domingo, 11 de setembro de 2016

Na fantástica 40ª Meia das Lampas


Antes da prova, Vítor, Isa e eu com o grande "culpado" do sucesso desta Meia, Fernando Andrade que roubou uns segundos ao seu precioso tempo de organizador nos seus últimos preparativos para tirar uma foto connosco.

E no final com a grande Carla André, heroína do Badwater deste ano, uma campeã não só a correr mas também pela sua grande simpatia!

Carinhosamente apelidada por Meia das Rampas, a Meia-Maratona de S.João das Lampas alcançou ontem o belo número de 40 edições, na que é a 2ª mais antiga de Portugal, a seguir à "mãe" Nazaré. 

Esta Meia é especial, por tudo. Desde a maneira como é colocada em estrada, uma prova organizada por atletas que sabem o que os atletas gostam, à sua envolvência, suas gentes e, claro, o famoso percurso, o que a torna uma prova com fiéis clientes.

Aqui, pode ser consultada toda a sua história e classificações da totalidade das edições. E percorrer as suas classificações é também apercebermo-nos do salto tecnológico. A primeira escrita à mão, depois máquina de escrever, lista de computador mas ainda em versão mecanográfica, até às actuais e modernas classificações com elementos que o uso do chip proporciona.

Rumei pela 5ª vez às Lampas, na companhia da Mafalda, Isa e Vítor para mais um muito agradável final de tarde, revendo muitas caras conhecidas, nesta altura mais bronzeadas.

A correr a a sorrir. Há melhor?
A intenção desta prova foi a que transmiti a todos que me perguntaram o que ia fazer, respondendo que era para a realizar nas calmas. Tenho um plano muito bem definido, e com vários objectivos, e há que ser sensato com quando é para atacar ou para manter.

Cumpri por inteiro essa intenção, apesar de não parecer. É que o meu record pessoal aqui era de 2.13.12 e realizei quase 6 minutos menos (5.50 para ser exacto), 2.07.22, o que aqui é muito bom para mim.
Enquanto esse tempo tinha sido feito a atacar e "matei-me todo" para o conseguir, ontem fui sempre em ritmo muito certo e confortável, acabando bem e com menos 6 minutos. Explicações? Claro que se deve a todo o treino que tenho vindo a imprimir e aos muitos e muitos quilómetros a mais que tenho realizado e que dão estes frutos.


Meta!
Foi assim um muito satisfeito João que saiu das Lampas, onde tive o prazer de mais uma vez correr.

De parabéns estão todos os intervenientes que fazem desta prova um sucesso e muito especialmente o seu fundador e responsável desde sempre, Fernando Andrade a quem daqui envio um grande abraço.

Fernando Andrade em pleno trabalho, neste caso de locução



Com as medalhas, mais especiais por sempre uma edição marcante no seu número

26 comentários:

  1. Excelente prova, João! É assim que se notam os efeitos dos teus treinos! Aqueles metros na tua companhia foram agradáveis como sempre. Após os 15km tive uma quebra parva e já não te consegui seguir.
    Obrigado também à Isa que ainda me deu um incentivo quando passou por mim.

    Grande abraço e até à próxima!

    http://objectivo42km.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu que não conhecia o teu blogue!

      Tudo faz parte das corridas, até essa quebras, que nos ensinam mais do que quando corre bem.

      Força para o Porto!!!

      Um abraço

      Excluir
  2. Parabéns João. Fico contente por os treinos que tens feito e todos os quilómetros que tens percorrido estarem a dar o efeito desejado.
    Grande prova...e feita nas calmas...ainda melhor.

    Abraço e continuação de bons treinos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Tiago e parabéns pela tua prova.

      Força para o grande objectivo!

      Um abraço

      Excluir
  3. Ainda à pouco comentei com o Vitor que já estou com saudades das Lampas. Esta é daquelas que por todos os motivos e mais alguns apetecia fazer todos os meses. Adoro as Lampas! =)

    Estiveste muito bem numa prova bem dura! Agora venham as próximas meias! Estás numa forma fantástica amigo :)

    E que privilégio tive ao tirar fotos com tanta gente fantástica, Fernando Andrade, Carla André, João Lima, Mafalda Lima e Vitor Gonçalves :)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há provas cuja única decepção é quando pensamos que falta um ano para a tornarmos a fazer :)

      Vocês também estiveram muito bem!

      Beijinhos :)

      Excluir
  4. Muito bom João! Gostei de te ver, literalmente, a CORRER, sem "inveja" ou dor, apenas verdadeiramente feliz por ver um Amigo a Correr! Coisa parva não é ? Não, Não é! Contigo e outros tantos Amigos, eu vivi um pouco da Meia das Lampas! Obrigada e Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não! Não é nada parvo, muito pelo contrário! :)

      Força para uma rápida recuperação!

