domingo, 16 de junho de 2019

No lindo percurso da Corrida Rota Fonte da Pipa em Torres Vedras

A armada 4 ao Km presente (eu, Aurélio e Eberhard)

7ª edição da Corrida Rota Fonte da Pipa, prova que começa e acaba junto ao lindo Parque Verde da Várzea em Torres Vedras, local de eleição dos locais para óptimos e variados treinos pela sua extensão e variedade.



Imagens do Parque Verde da Várzea (fotos recolhidas na internet sem autor identificado)

A corrida sai então da cidade para um percurso muito bonito e selectivo. A estrada serpenteia por entre vinhas, passando por algumas aldeias e sempre com paisagens de encher a vista. Isto enquanto se vai subindo e descendo, em especial na 1ª metade dos 12,300 km onde é raro um momento plano. O maior desafio é o 2º quilómetro todo ele a subir e a subir bem.

Já aqui tinha estado em 2014, aquando a sua 2ª edição, e tinha ficado conquistado. No entanto, em virtude do calendário das Maratonas, só hoje foi possível regressar, dado que alteraram o evento para Junho, sendo que nos anteriores anos a realização deu-se entre Janeiro e Fevereiro.

Se a mudança de data resultou óptima para mim, foi maléfica para a maioria do pelotão, dado que se registou a menor participação, fruto igualmente duma cada vez maior oferta em termos de calendário, em especial neste mês tão preenchido.

Com uma camisola que diz tudo sobre as nossas corridas, com o lema "Eu corro por paixão" (ver foto no final deste artigo), tudo teria sido merecedor de nota muito positiva se não tivesse existido uma falha. E se falhar faz parte de quem produz, há erros em prova que não podem existir. Estou a referir-me ao abastecimento que não pode falhar, para mais sabendo-se de antemão o número de inscritos. 
Estavam definidos dois reabastecimentos, aos 4 e 8. E se havia muita água à disposição no 8º quilómetro, no 4º não chegou para os últimos 2 quintos do pelotão. 
Foi pena pois de resto tudo esteve muito bem, ampliado pela beleza do percurso.

Fiquei muito satisfeito com a minha prestação pois sinto que dei o que tinha para a ocasião. Marquei um tempo só com uns, 1.11.11 para os 12.300, o que atendendo à dificuldade do percurso foi muito bom para mim.

Um primeiro quilómetro a aquecer convenientemente em ritmo de corrida, o segundo sempre a subir e em bom ritmo (subo benzinho, desço mal), depois parte de carrossel a manter um ritmo constante e bom até aos 7 e pouco, altura que endireita e percorrem-se 2 quilómetros em terra batida. Normalmente perco ritmo em terra mas como esta é muito lisa, deu para manter. E depois ir até à meta, cortando-a feliz, contente e revigorado com tão belo percurso.

Como se sabe, fiz 3 Maratonas em 5 meses, daí ter tirado um tempinho para recuperar. Não cortando no número de treinos semanais (5) mas sim não passar dos 10 quilómetros.

Assim, esta foi a maior distância que realizei desde Aveiro. E a partir de agora, como esse período terminou, vou começar a aumentar distância para em Julho iniciar a preparação do Porto. No próximo fim-de-semana irei cumprir um treino de 20 quilómetros.

Quanto a corridas, esta foi a última de manhã durante 2 meses pois as próximas são à noite ou final da tarde (29/06 Fogueiras, 13/07 Lagoa de Santo André, 27/07 Bodo Pombal, 14/09 Auchan no Autódromo do Estoril). Só regressarei a provas de manhã a 22/09 no Tejo.

Uma boa semana a todos!



A camisola da corrida. Grande verdade!

11 comentários:

  1. É um prazer ler um artigo assim onde se percebe que foste feliz a correr =)
    E fizeste um óptimo tempo!

    Ficámos com vontade de conhecer esta prova, talvez para o ano ;)

    Beijinhos e em força para os próximos treinos e provas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sei que vão gostar :)

      Obrigado e muita força para o que aí vem :)

      Beijinhos

      Excluir
  2. Não conheço esse parque mas é bem bonito.

    A descida das participações também pode ter a ver com a data, sim, mas com o facto desta semana Lisboa e como tal muitos vizinhos terem tidos 2 feriados o que ajudou a muita gente corredora não estivesse cá para estas guerras.

    Água não pode faltar ainda mais Junho, vá lá que nem estava muito quente mas água não pode faltar, ponto.

    Uma boa semana para ti também,

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, os feriados também têm de ser levados em conta.

      Um abraço

      Excluir
  3. Caro João,
    Mais uma prova superada e bem, não é?
    Pois, faltar água a atletas numa prova, não é uma falha, é uma super falha inadmissível.
    Na meia maratona da Ria em Aveiro em 2016 isso também aconteceu (nós tivemos a sorte de ter sempre água) mas, com um calor tórrido, o último terço do pelotão não a teve e, na meta estive que esperar que fossem comprar água ao supermercado !!!
    Quanto ao nº de inscritos a baixar, é uma verdade, ontem estive na 20ª Corrida S. João do Porto e, os atletas baixaram imenso mas, a crónica desta prova estará amanhã no blogue.
    Bom, parabéns pela prova e, vamos lá pensar nos treininhos que a maratona do Porto não tarda muito.
    Abraço
    MIKE
    Happyrun

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Mike!

      Espero que a Corrida S.João te tenha corrido da melhor forma. Vou aguardar pelo relato :)

      Um abraço

      Excluir
  4. Pela descrição, parece-me o tipo de prova de estrada que também gosto. Não conheço o parque, mas realmente tem bom aspecto. A falha de água é que.. enfim, não há nada a acrescentar. Será que a descida é generalizada? Realmente este mês foi uma loucura de provas, tanto na estrada como nos trilhos. Parabéns pela tua participação, parece que estás a estabilizar, agora venha a próxima preparação!

    ResponderExcluir
  5. Ups, esqueci-me de assinar, sou o filipe Torres!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não duvido que também irás gostar se um dia aqui vieres :)

      Um abraço e boa recuperação da Serra Amarela!

      Excluir
  6. Parabéns, mais uma vez, pela tua excelente prova! Contigo vou sempre descobrindo provas giras e interessantes, fora dos roteiros mais comerciais. Acho que já estive nesse parque, e lembro-me de o achar muito giro :)

    Espero que a tua forma agora estabilize! Bons treinos e usa muito essa camisola, que é mesmo a tua cara :)

    Um beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que sim, que a coisa se mantenha assim.
      E sim, a frase da camisola assenta que nem uma luva :)

      Beijinhos!

      Excluir