domingo, 6 de dezembro de 2015

DNS na Meia dos Descobrimentos

(Para quem desconhecer, DNS é a sigla internacional para quem estava inscrito e não participou numa prova, tal como DNF para quem desistiu durante a corrida ou DSQ para quem foi desclassificado)

Fruto do meu bom momento de forma, o amigo Carlos Cardoso, perspicaz como é, tinha perguntado num comentário na semana passada o que andava eu a cozinhar.
Pois o cozinhado não foi possível ser feito.

Desde o verão que tinha apontado, conhecedor que usualmente nos 2 meses a seguir a uma Maratona tenho um pico de forma, que iria tentar no Grande Prémio do Natal, a disputar de hoje a uma semana, bater (finalmente!) a barreira dos 50 minutos aos 10 (o record está em 50.08).
Tudo o que tenho feito após a Maratona tem sido os com olhos postos nesse objectivo. Para quem desconhece, desde 2007 que o persigo e tudo sucedeu. Desde torcer um pé, partir um pé, em alturas que apontava para quebrar essa barreira, até a provas que não chegavam a 10 km, indo eu à média ideal, tudo aconteceu. De tal maneira que até brincava a dizer que no GP Natal se estivesse a aproximar-me da meta para a cortar na casa dos 49 minutos, um satélite cairia-me em cima...

Também tinha apontado para nesta Meia dos Descobrimentos, realizada hoje, baixar das 2 horas e, se fosse possível, bater o meu record que vem de 2007 e se cifra em 1.56.35

Nem record nem sequer participação. Por mais que me custe, e quem me conhece sabe que tenho que estar mesmo mal para faltar a uma prova, fui obrigado a ficar hoje do lado de fora, apenas a ver e apoiar. Desde Fevereiro de 2011 que não faltava a uma corrida, 192 provas consecutivas a nunca faltar, alguma vez teria que suceder. Mas não nesta altura...

Afinal o satélite veio em forma de antibiótico. Já no ano passado tinha tomado um, por uma infecção gengival, que me atacou a parte intestinal de tal forma que andei assim 2 meses. Na altura não tinha a certeza que tivesse sido pelo antibiótico mas quando 6 meses depois tive que o tomar novamente pelas mesmas razões e tornou a suceder o mesmo (só que desta vez "apenas" por uma semana), vislumbrei as razões.

Ora na semana anterior a esta que passou, e agora por uma infecção num dente, o dentista receitou-me um antibiótico diferente, daqueles de 3 dias. Era diferente mas pelos vistos o composto será o mesmo pois tornou a acontecer a mesma questão. Só que desta vez em muito maior força, talvez por ser de 3 dias e ser mais concentrado. 
Mesmo durante aqueles 2 meses nunca deixei de correr, apesar de com dificuldades, e desta vez não consigo. Estou de tal maneira debilitado que foi impossível participar nesta Meia. Vamos a ver se será possível correr no domingo no GP Natal, agora só com o objectivo de terminar.

Como compreenderão, é uma enorme frustração por, pela décima milionésima quadragésima vez, algo acontecer quando estou quase a chegar aos 49.59 

Carlos... não sirvo para cozinheiro... 

Não quero terminar sem referir, pela 2ª semana consecutiva, o João Cravo que hoje tornou a dizimar o seu record dos 10 km. E desta vez não foi um record qualquer. É com orgulho que informo que ele baixou dos 50 minutos!!! Estejam atentos ao seu blogue :)

21 comentários:

  1. Oi João com mais um pouco de tempo isso vai passar, não deu para esta será na próxima G.P.N. é preciso é coragem e o João tem para dar e vender. As melhoras e lá nos encontraremos. Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Pois é muito chato mas isso passa! Muito pior é ser-se "desatleta" (expressão inventada pelo Egas Branco!). Tu, felizmente és atleta e dos bons! Continuo a acreditar que vai baixar dos 50 minutos aos 10 km. Pronto tiveste azar e queimaste o "cozinhado" mas isso acontece aos cozinheiros mais afamados! Muito, muita força é um abraço incondicionalidade aqui do sócio fundador do Clube de Fãs do Torpedo Amarelo!
    E vou confessar-te uma coisa aqui que ninguém nos ouve: se ainda vou arrastando o esqueleto por ai numa teimosia danada deve-se, e muito, a exemplos como o teu deu que me dão um tremenda motivação para continuar activo contra toda a lógica desde esqueleto feito num oito! FORÇA CAMPEÃO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge... fico muito sensibilizado pela tua última frase!

