domingo, 3 de dezembro de 2017

Na Meia dos Descobrimentos a arrasar o record! ;)

Os 4 atletas dos 4 ao km que foram à Meia: João Cravo, Isa, Vitor e eu.
A Sofia que disputou os 10 km, ainda não tinha chegado.
Parece que estamos encolhidos? Estava frio!

Estando a dias da paragem obrigatória pela intervenção cirúrgica, e estando assim a fechar este ciclo inacreditável de 2 anos em que passei para outro nível, como intitula o Filipe Torres, gostava de fechar com marcas especiais na Meia de hoje e no Grande Prémio de Natal da próxima semana (a última antes de).

Para a Meia dos Descobrimentos, tinha 3 objectivos. O primeiro era baixar das 2 horas. Agora parece acessível e hoje foi a 5ª vez nas últimas 7 Meias, mas nas 47 primeiras apenas o tinha logrado em 3... 
Depois, era fazer melhor que a segunda melhor marca (1.56.17), dado que seria fazível, ao contrário do record que estava muito puxado. É preciso ver que o record era de 1.52.38, enquanto as 3 marcas seguintes estavam na casa do minuto 56. 
E finalmente, o objectivo de sonho, seria bater esses 1.52.38, o que via como muito difícil de atingir. Mas ia tentar de início e depois logo se via se dava para continuar a correr atrás dele ou não.

Cara de quem está a preparar alguma... (obrigado Luís Duarte Clara pela foto!)
No domingo passado quis fazer um treino especial para aferir a máquina. E sim, foi mesmo especial pois nunca tinha entrado no minuto 50 em treino, apenas corrida. 
Assim, tudo parecia bem mas entretanto constipei-me. O que em mim faz "acordar" as bronquiectasias que ganhei através daquela infecção pulmonar 5 semanas antes da Maratona de Sevilha 2014.
A juntar a isso, atacou-me a parte muscular, levando a que apenas fizesse 3 treinos durante a semana e com a escassa soma de 18 quilómetros. E em todos, os gémeos muito queixosos no início.

Ontem já me sentia bem da parte pulmonar e a acreditar que a muscular também, o que confirmei hoje no aquecimento. 
Portanto, tudo bem para atacar a sério e logo ver se rebentava comigo ou com o record! Foi esse o espírito.

Há dias assim. Dias que com escassos quilómetros fico com a certeza de como será o resto. Foi o que me aconteceu quando aos 3 quilómetros ia em ritmo alinhado com o record feito aqui no ano passado (debaixo de muita chuva ao contrário do sol de hoje) e a acreditar plenamente que dava para manter a velocidade, o que fui confirmando em cada quilómetro, começando na segunda metade a melhorar um pouco esse mesmo ritmo.

Dá-lhe!
Esta Meia tem o condão de juntar, numa só, a vantagem dum percurso muito propício a boas marcas, com a altura do ano e temperaturas baixas que tanto ajudam. E assim os quilómetros foram passando e a partir do 15º deixei de pensar em "apenas" bater o record mas a entrar mesmo no minuto anterior, 51.

Foi com esse pensamento que continuei a atacar, sempre com quilómetros entre ritmo certo e a baixar ligeiramente o tempo por cada. Basta referir que a 2ª metade foi mais dum minuto mais rápida que a primeira.

E aos 20 quilómetros deu-se o primeiro record do dia. O anterior máximo era de 1.47.15 e passei em 1.45.48, o que também garantia que iria mesmo ao minuto 51 no final.

E se fui muito bem nos primeiros 20 km, a energia esgotou-se no último. Já não sentia força para mais, o corpo pedia descanso mas fui resistindo à tentação, sempre com o pensamento em fazer a melhor marca possível e dizendo para mim mesmo "sa lixe o cansaço, vou ter que estar 3 meses sem correr, que sa lixe agora o cansaço!".

Apesar dum último quilómetro em dificuldade, o que é certo é que neste fiz o mesmo tempo que vinha a realizar anteriormente nos anteriores, 5.07

Meta! A desligar o relógio
Cortei então a meta em 1.51.26 de tempo real, arrasando o record em 1 minuto e 12. Estava ali o Nuno Moreira que bem comprovou que eu estava entre o "morto" e o muito feliz. Acho que ainda cambaleei ligeiramente mas passado um bocado já estava recuperado desse último quilómetro.

A cara de tótó é o misto entre felicidade e "morto"
Mais uma vez, esta Meia, a que se juntou a corrida de 10 km e a caminhada de 5, foi um retumbante sucesso organizativo, de participação obrigatória e marcante.

