segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Na 1ª edição dos 10 km englobados na clássica 20 Kms de Almeirim

Três sorridentes atletas antes da prova

E três sorridentes atletas depois da prova. Antes ou depois do esforço, a alegria e prazer pela corrida é sempre igual!

Nota prévia: Para quem se interrogar porque escrevi no título 10 km e 20 kms, a razão é simples e os 20 Kms não estão errados, têm uma razão. Como se sabe, as iniciais métricas não têm plural, daí 10 km. Mas no caso de Almeirim, por engano, quando a prova teve o seu nome registado foi como 20 Kms. Daí ter ficado sempre com a particularidade de ter o s após os Km

Este é daqueles eventos imperdíveis. Já aqui tinha corrido várias vezes 20 km, uma vez uma Meia-Maratona (quando esta prova foi Campeões Europeus de Estrada, o que obrigou a aumentarem a distância de 20 para os 21.097), uma vez os 5 da Mini (por nesse ano estar a uma semana da Maratona do Porto e não querer perder esta prova) e desta feita foram 10 km que se realizaram pela primeira vez e, estando também a uma semana no Porto, não quis arriscar os 20.

Participar nesta prova é fazer parte do imaginário da história das Corridas Abertas a Todos, não se limitando a uma corrida mas uma festa onde o grande destaque vai para a comemoração especial no final, o convívio à volta da sopa da pedra, das famosas caralhotas e os sumos da Compal.

Todos os anos digo o mesmo mas nunca é demais repetir. É impressionante a qualidade da sopa, considerando que é feita para mais de mil pessoas. Estava tão saborosa!!!

Com a famosa sopa da pedra
É pena que a participação tenha baixado, os 20 e 10 somaram em conjunto 726 classificados enquanto no ano passado só os 20 tiveram 854. No entanto, basta olhar para o calendário para vermos a grande quantidade de provas neste fim-de-semana. Procura há muita mas a oferta é cada vez maior.

No meu caso, e apesar de ter várias e muito boas provas ao pé de casa, não consigo resistir a Almeirim.

Aí, encontrei-me com a Isa e o Vítor. Não obstante terem feito 100 na semana passada, corajosamente vieram a estes 10. 100 ou 10, no fundo a diferença é apenas dum 0... Brincadeirinha! :)

Na semana que passou, e após ter feito o último de 20 na 2ª feira, nesse dia ao final da tarde comecei a sentir-me adoentado, situação que se manteve até 4ª. A semana e meia da Maratona, pode-se imaginar o meu susto. 

Felizmente a coisa passou. O meu anti-virus interno terá dado cabo desse senhor. Mais uma vez, um susto perto do grande dia. Fará parte?
Na 5ª regressei aos treinos. Já não me sentia adoentado mas ainda todo partido e foi custoso e lento. Pouco melhor na sexta. 

Assim, cheguei a Almeirim sem saber para que lado a coisa iria dar.
No aquecimento não estava mal e nos primeiros metros após a partida, tentei esticar um pouco e senti-me bem.

Decidi então arriscar ir a um ritmo mais forte (mas longe do máximo pois a Maratona está aí à porta). O que é certo é que em cada km sentia-me melhor e quando cruzei-me com a Isa e Vitor (ia perto dos 8) gritei "estou a sentir-me muito bem!".

Cortei a meta bem e feliz com a marca, 55.26. Para quem vinha aqui com o objectivo de 59.59, foi bem bom.
E fiquei claramente na 1ª metade da tabela (como sucede poucas vezes, gosto de realçar), pois fui 105 entre 261.

Agora... ui... é a espera até dia 3 e de permeio treinos calmos. 

Na 4ª sairá o último artigo antes do Porto.
(e aqui que ninguém nos ouve, já ando nervoso. Por mais Maratonas que se façam, este estado nunca passa. É o respeito pela rainha das corridas...)





