domingo, 22 de setembro de 2019

Uma especial dúzia do Tejo ou o que eu estava a precisar duma prova assim!

Os 4 ao Km presentes, eu, Aurélio e Eberhard, muito bem acompanhados pelo João Branco

Após um mês de Agosto muito difícil e sofrido (pelos problemas que os efeitos da queda provocaram), terminei esse mês com um bom (para as condições actuais) treino de 30 o que levou-me a escrever um artigo intitulado "O que eu estava a precisar dum treino assim!". 
Após a prova na semana passada no Autódromo, a Inês disse o seguinte num comentário "foi um bom exemplo de que a forma está a voltar, e este post também se podia chamar "o que eu estava a precisar de uma prova assim" (fica a sugestão, para a da próxima semana, que vai ser ainda melhor!)" ao que eu respondi "Hum... não. Ainda não posso dizer "o que eu estava a precisar duma prova assim" pois essas sensações ainda estão para chegar. Vamos ver se será no Tejo..."

Efectivamente, na Corrida Auchan no Autódromo do Estoril, consegui uma marca bem melhor do que esperava e andava a fazer mas as sensações não foram boas. Acabei completamente esgotado, sem energia para mais qualquer metro, e andei a pagar essa factura nos treinos até meio da semana.

Para hoje, minha 12ª Corrida do Tejo, o objectivo era tentar fazer melhor do que o alcançado na Auchan (57.25) e havia razões fortes para lutar por um tempo marcante, como no final explicarei.
Queria chegar ao 56 e a ambição mais ambiciosa (passe o pleonasmo) era tentar o 55 alto.

As condições atmosféricas foram enganadoras. Aparentemente a temperatura estava boa para correr mas durante o esforço notou-se bem o abafado, o que fez que terminasse a prova encharcado. 

Desde o início que fui para um ritmo ambicioso na perspectiva do tal 55 alto. E a média apontava para isso desde o início.

Primeiro desafio, não prejudicar a média na subida para o Alto da Boa Viagem, o que foi conseguido. Sentia que estava no limite para o momento actual. Não se pode comparar com os 51.56 que já aqui fiz ou os 48.19 que são o meu record aos 10, mas temos que lidar da melhor forma com cada situação. Sentia no limite mas controlado no aspecto de não ir em sobre-regime como na Auchan. 

Em cada quilómetro fui acreditando que poderia aguentar e assim mantive no segundo desafio, a subida após Paço de Arcos.

Chegado aos 8, já ninguém me tirava da cabeça que faria mesmo os 55 mas talvez não fosse tão alto, talvez 55.30. 
Faltava o terceiro desafio, a subida para o Inatel de Oeiras mas, sinceramente, nem dei por ela e cheguei ao último já a tentar o 55 baixo.

E em plena recta da meta, arranquei para um sprint. Dificilmente entraria no 54 mas ao menos tinha a consciência que tudo tinha tentado.

E consegui! 54.58 de tempo final, o que muito me satisfez, para mais tendo acabado bem, muito ao contrário do Autódromo, tendo dado para continuar mais um bocado a esse ritmo se a meta estivesse 1 ou 2 quilómetros mais à frente.

A bonita e bem original camisola da prova
Por tudo isto, é fácil de entender porque afirmei do que estava a precisar duma prova assim. Uma corrida não são só tempos mas, tão ou mais importante, as sensações e elas foram óptimas e perduram.

Quanto às razões acima aludidas, aqui vão. A Corrida do Tejo é uma corrida especial para mim como oeirense de adopção e queria fazer um tempo especial para poder dedicar a um amigo especial que está a atravessar um momento menos feliz em termos de saúde mas com a confiança que a partir de agora vai ser sempre a evoluir até isto tudo ser atirado para trás das costas. Não é assim, amigo? Esta foi para ti!

E pronto, para o ano, venha a Corrida do Tejo número 40! Para os dois próximos fins-de-semana, treinos longos. Próxima corrida a 13 de Outubro na Meia-Maratona de Leiria. 

Uma boa semana a todos!


   
A medalha com o ex-libris cauda da baleia

11 comentários:

  1. Grande tempo! Estás a ficar em boa forma!=)
    E grande foto de 4 grandes atletas!
    Em força rumo ao Porto! Siga!!!=)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Isa! Tudo está a recompor-se :)
      Todo o esforço que fiz naquele período crítico está a compensar :)
      Beijinhos e em força para "aquilo"!!! :)

      Excluir
  2. Esta semana vou jogar no euromilhões :D

    Muitos parabéns pela tua prova, João! Belo tempo !:) Nada como uma prova assim para te dar novo ânimo!

    Ainda não foi este ano que me estreei na Corrida do Tejo, mas gostava de a fazer um dia. Achei a t-shirt muito gira :)

    Boa recuperação e um beijinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joga que estás com pontaria! :)

      Sim, é "obrigatório" conheceres esta prova!

      Beijinhos e obrigado pelo teu apoio :)

      Excluir
  3. Caro João,
    A melhorar a olhos vistos,....... sim senhor,.... muito bom, mesmo.
    Ah, ...concordo. Também gosto da camisola,.......... é azul :)
    Gr abraço e bons treinos
    Mike
    Happyrun

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Mike!

      Quanto ao azul, e brincando um pouco contigo, azul é a cor dum clube que faz exactamente hoje cem anos, o Belenenses. Belenenses cuja filial número 1 é o principal clube do meu coração, o União de Tomar.
      Foi por isso que referiste o azul, não foi? :)
      Um abraço e força nesses treinos!

      Excluir
  4. Olá João.

    Excelente prova, os meus parabéns. 
    A preparação para uma maratona é feita de muitos altos e baixos (não é que tenha grande experiência, mas é o que tenho sentido). O problema é que nos baixos estão tantas horas de trabalho em jogo e tantos sacrifícios que fizemos para não falhar um treino, que quando algo corre mal, nos "deita" muito abaixo e psicologicamente acaba por nos afetar muito, e para nos recompormos nada como um bom treino ou uma boa prova para continuarmos na “luta”… é como dar um rebuçado a uma criança. ;)
    Agora contínua o teu trabalho com esse animo, que o grande dia chega num instante e a motivação tem de estar em alta ;)
    Muita força.

    Beijinhos.

    Lígia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sábias palavras, Lígia!

      E como vais?

      Muito obrigado, beijinhos e em força para o grande dia!!! :)

      Excluir
  5. Cansada, muito cansadaaaaaa... :)

    Muito obrigada :)


    Lígia

    ResponderExcluir
  6. O que dizer senão... Orgulho, és único!

    Parabéns ;)

    ResponderExcluir