Agora, é ser muito inteligente nesta semana para recuperar da melhor forma activa para poder dar o que resta no Grande Prémio de Natal. 
Como decerto se recordam, depois de 10 anos a lutar pelo sub50 aos 10, foi no Grande Prémio de Natal do ano passado que, finalmente, atingi esse objectivo que já era uma espécie de obsessão. 
Um ano depois, se tornar a baixar dos 50, já será a 5ª vez. Vamos ver o que sairá pois, como sabem, nem sempre as coisas são como queremos. Mas há que acreditar e lutar desde o início. Com o tal espírito que referi em cima.

Uma excelente semana a todos!

E agora após o esforço e já completos




46 comentários:

  1. Muitos, muitos parabéns!
    Dois recordes de uma única vez! Já não sei o que te dizer, sem me repetir enjoativamente! ;)
    Toca a recuperar para um excelente GP!
    Beijinhos, parabéns e obrigado! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas eu gosto que te repitas desta maneira pois, para mim, não é nada enjoativo :)

      E muitos parabéns para ti!

      Beijinhos

      Excluir
  2. Já me tinha lembrado de ti! Até porque me cruzei com uma colega tua de equipa em Corroios :)

    Acho que já toda a gente esperava mais um novo recorde! Muitos, muitos parabéns, João! Tem sido mesmo incrível ver que te superas, prova após prova.

    Agora é recuperar muito bem, para acabar a tua época em grande :)

    Um beijinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado!

      Isso de já estarem à espera, até parece que é fácil... :)

      Como correu a tua?

      Beijinhos e força para as próximas!

      Excluir
    2. Claro que não é fácil! Isso não é para qualquer um e foram muitas horas de treino para chegares até aqui :)

      A minha também correu bem! Diverti-me, que é o mais importante!

      Excluir
    3. Ainda bem que te correu bem :)

      Excluir
  3. Parabéns João pela excelente prova. Só vos vi a aquecer ao longe mas não consegui chegar perto para dois dedos de conversa. Boa recuperação esta semana para um novo sub50 e quiçá record na proxima semana ;) Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Edgar!

      Correu-te bem?

      Um abraço e boas corridas!

      Excluir
  4. Correu melhor do que esperava. Queria baixar das 1h45 e consegui 1h36. Acabei eufórico como tu ;) Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1.36?!? Que marca espectacular!!!
      Muitos parabéns!!! :)

      Excluir
  5. Parabéns!! Ontem foi dia de rp's, o meu marido e um amigo também bateram os seus rp nesta prova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado e parabéns ao marido e amigo.
      Esta é a prova ideal para isso! :)

      Beijinhos

      Excluir
  6. Esta prova só por si valeu a pena participar!
    5000 euros foram para os Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra, concelho fustigado pelos incêndios de junho e outubro (sim, não levaram só com um dos dois grandes incêndios deste ano). Pena não haver mais corridas com este cariz de solidariedade, poderiam ter angariado muito mais, mas mais vale 5000 do que nada. E o mérito não foi integral da Xistarca! Foi a Seaside patrocinador em que os gestores são originários do concelho. Há que se dizer. Parabéns pelo record. Vi-te na meia ia eu no retorno dos 10km. Também vi a Isa e mandei-lhe um "força Isa" que ela agradeceu; solidariedade feminina ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelos parabéns e por essa informação preciosa!

      Os 10 correram bem?

      Boas corridas :)

      Excluir
    2. Correram bem, obrigada! tirei dois minutos ao meu melhor dos 10km, que diga-se não é grande coisa. O que é estranho é o meu tempo de chip ser igual ao tempo oficial quando parti quase no final do pelotão dos + de 60 minutos. Enfim...

      Excluir
    3. Muitos parabéns pelo novo record! :)

      Excluir
  7. Parabéns João, sempre em crescendo!

    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Muito bom João, tirar mais de um minuto ao seu RP não é para qualquer um. Parabéns, parabéns e boa prova. ;)

    Beijinhos

    Lígia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Lígia!

      Como vão as corridas?

      Beijinhos

      Excluir
    2. Bom dia João.

      Este Sábado na São Silvestre de Aveiro fiquei em segundo lugar no meu escalão (F40) :D
      Mas só hoje vou receber a medalha, quando me chamaram ao pódio, já ia a caminho de casa. Só a mim me acontecem destas coisas. Lool Não fazia ideia que tinha ficado tão bem classificada, nem que havia prémios por escalões :D
      O meu RP nos 10km ia em 49'25'' e consegui fazer a prova em 48´15''. :) Fiquei super feliz.

      Agora vou entrar em modo descanso para as provas e tentar treinar para a meia-maratona Manuela Machado. ;) Mas só vou decidir se vou quase no dia. Já participaste nesta prova?

      Pensamento sempre positivo e muita força para domingo, estou certa que vais bater o teu RP. Segunda-feira estou aqui para saber como te correu. ;)

      Beijinhos

      Lígia

      Excluir
    3. Espectacular, Lígia! :)))

      Muitos e muitos parabéns pelo pódio e pelo record!!!
      Grande marca! (4 segundos melhor que o meu que está em 48.19) :)

      Estive a ver a classificação e ficaste apenas a 15 segundos da vencedora!