      Um grande abraço

      Excluir
  3. Eu costumo dizer para essas situações... "Há mais marés que marinheiros!" Outras oportunidades virão! não desanimes que quando menos esperares baixas a tua marca, e nós sabemos que tu tens capacidade para tal!
    Mas que las hay.. las hay!
    Olha eu por exemplo... já nem me inscrevo nas São Silvestres... ou em provas no mês de Dezembro! Por mais que me proteja, arranjo sempre uma constipação antes dessas provas e já as falhei algumas vezes, ficando bastante frustrado com a situação!
    É tão verdade o que estou a dizer.. que neste momento já estou constipado! :)

    Força! Era pior partir uma perna... :)

    Hasta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim, quando menos esperar... mas essa espera já vem desde Fevereiro de 2007 e algo sucede sempre. Até partir um pé...
      Provavelmente, não tem mesmo que ser...

      Um abraço e cura-te da constipação :)

      Excluir
  4. Oh João ... eu desconfiava que o teu cozinhado tinha a ver com os sub-50, só não sabia qual a prova ... realmente é preciso ter azar ... nem sei o que te diga, apenas que mais do que tudo fiques a 100% o mais rapidamente possível que é o mais importante, e depois que não desistas do(s) sonho(s) pq eu acredito que o vais conseguir, tu mereces ... quanto a estes azares que te vão aparecendo em alturas tão cruciais, eu acho que o Perneta vai ter que se chatear a sério, ai vai vai ... avisa aí as infecções, os dentes, o estômago e afins que eu estou a ficar sem paciência e um dia destes vou aí abaixo resolver o assunto nem que seja à paulada ... passo ali em Muge, apanha um colega e resolvemos a coisa de uma vez por todas!!! Só tens é que depois arranjar tacho pra malta, pq isto de dar um belo correctivo cansa e dá fome :):):)
    Fora de brincadeiras, força João, tu és um exemplo para mim, um lutador e não vais deixar de tentar e um dia conseguir ... e eu vou suar dos olhos a ler sobre o feito :)
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Venham, venham, que tacho arranja-se e bom :)

      pois nem sei o que te diga, Carlos. Já são quase 9 anos de constantes facadas neste objectivo. Já não sei se sou lutador ou teimoso pra burro...

      Um abraço e obrigado

      Excluir
    2. no meu dicionário diz ... lutador = teimoso pra burro .. :):):)

      Excluir
  5. Opah, as melhoras!

    Quanto ao resto, e atendendo que és como o Vinho do Porto, tá quase ;)

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado mas não sei que vinho do Porto é esse. Desde 2007 que estou quase...

      Um abraço

      Excluir
  6. Obrigado pelas referência João. A semana passada se não fosses tu não provavelmente não tinha baixado o tempo para os 51 o que me lançou esta semana para os 49.

    Quanto ao teu sub-50 eu acredito que vai chegar. Tiveste mais um azar, mas com a força de vontade que tens quando voltares vai ser em força e esse tempo vai cair.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande João Cravo!

      Quanto a mim, já o espero há quase 9 anos. Confesso que desta vez já desespero...

      Um abraço

      Excluir
  7. Lamento esse azar, João, mas continua a acreditar! Que tenhas um bom GP de Natal e um breve regresso "à luta". :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rute

      Acreditar, acredito sempre. Até acredito que aos 80 anos diga "este ano é que vai ser..."

      Beijinhos

      Excluir
  8. Pois como eu te compreendo , ...fui ao Gerês com tantas dores que ainda hoje não sei como corri a maratona , só que veio tudo ao de cima e agora estou parado á uma semana ...depois de tudo e mais alguma coisa descubro (o medico) que é uma infecção intestinal..!as melhoras e espero que rapidamente os dois possamos voltar rápido.abraço

    ResponderExcluir
  9. Eu bem estranhei ver-te no público a aplaudir, uma prova daquelas era para estares a participar!

    Não me resta mais nada do que desejar-te as melhoras e que consigas ir ao GP de Natal! E já agora agradecer-te o apoio que me deste durante a prova :)

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Vitor e, mais uma vez, muitos parabéns pelo fantástico record

      Um abraço

      Excluir
  10. "Sofres mais quando corres, ou quando não podes correr?!"

    Imagino o teu estado... Mas, és novo e os 49' não tarda estão a cair!

    O importante é a saúde.

    Força João! Um Abraço!

    Orlando Duarte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Orlando

      Sofre-se é quando não se pode correr...

      Um abraço

      Excluir