sábado, 6 de junho de 2020

Se não é possível correr, caminha-se...

Depois do artigo anterior, ainda consultei um outro especialista, muito por dentro da problemática do joelho, apenas por descarga de consciência, tendo confirmado o que já se sabia, não tenho hipótese para tornar a correr e o que ando a fazer para reforçar à volta do joelho, exercícios e caminhadas para tentar atenuar as dores, é o correcto.

Por outras palavras, a medicina não tem neste momento uma solução para estes casos. No entanto, se pensarmos o quanto a medicina tem evoluído, na questão premente do joelho basta recordar como eram invasivas as operações ao contrário das praticadas actualmente, quem sabe se no futuro não aparece uma solução eficaz e ainda em tempo útil para o meu caso?

Após tão longa paragem de 5 meses de actividade física, com especial incidência nos dois meses após a cirurgia onde apenas podia realizar os exercícios indicados, regressei à actividade física em forma de caminhada. Tal como diz a famosa frase, se não podes correr, caminha...

Passei a fazer uma caminhada diária, tendo hoje sido o 8º dia. Nos 3 primeiros dias cerca de 2,5 Km, a partir daí 4 km.

No primeiro dia muito enferrujado, andei a 18 ao km, que pouco mais é do que estar parado. E acabei cansado, imaginem!

Com o desenrolar, a evolução física tem sido positiva, já não termino cansado e a média por km foi baixando para 16, depois 15, 14 e hoje já consegui fazer os 4 km entre 12.31 e 13.02 por Km.

Sim, sim, sei perfeitamente que ainda é muito devagar (até fui ultrapassado por vários que passeavam descontraidamente) mas para mim já é uma grande vitória. 

Para quem não está por dentro de tempos de caminhada, tudo que seja de 12 ao Km para cima é devagar e 10 é o bom. O objectivo é conseguir chegar aos 10.00 ao km e caminhar todos os dias. Quando já estiver mais rodado, uma vez por semana fazer uma caminhada longa

Se o joelho dói a andar? Sim, mas também dói se estiver parado... O problema é que em várias alturas começa a prender e aí tenho que abrandar ou parar um pouco. Isto ainda está muito por arames mas os exercícios de reforço à volta do joelho e o caminhar têm ajudado. O problema que impede que possa correr, agora ou no futuro, são os famigerados impactos.

E agora a pergunta sacramental: Como é que alguém que sempre amou correr, tirando um enorme prazer da corrida, consegue motivar-se para apenas caminhar?
Bom... tenho que fazer qualquer coisa pela forma física, até porque estou com 60 anos e o que faça ou não faça agora irá repercutir-se positiva ou negativamente no futuro. 

Mas a grande motivação, e que impede que falte qualquer dia na caminhada, é a esperança que num futuro a medicina invente uma solução para estes casos e possa regressar à corrida, sendo muito mais fácil fazê-lo se mantiver sempre as caminhadas. 
Sim, sei que sou um sonhador mas sonhar não custa e alimenta-nos a alma.

36 comentários:

  1. Caro João,
    "O sonho comanda a vida" como dizia o poeta.
    Como já te disse, tomara eu poder dar- te metade da minha forma física para podermos correr juntos. Mas, o mais importante é que tens uma mentalidade de fazer inveja. É mesmo!
    Ah, já arranjaste local para colocares as inúmeras medalhas de ouro que recebeste das palavras que os teus amigos, conhecidos e desconhecidos publicaram?
    Não há dinheiro que pague isso meu caro amigo.
    Gr abraço
    Mike

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há mesmo nada que pague o que me disseram! :)

      Obrigado Mike e um abraço

      Excluir
  2. Boa João. Continua a caminhar. Não pares. Hoje caminhas ,quem sabe se no futuro será diferente. Vais reforçando , vais alargando o passo, vais ganhando alento. Acredita amigo. Um abraço. Orlando

    ResponderExcluir
  3. João, sei o que sentes, mas não desistas, caminha, caminha.

    ResponderExcluir
  4. Muita força CAMPEÃO. O que interesa é a motivação e traçar novos objetivos. Estás num excelente caminho. Aproveito e deixo aqui uma notícia em primeira mão: eu passei só para a bicicleta. É uma questão de motivação e não me vale a pena sacreficar mais este esqueleto todo "empenado" só para dizer que corro! Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Jorge e já era expectável o passares a "biciclar" apenas

      Um abraço

      Excluir
  5. João, eu consigo fazer 10’ / km mas ao fim de 6 kms começo a ter dores. Tal como tu, dificilmente arranjo motivação para andar nestas condições, mas não vejo alternativa! Quando quiseres companhia já sabes que estou disponível e vou ter contigo. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Alexandre! Temos que combinar

      Um abraço

      Excluir
  6. É muito importante não desistires!! E nós estamos aqui para te apoiar!! Grande Abraço

    ResponderExcluir
  7. Amigo, sempre disse que o importante é mexermos o corpo. Não podemos correr? Caminhemos então. Em breve, estarás a caminhar a 10m/km e pronto para desfrutares ainda que de maneira diferente, da prática desportiva e do convívio com outros companheiros deste mundo maravilhoso mundo da corrida. À espera como dizes de uma solução futura com o avançar da medicina. Abraço forte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Sequeira! É isso mesmo!