      Não, nunca fui à Meia da Manuela Machado mas gostava bastante. Fica é longe para mim. Mas um dia...

      Força para as próximas!

      Beijinhos, grande atleta :)

      Excluir
    4. Olá mais uma vez :D

      Eu conheço a primeira classificada.
      A Carla é uma atleta extraordinária.
      No dia anterior tinha feito os 21km do assalto ao Caramulinho, e nesta prova foi a acompanhar uma amiga nossa que ainda não era uma sub50. Eu nunca fiz o assalto ao Caramulinho, mas todos dizem que é uma prova bem difícil, imagina o tempo que ela faria com as pernas descansadas e se fosse realmente a um ritmo de prova!! ;)

      Há pessoas com um "poder" físico fora de série. :)

      Beijinhos e até segunda :)

      Excluir
    5. É mesmo impressionante!

      É como um que conheço e que no sábado fez a duríssima Maratona do Gerês e no domingo estava nos 10 km dos Descobrimentos!!!

      Quanto ao "até 2ª"... ui... a pressão :)

      Beijinhos

      Excluir
  9. Grande João, que ontem tive o prazer de conhecer! Marca excepcional e grande espírito de sacrifício (vi-te a cortares a meta estavas um caco humano, tal como eu nos últimos metros, eheheh). Ontem toda a gente que conheço, não são tantos assim mas foram TODOS, bateram o RP. Belém é magia :)
    Abraço e um excelente GP de Natal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Batista e as minhas desculpas por não ter falado melhor mas, como te apercebeste, estava muito cansado :)

      Um abraço e boas corridas!!!

      Excluir
  10. Começo a achar que devia mesmo ter feito a prova, tendo em conta que é a minha Meia Maratona do coração por ter sido a primeira. A prova tinha mesmo 21km? É que toda a gente à minha volta melhorou os tempo e alguns por larga margem! :)

    Parabéns João! Agora é só acabares o GP Natal com o mesmo ar de ontem e com o mesmo ar do GP Natal do ano passado porque seria muito bom sinal e uma maneira feliz de terminar este ciclo.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Nuno! E sim, tinha mesmo a distância, tal como nos anos anteriores.
      O que sucede é a junção entre óptimo percurso e condições atmosféricas ideais :)

      Um abraço e vamos ver como será

      Excluir
  11. Grande João ... nem sei mais o que dizer. Fantástico!!! Muitos mas muitos parabéns!!! Agora desejo é que essa "coisa" corra bem e que possas regressar o mais rapidamente possível para novo ciclo espectacular.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Carlos!

      Tem piada que é o mesmo que desejo :)

      Um abraço em força para os teus próximos objectivos

      Excluir
  12. Grande João, sempre a arrasar :)
    Gr abraço e que tudo corra bem para voltares depressa.
    O alcatrão vai sentir a tua falta :)
    Abraço
    MIKE
    hAPPYRUN

    ResponderExcluir
  13. Muitos parabéns amigo!!! :)
    Que espectáculo! Tem sido um ano fantástico para ti e ainda não acabou ;)
    Beijinhos e boa prova no domingo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado amiga!

      Tem sido quase inacreditável :)

      Força para sábado!!!

      Beijinhos

      Excluir
  14. Uau! Espetaculo!! Verdadeiramente impressionante. Bora lá a esses 10km e depois essa subida no percurso. Já passaste por muito pior, em 5 meses estás de volta a este nivel! Abraço João, parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Filipe! Esperemos que sim. Há que trabalhar para isso :)

      Um abraço

      Excluir
  15. Grande João, tive a oportunidade de gritar "Vamos João", ías tu no último kilometro, não deverás saber quem foi...mas muitos parabéns e continua com essa força. Agora é tratar da saúde e regressar mais forte.

    Abraço, Vitor Parada

    ResponderExcluir
  16. Ainda vou a tempo de te dar os parabéns João? Muitos parabéns pelo recorde! E no GP de Natal vais arrasar!

    PS: Antes do meu comentário, tinhas 42 comentários. Coincidência no número? Eheheh

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Vitor! Vens sempre a tempo!
      Quanto ao Natal, neste momento duvido por umas contrariedades que apareceram.

      Quanto ao 42... esse número persegue-me :)
      Aliás, sabes qual o número da minha casa? Ah pois...

      Um abraço

      Excluir
  17. Agora, a grande manchete vai ser quando fizeres uma corrida e não bateres o record, eheheh. Muitos parabéns João. É mesmo uma pena que tenhas esta paragem forçada num momento tão bom de forma.
    Um abraço
    Ricardo
    P.S. Amanhã a ver se te avisto, pelo menos para dizer olá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso também já é exagero, eh eh

      Até amanhã, então

      Obrigado e um abraço

      Excluir