domingo, 6 de outubro de 2019

Apesar de um pouco pró lento, óptimas sensações no último de 30 antes do Porto

Normalmente, faço o último treino de 30 km 3 semanas antes duma Maratona. Nesta preparação para o Porto também o seria. O plano dizia que hoje disputaria a Meia de Leiria e para a semana o tal treino de 30. Porém, e devido às eleições, a Meia de Leiria acabou por ser adiada uma semana e assim troquei a ordem.

Ao contrário do treino de 30 da semana passada, em que estava com a gastrite "aos saltos", hoje parecia que tudo estava em ordem. E digo parecia pois nunca sabemos se irá saltar algum coelho da cartola.

E felizmente o coelho que saltou da cartola foi dos bons pois o treino proporcionou-me óptima sensações e terminei muito muito feliz e empolgado.

Não pela marca que não foi nada de especial, um pouco até pró lento mas a forma como senti-me durante todo o tempo.

Comecei pouco antes das 6.30, beneficiando duma temperatura fresquinha durante a primeira metade. Segui sempre muito certinho mas na segunda metade soltei-me mais por sentir que estava bem. Aliás, a segunda metade foi cerca de 2.40 mais rápida que a primeira.

Ao contrário dos anteriores, onde não dava mais qualquer metro, hoje parei aos 30 porque não queria passar dos 30. Se quisesse, estava com gás para mais. Quanto mais não posso dizer. Senti-me tão bem, que decidi até fazer uma "brincadeira" no último km. Apertei para fazer desses últimos mil metros os mais rápidos de todos os 30 e assim foi e por boa margem. Uma prova mais da maneira como acabei e que encheu-me de alegria. 

Foi muito importante terminar o último de 30 sabendo que podia continuar. Este foi um treino de LSD no seu melhor. E não, como é evidente, não estou a referir-me a substâncias alucinógeneas. LSD significa, no dicionário dos corredores, Long Slow Distance!

Falta só referir o percurso. Era para ter sido o habitual: Inatel de Oeiras - Carcavelos - Belém - Inatel de Oeiras. Porém, ao vir de Carcavelos, decidi desviar para dar uma volta na Universidade Nova. Aí decidi ir junto à ciclovia até à estação de Carcavelos e a partir daí, em cada cruzamento decidia na hora o que pretendia. Acabei por passar em frente à porta da primeira casa onde eu e a Mafalda morámos, na Parede, fui de seguida até ao centro da Parede, no regresso a Carcavelos andei por dentro da Quinta dos Ingleses e quando regressei ao Passeio Marítimo já ia com 21 e fiz o resto ali. Foi um percurso ao sabor do momento. 

De hoje a 4 semanas estarei neste momento em plena Maratona do Porto. Venha ela!

Uma óptima semana a todos!

10 comentários:

  1. Com tão boas sensações que mais se pode pedir?
    E se ainda tinhas gás para mais isso é um excelente sinal para o Porto =)

    Siga que pra frente é o caminho!!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não peço mais nada. Fiquei tão feliz com o que tive... :)

      Beijinhos e força!!!

      Excluir
  2. Isto é muito bom … excelentes sensações a 1 mês!!! Excelente!!! :)
    Acho que o facto de andares um pouco "ao sabor do vento" ajudou, distrai a mente :)
    Aquele abraço e siga a camioneta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode ter ajudado mas ontem era daqueles dias que só queria que se repetisse a 3 de Novembro :)

      Obrigado e grande abraço

      Excluir
  3. Tão bom, João! Que belo passeio :) e com força para mais! Tudo aponta para que o Porto vá correr bem, assim a gastrite colabore!

    Um beijinho e boa recuperação!
    Fico a torcer por ti :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Inês! Só espero estar daqui a 27 dias como ontem :)

      Beijinhos e obrigado pelo apoio :)

      Excluir
  4. Caro João,
    E pronto, aí está a confiança necessária para enfrentar uma maratona, agora na minha cidade,😁
    Continuação de bons treinos pois já falta pouco
    Abraco
    Mike
    Happyrun

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora é não estragar nada e esperar estar num dia como ontem :)

      Grande abraço!

      Excluir
  5. Elah, muito bom. Os corredores estão sempre a chamar máquinas uns aos outros, quem me dera que assim fosse. Não tinhamos que nos preocupar com essa aparente lotaria que é perceber quando começamos a correr se estamos em dia sim ou não!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ora nem mais! Por isso é que me irrita quando ouço comentadores especialistas de sofá criticarem desportistas consagrados por um dia menos conseguido. Sucede a todos...

      Um abraço

      Excluir