14 comentários:

  1. Não imaginas as angustias que passo cada vez que tenho que escrever kms.... eheheh estou a brincar, mas também tiveram que me explicar que o nome da equipa é Associação 20kms de Almeirim e não 20km, daí ter que levar sempre o S. Gostei de vos ver, como sempre, por Almeirim! Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostámos de te ver. Estávamos junto aos carros a ir buscar as mochilas para o duche, quando curvaste e entraste na recta final. Bem gritámos incentivos mas não sabemos se chegaste a ouvir pois ainda estávamos a uma certa distância da estrada. Mas que ias a voar, ias! :)
      Um abraço

      Excluir
  2. Parece que nem suaram :) … esse "à vontade" é muito bom sinal … sigaaaa … tic, tac, tic, tac
    Aquele abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece... mas suámos bem :)
      Nesta semana, já não sei o que é bom ou mau sinal... Já ando com uns nervitos... Faz parte...

      Um abraço e até muito em breve

      Excluir
  3. É sempre uma festa ir a Almeirim. A prova é um espectáculo e estes 10 km tiveram um percurso muito agradável. A cereja no topo do bolo é mesmo o convívio à volta da sopa da pedra =)

    E agora...só faltam uns dias para o dia M =)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois faltam... Os dias bipolares, pois tanto parece que nunca mais passam como voam... :)

      Beijinhos e uma semana o melhor possível!

      Excluir
  4. Muitos parabéns pela tua prova, João! Tenho mesmo de ir fazer esta um dia :)

    E agora... Está quase! Esses nervos são normais e fazem parte :) Agora é ter calma esta semana, que Domingo está logo aí!

    Até já!

    Um beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Inês! Vem fazer um dia e não te arrependerás, palavra de João :)

      Calma nesta semana? Só no ritmo... Para a outra calma não peças coisas que não consigo controlar :)

      Beijinhos e até já!

      Excluir
  5. Esta é imperdível, mesmo tendo feito 100 km na semana anterior:)
    Percurso agradável e no final, a espectacular sopa da pedra com a respectiva caralhota.

    E agora venha mais uma maratona!!!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem mais, Vitor! :)

      Venha sim (ai ai!)

      Um abraço e uma semana pré-Maratona o melhor possível

      Excluir
  6. Antes de mais, obrigado por me teres obrigado a pensar e a tomar atenção :)

    Faz-me lembrar o Óquei de Barcelos ou o Clube Sportivo de Loures (este talvez apenas a questão do anglicismo).

    João, será que o teu sistema imunitário não fica fragilizado com a carga imposta e com o stress, físico e psicológico?

    Nestas alturas, perto de uma maratona acontece sempre algo e poderá ter a ver com isso, ainda mais nesta fase de mudança horária e de estação.

    De resto, epah, já não posso ouvir falar de Almeirim :) :) Este ano estava noutra prova mas já marquei na agenda para o ano, não é uma promessa mas vou ver com outra atenção (no fundo foi a foto da Isa com a malga da sopa que me convenceu ahaha).

    Abraço e bom "tapering" (nunca sei a tradução em português)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo conselho mas esta foi a primeira vez que fiquei adoentado. Das outras foi magoar-me a fazer qualquer coisa, a quase ser atropelado num dos últimos treinos, etc, nada a ver com sistema imunitário.
      Aliás, acho que o sistema imunitário até repeliu bem o que estava a chocar :)

      Para o ano vem experimentar a sopa (e a ver se finalmente conhecemo-nos pessoalmente)

      Um abraço

      Excluir
  7. Caro João,
    Mais uma prova (bem) superada :)
    E domingo será mais uma maratona para acrescentar á já grande "folha de serviços" do meu amigo.
    Já falta pouco.
    Ah e, não há nada como iniciar uma crónica com uma pequena educação linguística, não é?
    E, fiquei a pensar: será que já escrevi k no plural com "s"?
    Ainda vou ter que dar uma revisão aos meus escritos :)
    Gr abraço e bons treinos
    MIKE
    Happyrun

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Mike!
      Já há por aqui muito nervoso miudinho ou mesmo graúdo! :)
      Vamos ver se conseguirei acrescentar mais uma. Até se cortar a meta, nada está adquirido...

      Um abraço!

      Excluir