domingo, 24 de novembro de 2019

A surpreender-me na bonita e dura Meia de Évora que merece uma visita

Antes da prova (estava frio!)

A 1 de Junho de 1967, 4 rapazes de Liverpool que revolucionaram a música com o nome The Beatles, lançaram a canção "When I'm Sixty Four".

52 anos depois, um rapaz de Tomar completou a 24 de Novembro a sua Meia-Maratona número 64.
Coincidência? Hum... é bem provável que sim...

O que é certo é que esse rapaz, que por mero acaso sou eu, quando era miudito e ouvia essa música, interrogava-se como seria quando tivesse 64 anos 
"When I'm get older losing my hair, many years from now..." 
Só que isso era visto como uma coisa tão longínqua que teriam que passar séculos até lá chegar.

Surpresa! Afinal o tempo passou muito mais rápido que imaginava e estou a menos de 4 anos e meio dessa idade.

Mas, mesmo parecendo muito longe, sabia que em condições normais de vida iria lá chegar, o que nunca imaginava na vida é que um dia iria correr uma Meia-Maratona, quanto mais 64!

Isto tudo apenas para dizer que me recordei da canção dos Beatles pelo número. E se alguém quiser recordá-la também (ou conhecê-la...), clique aqui

Em 2015 estive presente na 1ª edição da Meia-Maratona na bonita cidade de Évora, cujo centro histórico foi declarado Património Mundial em 1986. E gostei! 
Devido a questões de calendário, só este ano pude regressar. 

Na altura achei o percurso duro com alguns quilómetros em empedrado e umas subidas puxaditas, como uma aos 12 e a final para a meta, mas também bonita e com personalidade própria.

Descansar antes da prova
Antes da prova fiquei a saber que esse trajecto já não era utilizado desde então, indo assim descobrir um novo, mas em que as dificuldades do empedrado se mantinham. Já não há aquela subida dos 12 da 1ª edição, mas sim outras menos inclinadas e em maior número. 

Penso que a alteração foi positiva pois achei este percurso ainda melhor. 

Nota muito positiva para a organização onde a única coisa que mudava era a partida. A largura das ruas nas primeiras centenas de metros é escasso e, assim, o ideal seria partidas por vagas. Além dum controlo mais apertado para os da caminhada partirem do seu lugar e não se misturarem no meio da Meia e 10 Km, o que atrapalha e é perigoso para atletas e caminhantes pela diferença de velocidade. Para mais quando caminhantes se misturam no meio dos corredores e seguem lado a lado 4 ou 5...

Entretanto, abro aqui um parêntesis para relatar como têm sido os meus treinos pós Maratona do Porto. 
Maratona que, curiosamente, nem me deixou dores musculares, substituídas desta feita por um grande cansaço geral, fruto do muito esforço que exigiu para chegar à meta e como relatei em seu tempo.
Depois de 5 dias parado, recomecei os treinos e a coisa foi evoluindo dentro do esperado. 
No entanto, na 3ª feira tive que efectuar um exame médico muito invasivo e cuja preparação é puxada. Felizmente tive boas notícias e depois de não ter treinado na 3ª e 4ª para recuperar, 5ª fiz 7 km onde fui obrigado a alternar corrida e caminhada. Na 6ª já foram 10 seguidos e ontem descansei.

Na partida. Uma palavra especial à Isa que mesmo adoentada, consegui vencer os 21!
Apresentei-me hoje à partida sabendo que estou na fase final da recuperação do Porto e com dúvidas como reagiria após o desgaste do exame.

Ambiente de corrida é ambiente de corrida e, bastas vezes, transforma-nos. O que felizmente sucedeu hoje. 

Logo nos primeiros metros, com toda a animação no centro histórico, decidi arriscar um pouco e imprimir um ritmo que julgava não dar para esta fase. 

Como senti-me bem, foi manter o que consegui até à subida final. 

Fui interagindo com os atletas por quem ia passando, como por exemplo a Sandra Arraias a quem desejei uma boa Maratona em Valência para a semana, o Nuno Moreira, um outro atleta que levava a camisola da Maratona de Roma e um outro que me disse que era a sua 1ª. Até que percebi que não se referia só à 1ª Meia mas sim à sua 1ª prova de sempre. Ah atleta corajoso que começa logo com uma Meia! Giro foi ver a sua cara quando me perguntou se já tinha feito alguma e eu respondi que era a 64. Mas também lhe disse para não ficar admirado pois novo como era, quantas já teria quando chegasse à minha idade?

