domingo, 19 de março de 2017

Ontem fez 10 anos a minha 1ª Meia, hoje concluí a minha 50ª (e bem comemorada!)

Vitor, Isa e eu preparados para "derreter" alcatrão

26 de Março de 2006 



Participei na minha primeira corrida. A Mini da Ponte onde corri os cerca de 7.200 metros do tabuleiro aos Jerónimos.
Dois dias antes, um colega perguntou-me se ia à Mini ou Meia. Respondi Mini, acrescentando convicto "Meia não faço nem nunca farei!". Na realidade via os 10 km como o máximo dos máximos que alguma vez chegaria e mesmo assim não seria fácil. No entanto estranhei ao ver os atletas que iam correr a loucura de 21 km. Pensava que só iria presenciar super-atletas mas via muitos com aspecto e idade semelhantes a mim. Inclusive recordo-me duma atleta com aspecto de sexagenária. Como seria possível? 
6 meses depois...

24 de Setembro de 2006 



Esperava no tabuleiro da Vasco da Gama para realizar a Mini, enquanto via no corredor ao lado os atletas da Meia a passarem. Tomei então uma decisão: "Para o ano venho aqui mas vou passar naquele corredor".  Tinha um ano para me preparar.
Mas 6 meses depois...


18 de Março de 2007 





Afinal não foi preciso esperar 1 ano mas sim metade. Neste dia que comemorei ontem 10 anos, estreei-me numa Meia. Onde? No mesmo local onde fiz a minha primeira corrida, a Meia da Ponte. Sem experiência, abusei nos treinos na última semana e fiz a primeira parte como se duma corrida de 10 km fosse. Aos 13 dei um enorme estoiro e depois foi seguir como pude para a meta que cortei em 2.31.29 mas com grandes ensinamentos que me iriam ser muito úteis no futuro. 
Afinal, era meio-maratonista!


02 de Dezembro de 2007



Na minha 3ª Meia-Maratona, baixo das 2 horas de forma surpreendente num dia que tudo correu de feição. Desconhecia na altura que esses 1.56.35 seriam o record mais duradoiro que alguma vez tive. Durou 9 anos e 2 dias! (o tempo que aparece na foto é o tempo de prova, não de chip)

04 de Dezembro de 2016



Nos dois meses mais loucos em termos de resultados que alguma vez vivi, este era o dia que ia lutar para bater esse velhinho record. Foi a minha 49ª Meia e nas anteriores 48 apenas por 4 vezes tinha baixado das 2 horas. Além do record que vinha de 2007, as outras três foram de 3 em 3 anos (2010, 2013 e 2016). Queria bater a marca e, se possível, entrar no minuto 55. Loucura das loucuras, o chamado "sonho selvagem", era chegar ao 54. Menos do que isso, nunca me passaria pela cabeça por ser impossível.
Pois, e ainda hoje me custa a acreditar, marquei 1.52.38!!!

19 de Março de 2017 


Tudo sub 2 horas!

Quis o acaso que a minha Meia número 50 fosse disputada no dia a seguir a cumprir 10 anos da primeira e no mesmo local dessa estreia e mesmo da primeira corrida.

Antes do seu relato, uma pequena estatística das minhas 50 Meias-Maratonas.
Foram repartidas por 17 diferentes. A saber:


Lisboa (Ponte 25 de Abril)
8
Nazaré
6
Setúbal
6
Portugal (Ponte Vasco da Gama)
5
S.João das Lampas
5
Lisboa (Xistarca)
4
Descobrimentos
3
Moita
3
Almada
2
Almeirim
1
Coimbra
1
Évora
1
Figueira da Foz
1
Ovar
1
Palácios (Sintra)
1
Quarteira
1
SportZone (Porto)
1

E repartidas assim anualmente:


2007
3
2008
5
2009
1
2010
5
2011
5
2012
6
2013
5
2014
9
2015
5
2016
5
2017
1

Com excepção do ano de estreia e de 2009 (onde estive parado 6 meses por ter partido o pé), o mínimo são 5 anuais, com o máximo de 9 em 2014.

Sendo a Ponte a Meia onde mais participei, e com a carga histórica que tem, faltava-me fazer aqui um grande tempo. O melhor foi em 2013 com 2.08.35, o que significava o 23º lugar entre 49 na tabela dos meus melhores tempos. Quase na 2ª metade, enquanto todas as restantes 6 nessa metade de baixo. E dos 4 tempos mais fracos, 3 foram lá.

Assim, a intenção era realizar um tempo marcante, o que significava abaixo das 2 horas (1.59.59 chegava). Se o conseguisse, seria a 6ª Meia entre 50 a baixar das 2 horas. Mas se 3 foram repartidas por 2007, 2010 e 2013, estas 3 eram nos últimos 6 meses.