      Beijinhos

      Excluir
  5. Se não se partir nenhuma “peça” (o diabo seja cego, surdo, mudo careca e tudo!), se não tiveres nenhum bloqueio psicológico, se estiveres num dia perfeito, nem quero imaginar o que te vai acontecer na maratona do Porto!
    Sim que tens batido muitos recordes pessoais, e feito melhores tempos nalgumas distância em treino mas a prova dos nove vão ser os mágicos 42,195 km e para ela que tens tido esse trabalho todo julgo eu!
    Arriscas-te a fazer um tempo que nunca pensaste e dar razão a uma certa Raposa Manca exilada no Ribatejo! :) 
    Estás numa forma brutal, muito mais rápido e a dominar com muito mais segurança os treinos longos. Agora é só não estragar nada e esperar por um dia perfeito no Porto!
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredites ou não, não estou preocupado com o tempo. Com as outras distâncias, luto por um tempo, na maratona a minha grande vitória é fazê-la e a intenção maior é fazê-la o melhor possível.
      O meu objectivo é um dia fazer uma em que não ande um só metro. E isso é mais importante para mim do que o tempo final.
      Claro que quanto melhor a fizer, melhor será o tempo final, mas é a consequência, não a razão :)

      Um abraço

      Excluir
  6. Grande João. Muito obrigado pelas referências que fazes à MMSJL, pois são estes estímulos que nos alimentam e nos dão, porque não dizê-lo, alguma vaidade, seja ela por mérito, ou apenas pela simpatia de quem gosta de estar entre nós. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É por muito mérito!

      Grande abraço e muito obrigado pela Meia que nos proporcionas!

      Excluir
  7. É com estes resultados que se vê quando um atleta está em boa forma! Fazer uma prova sem grande pressão e mesmo assim cai mais um recorde pessoal, é fantástico ☺️

    Parabéns João!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  8. Ui que estes próximos tempos prometem tanto aqui neste cantinho :) Força, João!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Filipe, grande herói do UTMB!
      As promessas não contam, conta é a realidade. E essa diz que em 3 meses bati os records dos 1.000, 3.000, 15.000 e 30.000, ficando o dos 10.000 à pele.
      O que aí vem, logo se verá, mas apenas quero dar o meu melhor e fazer tudo o melhor possível, sem pressões extras e, especialmente, sem lesões!

      Um abraço :)

      Excluir
  9. Parabéns por mais um recorde, João!
    Estás num ano de ouro!
    E obrigado pela simpatia e Amizade de sempre!
    Grande abraço
    Paulo Sousa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, um ano de ouro, fruto de todo o trabalho!

      Um abraço!

      Excluir
  10. Parabéns, João! Os treinos estão a dar frutos. :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Parabéns João, fizeste uma grande prova!
    Esta meia é realmente especial, muito bem organizada e sempre a pensar nos atletas.
    Para participar sempre!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Vítor :)
      Tens toda a razão sobre o que é a prova :)

      Um abraço

      Excluir
  12. :):):) ... estou a gostar muito de assistir aqui de primeira linha às tuas performance, gosto especialmente da tua confiança. Não me vou juntar ao "coro ribatejano" da tal raposa manca, mas apenas porque tu não estás focado em nenhum tempo para o dia 6/11 - mas acredito que vai acontecer algo de fenomenal e vai ser de forma natural :)
    Grande abraço, que continues assim até ao grande dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado grande Carlos!
      Não estou focado em tempo pois o meu foco é o fazer o melhor possível. E estou a ficar preocupado com as expectativas que as pessoas estão a criar, pois já ouvi coisas que só de moto, podendo suceder ficar muito feliz pela prova que fiz e as pessoas ficarem decepcionadas pois colocaram a fasquia a um nível que não alcanço.
      Quero fazer a Maratona o melhor possível, sem o sofrimento final de quase todas, e onde senti que fiz um óptimo trabalho. E isto já é muita ambição :)

      Força para sábado!!!

      Grande abraço

      Excluir
  13. Ahhh ... e esqueci-me de dizer, que um dia destes tenho que fazer esta prova. Pena ficar tão "longe" ... esta ano foram as Fogueiras, para o ano quem sabe não serão as Lampas :)
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. És "obrigado por lei" a fazer esta :)))

      Tens o mesmo problema que tenho para Ovar, o ser longe, o que é uma pena.

      Um abraço e força!

      Excluir