Também momentos divertidos como na divisão Meia / 10. Uma atleta ia ao meu lado e foi para o lado esquerdo (10), enquanto eu segui para o direito (Meia). Estava ali um da organização que com os dedos fez-me o sinal de 1 e disse "Falta um km!" Perante o meu ar interrogativo, virou o dedo para a dos 10 e acrescentou "para ela!". 
Aos 20 tornei a vê-lo e disse-lhe "agora sim, falta 1", ao que ele respondeu "sim, corta ali à direita, depois esquerda e é tudo a subir para o Giraldo", metendo a mão na boca e acrescentando "opps que isso não era para dizer!"
Tudo pessoal divertido!

Fui mantendo sempre o ritmo naquele bom jeito de relógio suíço e apercebi-me que iria terminar na casa das 2.06. Aproveitei então para criar o objectivo de marcar até 2.06.35 pois isso ainda é média de 5.59, sendo que 2.06.36 já são 6.00

Estava ali à justa mas ainda dentro desse tempo. Só que na subida final, que dura umas centenas de metros e é em empedrado, já só ia com os vapores da gasolina no depósito e perdi 10 preciosos segundos que transformaram o tempo final em 2.06.45. A diferença para a marca de 2015 foi de mais 35 segundos
O importante foi ter feito bem melhor do que esperava e ter-me sentido sempre bem, feliz e orgulhoso pela prova.

Entretanto fica aqui o testemunho de como se pode ajudar um atleta a alcançar bons resultados. Quando fomos ao carro para ficarmos equipados, no veículo ao lado estava o Youssef el Kalai que perguntou se tinha alfinetes a mais. Como tenho sempre alfinetes no carro, dei-lhe os 4 necessários. 
Resultado final: Ele cortou a meta em 5º na geral e 2º no escalão.
Conclusão óbvia: Foram os meus alfinetes que lhe deram a energia necessária para esse resultado. Só pode! Ninguém duvida, pois não? :)

Para o final, estava reservada uma custosa experiência. Fomos ao Complexo Desportivo de Évora para o duche. Apetecia mesmo um duche quentinho pois estava frio. Só que... a água estava fria! Foi um duche mesmo rápido e, como forma de aliviar, com algumas palavras que não podem aqui ser reproduzidas.

Em resumo, foi mais um rico dia!

Próxima prova de hoje a 2 semanas, a Meia-Maratona dos Descobrimentos. Espero nessa altura estar a 100% pois é uma Meia especial pelos resultados que aí tenho alcançado.

Uma boa semana a todos!





A medalha

        

8 comentários:

  1. João. Tu não descansas ?
    Um abraço e parabens por mais uma excelente prova e reportagem.
    IC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há 3 semanas que não entrava em provas... :)

      Um abraço e muito obrigado

      Excluir
  2. Caro João,
    E eu sentado no sofá a ver a TVI já quando os primeiros classificados da meia de Évora iam no K15 e nem imaginava que lá andavas !
    Bom tempo, (aqui estava tão mau que antecedemos nosso treino para sábado), a Aurora Cunha a "rebocar" os atrasados dos 10K e os primeiros da meia a queixarem-se do muito empedrado e da dificuldade da prova.
    Agora, 64 meias?
    É obra, é!
    Muitos parabéns grande campeão :)
    Abraço
    MIKE
    Happyrun

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Mike!

      O mais difícil não é chegar às 64. É fazer a 1ª :)

      Um abraço

      Excluir
  3. Parabéns pela meia maratona 64!
    E com uma excelente marca, tendo em conta que fizeste uma maratona há bem pouco tempo.
    Gostei de me estrear nesta prova e dos momentos passados em Évora, tirando o banho frio:)

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eh eh, aquele banho desconsolou :)

      Muito obrigado e parabéns a vocês! Foi mais uma vez um prazer partilhar esta viagem convosco

      Grande abraço

      Excluir
  4. Uma Meia bem durinha mas tu fizeste um excelente tempo! Mais uma vez muitos parabéns amigo =)

    Gostei muito da bela manhã passada por Évora embora para mim tenha sido muito sofrida. Nada a apontar à organização, embora não seja fã do empedrado. E o banho frio...ninguém merece...mas na verdade acho que até me fez bem pois a partir daí comecei a melhorar.

    E ninguém duvida que a prova do Youssef foi brilhante graças aos teus alfinetes eh eh eh

    Beijinhos e venham os Descobrimentos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado amiga! Mais uma vez provaste a tua incrível resiliência!!!

      Beijinhos e até aos Descobrimentos

      Excluir