      Um abraço e boas corridas

      Excluir
  8. Amigo João, estás a fazer o correto. E não percas a esperança. Trata de criar músculo nessa zona, fazer boas caminhadas. Quem sabe o teu corpo não te surpreende!

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Vitor! Nunca perder a esperança :)

      Grande abraço

      Excluir
  9. Respostas
    1. Obrigado Rui, grande abraço e espero que estejas a ir bem

      Excluir
  10. Aos poucos vais melhorando =)
    É muito importante que continues a mexer-te e a caminhada é uma boa opção.
    E quem sabe um dia destes a medicina não descobre uma cura para o teu problema? Sonha amigo, sonha sempre =)
    Beijinhos e força!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Isa, é isso mesmo! :)

      Beijinhos e bons treinos!

      Excluir
  11. Bem dito, muita forca, parar é morrer!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Um abraço e fico à espera de ver a resposta à pergunta no seu blogue :)

      Excluir
  12. Caro João Lima! Eu que sou também um apaixonado pela corrida e que tenho de forma anónima por muitas onde nos cruzámos, é com tristeza que vejo o Estimado a ser obrigado a esta paragem! Espero que esta bendita medicina consiga dar a solução ao seu problema e que, em breve, nos voltemos a cruzar por país afora!
    Eu, também com quase 60 anos espero cá estar para me regozijar com o seu retorno!Abraço e tudo de bom para si! João Calisto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas palavras, caro João!

      Esperemos que seja possível um dia :)

      Um abraço e boas corridas!

      Excluir
  13. Força João!!!
    Há um médico no Hospital da Luz que se chama Pedro Granate, é especialista em Joelhos, cirurgião ortopedista e no meio desportivo é muito conceituado.
    Tinha-me esquecido de dizer para se quiseres ter mais uma opinião.
    Um forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Alfredo mas já tenho várias opiniões e todas iguais. O médico que me operou também é especialista em joelhos do Hospital da Luz, Dr Miguel Flores
      Um abraço

      Excluir
  14. Boa … é um inicio e o não perder a esperança. Vamos, toca reforçar bem esse joelho e para já, boas Caminhadas!!!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  15. Tu és mesmo um exemplo e uma força :) Encontras sempre a tua motivação! E a verdade é mesmo essa, com os avanços da medicina, a qualquer momento pode haver novidades e uma solução para o teu caso.

    Até lá, continuemos com as caminhadas :)

    Um beijinho

    ResponderExcluir
  16. Boa, João. É mesmo esse o caminho. Tenho ouvido muita gente a falar de tratamentos regenerativos de cartilagens com celulas estaminais, mas penso que ainda é experimental e não é aprovado em muitos sitios. Talvez o futuro seja por aí. Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe... Esperemos que sim :)

      Muito obrigado Filipe, um abraço

      Excluir
  17. Como diria o outro, devagar se vai ao longe.

    O importante é não desistir, pois nunca sabemos o que o futuro nos reserva, nem sabemos que maravilhas ainda estão por descobrir.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  18. Amigo João ( permita-me que o trate assim, embora não me conheça ) sou mais um dos corredores anónimos, que descobriu a sua página e dela se " aproveita".
    Para além do sempre util calendário, fui seguindo o seu blog, e acompanhando as suas crónicas , ao ponto de por vezes procurar ansiosamente pelos relatos das tão aguardadas Maratonas.
    Várias vezes me cruzei consigo em corridas , mas como não sou propriamente extrovertido ,nunca o abordei para lhe agradecer pelo seu trabalho aqui na página, e principalmente pelo seu exemplo de motivação.
    Eu que ainda nem cheguei aos 40 e comecei a participar em provas há uns 3 anos, já "meio" que desisti da ideia de correr uma Maratona, ficando-me pelas Meias.Não tenho o seu foco e a capacidade de conjugar os treinos com a vida do dia a dia, mas através dos seus posts quase consigo partilhar do entusiasmo que de certa forma ainda procuro.
    Desculpe pelo longo texto , mas senti necessidade de o escrever quando li os ultimos desenvolvimentos.
    Não tenho dúvidas no entanto, que o João vai dar a volta por cima , e de uma forma ou de outra vai continuar a fazer parte do pelotão.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas palavras, Ricardo!
      Irei assistir a algumas provas e se me vires, não tenhas qualquer problema em apresentares-te :)
      Não desistas da Maratona. Dizes que ainda não chegaste aos 40, pois eu fiz a minha 1ª com 52 anos, corria há 6. Nunca é tarde. Quando sentires que chegou a altura, decerto que o foco vai aparecer :)
      Um abraço e força nessas corridas!

      Excluir