sábado, 19 de novembro de 2016

Começou a Operação Sevilha


De hoje a exactamente 3 meses, a esta hora e caso tudo tenha corrido como desejado, já terei sentido novamente a felicidade suprema de entrar no Estádio Olímpico de Sevilha, levantado os dois braços e cortado a meta.

Amanhã marcaria o início do plano para Sevilha mas decidi antecipar um dia para coincidir simbolicamente com o dia 19 e com os 3 meses em falta.

Para tal, tinha no plano 21.097, ou seja uma Meia em treino. Mas ambicioso como ando, tentei que este treino fosse bem mais rápido do que o normal. Queria que entrasse na casa do minuto 5 o que não era fácil por várias razões:
- Era uma Meia em treino e não em corrida e sabem a diferença que isso faz
- Amanhã faz apenas 2 semanas que cortei a meta na Maratona do Porto
- Em mais de 3/4 das Meias que realizei em corrida, a média foi na casa dos 6
- Queria chegar a esse tempo mas sem nunca forçar, sem nunca passar o limite do conforto (exactamente por ainda estar recente o esforço na Maratona do Porto)

Ora como bem se sabe, este ano está a ser o meu ano de ouro nas corridas e continuo a surpreender-me com os resultados de tanto treino. É que na verdade superei o tal ambicioso plano para este treino. Média de 6.00 em Meia significa um tempo de 2.06.35, portanto o segundo anterior seria o máximo e marquei, sem nunca ter ultrapassado o limite do conforto, 2.05.36, ou sejam 59 segundos menos do que o referido limite.

Se compararmos com as 48 Meias que já realizei em corrida, e apesar do record estar em 1.56.35, a verdade é que em 37 realizei um tempo mais lento que o do treino de hoje, o que me dá boas indicações para o resto do ano. 
Tal como disse, está a ser um ano de ouro mas ainda há ano para correr. Para ser exacto, mais 42 dias para correr (como sempre o 42 persegue-me, eu que até moro numa casa com o número 42!).

Também se prova, uma vez mais, que a táctica que uso a seguir a uma Maratona é a mais indicada para mim. Geralmente aconselha-se os atletas a começarem até 48 horas depois com corridas lentas e curtas mas uma coisa é o que funciona para a maioria, outra é a especifica para cada um.
O que faço é parar por completo as corridas durante a semana a seguir à Maratona. Faço algumas caminhadas mas nada de correr. Quando regresso, uma semana depois, venho com toda a força e gana e com fome de quilómetros, como me acontece desde sábado passado, dia que recomecei os treinos.

O resultado do Porto deixou-me mais determinado para treinar ainda mais e melhor para Sevilha. Como sempre em Maratona, o objectivo não é o tempo mas sim fazê-la o melhor possível. No Porto cheguei ao km 38 bem, claro que cansado mas a conseguir gerir, os últimos 4 é que foram complicados. O meu objectivo seria conseguir chegar aos 42 como cheguei aos 38 no Porto. O tempo é secundário numa prova desta natureza mas claro que seria influenciado positivamente por este facto. Mas, como já sabem, sem qualquer pressão exterior :)   

De amanhã a uma semana, dia 27, regresso às corridas com a 3ª edição da Corrida Juntos Contra a Fome da qual sou totalista.

Bom fim-de-semana a todos e uma palavra muito especial a quem vai amanhã disputar a Maratona de Valência. Que sejam muito felizes e alcancem tudo o que sonham.
Uma palavra de incentivo ainda mais especial para os amigos Isaac Carrelo e Carlos Mendes! 

20 comentários:

  1. Que grande coragem ..vamos a isso , espero poder ir.grande abraço e bons treinos rumo a Sevilha!!!

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    1. Muito obrigado caro Joaquim e espero que possas ir :)

      Um abraço

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  2. Amigo desejo que tudo corra bem até Sevilha, bons treinos! e excelente Maratona de Sevilha.
    Um Abraço
    Diogo Arraias

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    1. Muito obrigado Diogo!

      Um abraço e excelentes corridas, sempre na companhia da filha

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  3. Muita força para esta nova etapa João!

    Um abraço!

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    1. Muito obrigado Vitor!

      Um abraço e boa continuação na senda de grandes resultados!

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  4. Grande João! Coragem não te falta! Que a força esteja sempre contigo!

    Grande abraço
    PSousa

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    1. A força está comigo! (desde que o Darth Vader não apareça!) :)

      Um abraço e boas corridas

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  5. Grande João! Sabes? Também já ando a preparar a Maratona de Sevilha. Provavelmente a ultima que vou fazer a pensar em melhorar o meu record, pois isto... cansa e ecije uma diaciplina que me custa cada vez mais cumprir e conciliar com o meu trabalho. Mas, pronto...vou à luta. Hoje acordei sem vontade nenhuma de correr, de treinar, mas depois de ler este teu post e ver o teu entusiasmo, a vontade de palmilhar mais uns km"s apareceu. Obrigado. Bons treinos e que tudo corra bem durante a preparação para Sevilha.. Grande abraco

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    1. Ainda bem que pude ajudar na motivação :)

      Força para uma Sevilha em grande!

      Grande abraço

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  6. Grande treino! =)
    Duas semanas após a maratona fazeres uma meia a esse ritmo é muito bom!
    E o ano ainda não acabou ;)
    Força!
    E muita força rumo a Sevilha! Venga venga venga! =)
    Beijinhos

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    1. Muito obrigado e parabéns a ti pelo lugar de pódio hoje no escalão :)

      Beijinhos e ainda melhores resultados até final do ano! :)

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  7. Já sabes que estou c0ntigo. Desejo-te no mínimo uma preparação como a para o Porto. Força. Aquele abraço

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    1. Obrigado Carlos! Eu sei que estás :)
      Mas quero ter uma preparação ainda melhor. Será que conseguirei?
      Não perca os próximos episódios :)

      Um abraço

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    2. Já cá estou sentadinho na primeira fila... vamos a isso ...oupas

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  8. Excelente treino! Vamos lá, rumo a Sevilha! Força!

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  9. João estás em grande forma, e os treinos mostram isso e a juntar a essa forma estás com uma garra e vontade inigualáveis!!
    Estou certo que o melhor ainda está para vir e vais continuar a superar-te e Sevilha será ainda melhor do que foi o Porto.
    Força e tudo a correr bem.
    Vemo-nos em Cascais dia 27.
    Grande Abraço

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    1. Obrigado, assim o esperemos :)

      Um abraço e até domingo

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  10. O entusiasmo contagia! Bons treinos!

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