Sinto-me em forma, a dúvida era o calor que fazia. Quando estamos em período de calor, estamos mais ambientados, mas quando vem de repente, ressentimo-nos sempre.
Mas a táctica só podia ser uma. Correr para o tempo e logo se veriam as sensações.

Após um primeiro quilómetro mais lento pelo número de atletas, e onde perdi cerca de 40 segundos em relação ao que previa, logo a coisa estabilizou e coloquei o ritmo ideal para o pretendido.

Segui com a Isa e Vítor até sair da Ponte, depois adiantei-me um pouco. E até aos 12 quilómetros tudo foi perfeito. Nessa altura comecei a sentir os efeitos do calor. E a partir dos 13 foi sofrer até à meta. 

A sofrer mas a aguentar. Se não tivesse a "cenoura" do tempo, quase garantidamente que teria perdido ritmo, mas tentei manter. A média apontava para o minuto 57. Tinha 2 minutos de margem e se os gerisse nesses 8 quilómetros, poderia poupar-me até 15 segundos por quilómetro. Mas não quis! Continuei a aguentar o ritmo pelo menos um quilómetro mais (de cada vez) pois não sabia como iria reagir mais à frente e se precisava desses 2 minutos para compensar alguma quebra.

Quando vou a realizar um bom tempo, olho frequentemente para o relógio, forma de receber energia ao constatar o que vou a conseguir. E foi a tal que me agarrei. Pensava "pelo menos manter até ao 14, depois logo se vê". Aos 14, "pelo menos até ao 15, depois logo se vê". E por aí adiante.

Mas não se pense que foi fácil, muito pelo contrário. Sofri a bom sofrer para aguentar o ritmo. Mas pensava constantemente "olha a marca que podes fazer, olha a marca!". 
Uma prova que ia a sofrer, é que nem reparava na maioria dos atletas que passava, só quando me chamavam é que os via mas falando pouco, o que não é habitual em mim.

E quando dei por isso, estava a passar no tapete dos 20 km e a continuar a visar o mesmo tempo que apontava quando fiquei a "arder" com o calor. Foi só lançar a vela e deixar o embalo seguir até à meta que cortei em 1.57.15, o que foi uma grande felicidade e óptima maneira de comemorar a minha Meia nº 50!

Tal como em cima referi, foi a 6ª vez que baixei das 2 horas em 10 anos mas a 3ª nos últimos 6 meses. O 4º melhor tempo de sempre e o 2º melhor dos últimos 6 anos. 

Sem o calor, estou perfeitamente convencido que baixaria pelo menos um minutinho, no que seria a 2ª marca de sempre, mas o facto de ter vencido o calor, valeu por tudo!

Pela 5ª vez em Portugal, uma prova contabilizou mais de 10 mil classificados, sendo a 3ª consecutiva na Ponte, cujo record de 2015 com 10.561 foi hoje batido com os 10.582, tornando-se na 2ª maior de sempre, apenas atrás da S.Silvestre do Porto 2015 com 10.880

E pronto, é o que tenho a dizer desta Meia que, para mim, foi um marco histórico pela 50ª vez que alinhei e concluí uma prova de 21.097 metros.
No total foi a minha corrida nº 390 e costumo ouvir muitos atletas, quando se cruzam antes de qualquer partida, cumprimentarem-se com "mais uma...".   
Sei que é um "desbloqueador de conversas" como diria o Nuno Markl, mas o que é certo é que, seja qual for o evento, para mim nunca é mais uma corrida. É uma corrida! Corrida que me dedico com toda a paixão própria de quem corre por (muito!) prazer.





E para terminar, uma foto dos meus novos "pneumáticos". Como sempre, Adidas Supernova. Agora com modelo novo onde se destaca um novo piso, integralmente com borracha Continental, e 3 camadas de boost em vez de 2.
Durante a semana irei treinar com eles para fazer a rodagem e serão estreados no domingo na Corrida de Solidariedade ISCPSI / APAV

Uma boa semana a todos!

24 comentários:

  1. Que historial fantástico! A tua dedicação é impressionante! Da mesma forma como nunca é apenas "mais uma", hoje as emoções ficam guardadas e - como já escrevi uma vez - amanhã começa tudo de novo!
    Parabéns por mais um excelente tempo! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Bonitos números e parabéns por mais uma Meia Maratona! Venham outras tantas!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela excelente prova. Ainda te vi passar por volta do km 13 e gritei um força João e retibuiste com um "cool". Deu para perceber que ias no red line mas com um bom tempo. É verdade nunca é só mais uma. Todas são diferentes e cada uma com a sua história. Eu hoje tive de me ficar pela mini porque o pé não há maneira de recuperar, mas fiz a prova sempre junto da minha mulher e adorei vê-la ficar tão feliz quando cruzou a meta :) Esses pneumaticos sao top. Venham novos recordes com eles! um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, lembro-me perfeitamente. Mas para ser sincero, fiz o cool mas não sabia para quem era :)

      Muito obrigado e rápida recuperação

      Um abraço

      Excluir
  4. Muitos parabéns! Que percurso incrível :)

    Ontem não te vi por lá, mas ainda bem que correu bem! Considerando o calor que estava, foi mesmo um tempo espectacular!

