domingo, 24 de setembro de 2017

Na minha 10ª Corrida do Tejo, derrotando um virus

A armada 4 ao km presente, bem acompanhados pelo amigo João Branco: Aurélio, eu, Isa, Vitor, Eberhard e Orlando

Já tinha saudades de alinhar numa prova, o que não sucedia há 2 meses e meio, desde a Corrida da Lagoa de Santo André a 8 de Julho.

Mas não se pense que tirei férias, como quem segue este blogue bem sabe, pois neste intervalo de tempo entre provas corri cerca de 600 quilómetros.

A Corrida do Tejo é sempre um marco no calendário, sendo a corrida mais representativa do concelho onde habito. Foi a minha 10ª presença em 12 épocas, apenas falhando 2014 e 2015 por terem sido disputadas no dia a seguir à Meia das Lampas.

O plano para hoje seria dum ritmo vivo e puxado, contrariando o ritmo de maior quilometragem que tenho efectuado. Nada de records (que está em 48.19) ou mesmo sub50, pois não é nem a altura nem a prova ideal para isso. Fazer melhor que os 51.56 que são o meu record de percurso, realizados no ano passado, seria excelente.

No entanto... estive para não participar. Treinei na 3ª e fui obrigar a cancelar os treinos de 4ª, 5ª e 6ª por ter apanhado um virus intestinal que me debilitou bastante. Perdoem o estilo mais gráfico mas só na 4ª feira desfiz-me em água por 10 vezes...
Na 5ª feira tive que ir ao hospital e quando estava a soro para recuperar, via a Corrida do Tejo por um canudo.

A medicação resultou e comecei a melhorar, apesar dum episódio de crise no final de 6ª, mas após isto, e como bem sabem, ficamos muito debilitados.
Ontem decidi correr uns calmos 3 quilómetros para aferir como estava a máquina e sentia-me partido, cansado e no início tonto, por fraqueza.  

O resto de sábado foi a melhorar e hoje já me sentia com estamina para enfrentar os 10 km. Como, logo se veria.

Decidi no arranque dar umas passadas mais fortes para ver se dava e, como as sensações foram positivas, deixei-me ir.

Fui assim até ao 8º quilómetro. Nos últimos 2 comecei a sentir-me a perder a energia mas lá me aguentei e poucos segundos perdi em relação à média que vinha certa desde o início.

Após cortar a meta, e quando comecei a andar, tive ali uns ameaços de tonturas mas depressa passaram. 

Marca final em 53.26 o que foi inesperado para como estive durante a semana mas ambiente de corrida produz milagres!

Em 10 participações foi a minha 4ª melhor marca a exactamente minuto e meio da melhor, o que me encheu de alegria, devido aos condicionantes.

A  "apadrinhar" a bem sucedida estreia da Sofia em corridas
Esta prova marcou também a bem sucedida estreia em corrida da Sofia a quem no final convidei para esta equipa de amigos que são os 4 ao Km. 
Após duras e prolongadas negociações, envolvendo verbas astronómicas para a transferência, pusemos os empresários de lado e chegámos a acordo :)
Como correu a sua corrida, poderá ser lido no seu excelente blogue.

Agora, espero recuperar deste problema a 100% pois no plano estão 30 no sábado. Esperemos que possam ser cumpridos.



22 comentários:

  1. Bem salvo todas as condicionantes foi um excelente resultado!

    Agora é recuperar o ânimo físico e mental para o que ai vem.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. É preciso coragem, depois de uma semana tão merdosa! (mesmo)

    Bem sei quão preso me senti depois da minha paragem forçada, por isso tens aí uma grande marca (o tracejado e o calor ainda a tornam mais surpreendente).

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Baptista!
      Surpreendi-me :)

      Um abraço e força nessa recuperação

      ps - A Maratona de Sevilha é linda! :)

      Excluir
  3. NINGUÉM PARA O TORPEDO AMARELO!
    (Essa Sofia não me é estranha. Conheço-a de qualquer lado).
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Nada mau, João. Depois de uma semana atribulada, conseguiste terminar com sucesso a prova. Parabéns. Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Ao meu padrinho- e colega de equipa - os parabéns pelo resultado! Fazer o 4.º melhor resultado depois de te andares a espremer durante a semana...é de muita resiliência! Parabéns!

    Espero que a recente contratação afine finalmente e que esteja à altura da restante e mui ilustre equipa!

    Obrigada pelo voto de confiança, pelo apoio, amizade e camaradagem!

    Beijinhos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos parabéns pela tua estreia e estás mais que à altura! :)

      Beijinhos e obrigado pelas palavras

      Excluir
  6. Parabéns!! Mesmo assim grande prestação!

    Bolas... Eu é que estava a precisar desse "tratamento": desfazer-me 10 vezes!! :)))

    Beijinho e continuação de melhoras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Anabela!

      Mas olha que esse tratamento não é nada bom...

      Beijinhos :)

      Excluir
  7. João, foi um gosto conhecer-te! Espero que nos possamos cruzar noutras provas e com mais tempo para conversa!

    Grande tempo depois do contratempo! Eu cheguei logo a seguir, (só) uns 10 minutos depois! :)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi um prazer conhecer a meio-maratonista Fabiana :)

      Parabéns pela tua prova e força para os próximos desafios.

      Beijinhos

      Excluir
  8. Ainda bem que conseguiste debelar o problema do vírus. Deu para uma boa marca (dadas as circunstâncias) e para um apadrinhamento. Tudo coisas boas! Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Nuno, tudo coisas boas :)

      Um abraço e força para o Porto!

      Excluir
  9. Fantástico, mesmo com uma semana "atribulada" um tempo excelente. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  10. Só uma vontade de ferro supera tudo.
    Parabéns João.
    MIKE
    Happyrun

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, vontade é algo que nunca me falta ;)

      Um abraço e força nesses treinos

      Excluir
  11. Que esse virus vá embora pois existe uma Maratona a espreitar!!! :)
    Vai correr tudo bem!! :)
    Bora João dá-lhe !!
    Força!
    Beijinhos

    ResponderExcluir