está parado e eu agora também. Espero que estejas bem, e que regresses às tuas caminhadas. Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Amigo, que bom voltar a ler um artigo teu!
    Depois desta fase onde tanta coisa aconteceu, agora é hora do regresso aos treinos e vais ver que aos poucos começas a sentir-te melhor nas tuas caminhadas.
    Tudo a correr pelo melhor e óptimas caminhadas :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Isa e muita força para os vossos sempre grandes objectivos! 😀
      Beijinhos

      Excluir
  7. Força João! Desejo-te os maiores sucessos no teu processo de reconstrução e retorno à forma! És sem dúvida uma inspiração! Forte abraço
    Fernando Santiago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Fernando e muita força na tua reconstrução 😀
      Grande abraço

      Excluir
  8. Continuaremos por aqui, a apoiar-te e a assistir a essa reconstrução :) boas caminhadas, João! Um beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo apoio 😀 Beijinhos e abraços ao trio 😀

      Excluir
  9. João, para a frente é o caminho.
    Abraço e força!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso, Vitor!
      Obrigado, grande abraço e força para os vossos objectivos 😀

      Excluir
  10. Grande João,
    para a frente é que é o caminho, mais ou menos rápido o importante é fazer. Eu cá estou paradito com uma pubalgia, faco exercícios e alguma bicicleta para manter e ando a tratar-me - tenho que ter paciência. Como dizia o outro ... siga a camioneta. Forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos e obrigado!
      Desejo que recuperes rápido dessa pubalgia.
      Paciência é um bom remédio :)
      Grande abraço e força!

      Excluir
  11. desta M. Manuela Alvarez23 de julho de 2022 às 19:25

    João, não tenho vindo ao Face,.e.hoje que vim soube do sucedido. Eu estou velhota, já com 87 e fiquei admirada com os seus anos. Ainda me vejo na AVON, e parece que o tempo não passou Há coisas que não esquecemos e, lembro-me do João dizer que andava com as luzes do carro acesas, por causa de um acidente Um abraço amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Manuela! Sim, o tempo voa!
      Beijinhos e tudo de bom

      Excluir