    E cada prova é sempre especial :)

    Um beijinho e continuação de muitas e boas corridas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado e parabéns pela tua! :)

      Sem dúvida que todas são especiais :)

      Beijinhos e boas corridas

      Excluir
  5. Eu já nem digo mais nada! Simplesmente és a minha inspiração e fonte de motivação! Para mim és um ATLETA muito especial e um ser humano extraordinário!
    Simplesmente TORPEDO AMARELO!
    Aquele abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas palavras, Jorge!

      Grande abraço e força!

      Excluir
  6. Muitos parabéns amigo!!! 50 Meias! É um número impressionante!

    Estiveste muito bem e fizeste um grande tempo num dia de muito calor para Março.
    Apesar do treino de quinta ter sido bem bom, todos conseguimos na mesma fazer uma grande prova ;)

    Agora força para a próxima!

    Beijinhos e venham mais 50!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Isa e muitos parabéns aos dois pela rica Meia que fizeram!

      Beijinhos e em força para o que se aproxima :)

      Excluir
  7. Tantas Meias Maratonas, meu Deus! :D
    Que garra, parabéns!!

    Este domingo foi a minha estreia... 21km com 24 anos :p
    Uiii ainda quero fazer tantas! Espero conseguir chegar a esse número :p

    1h54 para primeira meia maratona!! :D estou feliz :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos parabéns pela estreia e pela fantástica marca!
      Se foi assim a primeira, como serão as próximas? :)

      Se te estreaste com 24 anos, basta continuares que vais fazer 50 e muitas mais. Eu comecei a correr só com 46...

      Força para as próximas corridas! :)

      Excluir
  8. Parabéns João! Cinquenta Meias-Maratonas!!! Memorável, já não há palavras para descrever mais este feito! Agora é descansar, e começar a preparar novos objectivos. Com a forma em que estás, tenho a certeza que vêm aí mais objectivos cumpridos!

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado António!
      Desde que não haja lesões e possa continuar a treinar assim... :)

      Um abraço e boas corridas!

      Excluir
  9. Parabéns João! Que venham mais 10 anos cheios de provas. Oxalá daqui a 10 anos nos continuemos a encontrar nas mesmas, era muito bom sinal :)

    E já agora muitos e bons quilómetros com os teus novos companheiros.

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Vitor!
      Daqui a 10 anos cá continuamos :)

      Um abraço e muitos parabéns pela fantástica marca!!!

      Excluir
  10. Parabéns João!
    50 meias maratonas não é para todos.
    Nesta prova, estiveste muito bem, apesar de todo o calor que se fez sentir.
    Que continues a correr por essas estradas fora, por muitos e bons anos!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Vitor! Vocês também estiveram muito bem!

      Sim, que continuemos a correr por muitos e bons anos :)

      Um abraço

      Excluir
  11. Muito Parabéns João.

    Pelo número mas atmbém por "nunca ser apenas mais uma".

    E pela evolução, afinal, nestas fotos é bem visivel.

    E o "Torpedo Amarelo" bem cedo ficou definido :)

    Só não percebi uma coisa, mas pode ser da hora :):

    O teu record da Meia Maratona "era" de 1.56.35h logo em 2007. Na tua 3ª Meia Maratona ou contas a meia dentro da Maratona?

    Abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado!

      Agora sou eu que não percebo bem a tua pergunta, nomeadamente a parte de contar a meio da Maratona.
      Na minha 3ª Meia-Maratona, Dezembro de 2007, marquei 1.56.35, no que foi o meu record até à 49ª Meia, quando fiz 1.52.38 em Dezembro 2016.
      Espero ter esclarecido.

      Um abraço!

      Excluir
    2. Olá João.

      Vem daqui:

      "Na minha 3ª Maratona, baixo das 2 horas de forma surpreendente num dia que tudo correu de feição."

      Quando te referes à data de 02 de Dezembro de 2007.

      Mas esclareceste ;)

      Abraço

      Excluir
    3. Ah ah ah ah ah ah ah! Esqueci-me do Meia...
      Já corrigi para "Na minha 3ª Meia-Maratona..."

      Obrigado pela chamada de atenção :)

      Um abraço

      Excluir