domingo, 15 de setembro de 2019

Na Corrida Auchan em pleno Autódromo do Estoril

Vitor, Isa e eu em pleno circuito

Mês e meio após a última corrida (Bodo no Pombal), regressei a uma prova. Claro está que não fiquei parado durante este período pois nesse mês e meio percorri cerca de 400 quilómetros, alguns bem complicados pelo momento de crise provocado pelas sequelas da queda em Julho.

E que melhor regresso ao saudável ambiente de corridas que no mítico Autódromo do Estoril, palco de tanta e boa memória que guardo das muitas corridas de Automobilismo que aí assisti, com especial ênfase nos 13 Grandes Prémios de Fórmula 1 onde estive sempre presente nos 3 dias de cada um. 
E a grande recordação de em 1979 ter descoberto no Mundial de Karting um piloto que passei a seguir toda a evolução da sua carreira até chegar ao cume da F1, aquele que foi o meu maior ídolo e do qual tive o privilégio de assistir, também aqui neste Autódromo, à sua primeira vitória na categoria máxima, primeira de muitas e num dia de grande dilúvio. Estou a referir-me, naturalmente, ao enorme Ayrton Senna!

Correr no Autódromo é desfolhear uma série de recordações de cada lugar, cada curva, cada momento.

Os três no melhor lugar duma grelha de partida (pole-position)
Só por uma vez tinha sido possível participar nesta prova, na 2ª edição, excepcionalmente no mês de Junho, pois as restantes coincidiram no início de Setembro numa altura que estivemos fora em férias. 
Este ano, como foi na semana seguinte, calhou no dia de regresso das duas óptimas semanas que desfrutámos no Algarve.

Chegados perto da hora do almoço, foi arrumar as malas e seguir para esta corrida cuja partida se deu às 18.30.

Em virtude da mudança de nome comercial de Jumbo para Auchan, o evento passou de Corrida Jumbo para Corrida Auchan. E quando falo em evento não falo apenas em corrida mas sim numa série de actividades que decorreram entre as 9 e as 23.30, incluindo Basket de rua, corridas em patins, Duatlo, Ciclismo, corridas para miúdos, caminhada e a já referida corrida de 10 km.
Um manancial de ofertas a que só uma organização tão perfeita como a HMS consegue dar resposta. 

Quem acompanha este blogue sabe que após a grande crise provocada pela queda, perdi muita velocidade. Lentamente fui recuperando aos poucos e do mais de minuto por km mais lento, já reduzi para meio minuto ao km. Reconheço através de grande esforço pois tem custado e exigido muito.

A intenção ontem era de não passar a hora. 59.59 estava bom. 

Primeiros metros da corrida
O calor, o percurso não fácil com umas quantas subidas desgastantes e em especial o vento contra quando se seguia no sentido para Sintra, eram factores para lidar.

Bom conhecedor de cada metro e característica da pista, fui sempre concentrado em manter o melhor e mais adequado ritmo de forma a fazer o melhor sem comprometer o final.

Inicialmente damos uma volta no sentido das corridas motorizadas, seguindo-se uma parte no paddock para terminarmos com uma volta em sentido contrário.

A primeira volta e a parte do paddock correram bem, sempre a sentir que seguia no limite dos limites mas com uma margem boa para menos da hora. 

Vencendo a subida no paddock
No início da volta final, a do sentido contrário, entre o 6º e o 7º km deu-se ali um momento de potencial quebra a que o muito vento contra nesse momento em nada ajudou. Mas após curvarmos em sentido contrário e ter ficado livre do vento, pude recuperar e a partir do 8º km com a certeza que iria baixar do objectivo proposto e por agradável margem. A partir daí passou a ser alcançar a melhor marca possível.

O final é a subir para a meta e as forças já estavam no risco vermelho mas lá consegui aguentar-me e cortar a meta em 57.25 o que me deixou muito feliz.
Feliz mas com as pernas a tremer pelo esforço. É o que há de momento.

Chegando à meta...
... e no momento que a corto (com a Isa a testemunhar) 
Repetindo uma vez mais a cena do copo meio cheio meio vazio, antes da queda esta marca seria duma prova feita muito confortavelmente e agora fui ao limite dos limites e hoje bem sinto o cansaço. Mas... estou a recuperar e ainda um par de semanas atrás nem pensar em fazer a prova assim. Portanto... só posso estar feliz e esperançoso que de hoje a 7 semanas possa cortar a meta na Maratona do Porto, na que será a minha 13ª.

Os 4 ao Km com o vencedor da prova, o grande Nélson Cruz, campeão nacional de cross 2016
Para a semana, a minha 12ª Corrida do Tejo :)

Nota final para o que sucedeu hoje em Copenhaga onde Geoffrey Kamworor dizimou por 17 segundos o já tão esticado record da Meia-Maratona, com 58.01!!! Estamos quase no minuto 57! O que será correr uma Meia a 2.45 de média? Nem 1 km sei o que será, quanto mais 21... Inacreditável!


    

10 comentários:

  1. Mais uma vez, muitos parabéns pela tua excelente prova! Dadas as circunstâncias, poderás pensar tu, mas a verdade é que foi um bom exemplo de que a forma está a voltar, e este post também se podia chamar "o que eu estava a precisar de uma prova assim" (fica a sugestão, para a da próxima semana, que vai ser ainda melhor!).

    Também já fiz essa corrida e bem me lembro dessas subidas... Sei bem o que me custou mas também sei o giro que é correr ali e passar aquela meta :) é daquelas provas que toda a gente devia experimentar uma vez na vida!

    Boa recuperação e boa semana! Um beijinho

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    1. Hum... não. Ainda não posso dizer "o que eu estava a precisar duma prova assim" pois essas sensações ainda estão para chegar. Vamos ver se será no Tejo... :)

      Beijinhos e obrigado! Uma excelente semana para ti!

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  2. Grande prova amigo!
    Estás aos poucos a recuperar a forma.
    O vento foi mesmo a grande dificuldade mas que todos conseguimos superar =)

    Venha o Porto!

    Beijinhos

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    1. Estou a evoluir mas a forma ainda está muito longe...

      Tudo a correr pelo melhor nesta fase final do vosso desafio! :)

      Beijinhos

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  3. Boa João. Desfrutar o momento e acabar satisfeito - é isso mesmo :) … força para o Porto!!!
    Grande abraço

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    1. Vamos ver Carlos! Isto não tem sido fácil e tem exigido demais de mim para sair da crise provocada pela queda.
      Grande abraço

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  4. Caro João,
    Mais uma prova (bem) superada.
    Parabéns.
    No entanto, como a prova foi no Autódromo do Estoril, falta mencionar que tipo de pneus usaste😁
    GR abraco
    Mike
    Happyrun

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    1. Olá Mike!
      Peço desculpa mas, por questões estratégicas, não posso divulgar o tipo de pneus. Espero que compreendas! :)
      Um abraço e obrigado!

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