sábado, 3 de outubro de 2020

15 nos 8

No último artigo relatei como consegui caminhar 10 km na casa dos 8 minutos. 

Dois dias depois, fui fazer 15 km a um ritmo moderado, e durante a caminhada pensei "Já fiz 5 e 10 km a uma média na casa do minuto 8. E se tentar fazer o mesmo em 15 km?"

E foi assim que decidi na hora que uma semana depois, ou seja hoje, iria tentar. E já que os 5 e os 10 foram feitos na EVA no Jamor, e apesar de, enquanto o traçado mais à frente não ficar concluído, isso obrigar a dar 3 voltas e mais 2 na canoagem, combinei comigo próprio que seria também na EVA (sim, sei que se diz o EVA pois é o Eixo Verde Azul, mas em virtude das iniciais dar um nome feminino, habituei-me a dizer a EVA, servindo também como singela homenagem a todas as mulheres, que são a verdadeira alma e razão do mundo).

A melhor marca aos 15 estava em 2.17.32, querendo baixar dos 9 de média tinha que ser até 2.14.59

Tempo agradável para a prática, de início até fresquinho (iniciei pouco depois das 8), mas o 1º Km não me saiu como queria, apesar de ter marcado 8.59. Enquanto nos 5 e 10 senti-me logo num dia bom desde o 1º metro, hoje as sensações iniciais não foram semelhantes, apesar de ter entrado com um tempo na casa do minuto 8. O que vale é que no 2º comecei a soltar-me, tendo feito 8.46. Com os seguintes em 8.41, 8.27 e 8.29, completei a 1º légua com um avanço de 1.36, o que dava já uma boa margem e a sentir que iria alcançar o pretendido.

Entre o 3º e o 5º km tive a excelente companhia do colega de equipa Orlando que ia iniciar o treino e acompanhou-me nesses 2 km em passinho de corrida como forma de aquecimento, para depois seguir para o seu treino. Obrigado Orlando, foi um prazer fazer esse bocado contigo!

O 6º km mudou tudo. Fiz 8.31 e passei a ter um pouco mais de 2 minutos de avanço para a média limite e, como estava com média geral de 8.39, o que pensei então? 8.40 de média dá 2.10, ora se mantiver esta média terminarei abaixo das 2.10

A agulha mudou portanto e os 4 km seguintes registaram 8.24, 8.39, 8.25 e 8.38, chegando aos 10 km já com 3.55 de avanço para o objectivo inicial de 2.14.59 e 35 segundos para o novo objectivo (abaixo de 8.40 por km). Já tinha a experiência de 10 a média na casa dos 8, a partir de agora iria entrar num mundo novo.

35 segundos davam uma margem de segurança mas no final do 11º disparou um alerta pelos 8.50, que reduziram a margem para 25 segundos faltando 4 km. A perder 10 segundos por km não iria dar. Tive que apertar e não ligar às pernas que já se queixavam do cansaço. Sabia que era fundamental nesse 12º km não perder mais tempo, e preferencialmente até ganhar algum, o que sucedeu. Com os 8.31, recuperei 9 segundos a que se juntaram mais 3 no 13º (8.37) e 5 no 14ª (8.35), entrando para o último com 40 segundos de avanço. 

A menos que algo sucedesse neste último km, o novo objectivo também estava conquistado. Porém, esta cabeça não pára e pensei que se arrancasse um daqueles últimos km, onde se dá tudo pois já não interessa reservar energia, baixaria era do minuto 9. Era necessário 8.19 mas já não tive gás para tanto e fiquei-me pelos 8.29, tempo final de 2.09.09, média de 8.36,6.

Foi muito bom, bem melhor do que o esperado mas julgo que posso valer 2.07.30 se estiver num daqueles dias como nos anteriores de 5 e 10. Fica então marcado para daqui a 4 semanas tentar essa marca.

Até lá, e além dos normais durante a semana, de hoje a 7 dias farei 15 moderados, na semana seguinte é a altura de tentar a maior distância em caminhada até ao momento (25 km), seguem-se 15 moderados e depois essa nova tentativa.

O foco principal está no dia 16 de Outubro onde tentarei então os 25 km. Como já tinha dito, uma vez por mês faço uma distância maior. Agora em Outubro são os 25, em Novembro 27,5 e Dezembro 30, mantendo os 30 até ao mês que irei tentar a distância de Maratona a caminhar (estou a ponderar uma coisa mas deixem-me fazer primeiro os 30 e logo direi).

Bom fim-de-semana a todos e cuidem-se!

18 comentários:

  1. Caro João,
    Diria que "a saga continua de vento em popa"🤪
    Não há limite para quem é focado.
    Mts parabéns e GR abraço ohhhhhh.... campeão💪
    MIKE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Mike! Hei-de descobrir os limites :)
      Grande abraço

      Excluir
  2. Boa joão grande capacidade . Ninguém te quebra. Eu estive lá e não é fácil acompanhar- te a caminhar. Foi um ótimo aquecimento a acompanhar- te mas a correr, porque a caminhar não dá para acompanhar-te. Estás cada vez melhor. Vais conseguir a tua maratona especial. Um grande abraço. Orlando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Orlando! Foi bom ir com um grande maratonista ao lado durante 2 km :)
      Grande abraço

      Excluir
  3. Muito bom. Parabens. A agulha mudou.... e os 4km seguintes.... bela homenagem à Equipa. Um abração. Isaac

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado, Isaac! :)
      Grande abraço e muito obrigado

      Excluir
  4. Incrível! Ninguém te pára e os resultados são cada vez melhores :) como já comentei contigo, qual será o limite? É que eu acho que não tarda estás a caminhar mais depressa do que muita gente a correr... Aliás, eu devo voltar a correr em breve e sabe Deus a que ritmos! Ahahah

    É muito bom acompanhar a tua evolução e ela prova de que quando queremos muito uma coisa, conseguimos :)

    Um beijinho e boa recuperação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Inês! E muita força para o teu regresso!!!
      Beijinhos :)

      Excluir
  5. Espera só uma bocadinho que eu vou buscar a bicicleta para te conseguir acompanhar!

    ResponderExcluir
  6. Ca espectáculo! Continuas em grande!
    Também acho que não consigo caminhar tão depressa. Estás a caminhar a uma velocidade brutal!

    Força para os 25 km! E força para daqui a 2 semanas que acredito que serão mais 2 conquistas =)

    Beijinhos e continuação de óptimos treinos =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado e força para os vossos treinos! :)
      Beijinhos e um abraço ao Vitor :)

      Excluir
  7. Muitos Parabéns amigo. A tua garra, a tua forma enérgica de contares estes feitos fabulosos, é extraordinário.
    É um enorme ORGULHO ver os tempos que faze nestas caminhadas que acho tão difícil de fazer.
    Muita força e energia para os próximos treinos e objectivos.

    Beijinhos.

    Sandra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado amiga!
      Faz-se o que se pode :)
      Beijinhos a ti e aos meninos :)

      Excluir
  8. Estou de acordo com o grande Jorge Branco, um destes dias combinamos com distância de segurança, mas eu vou de bicicleta ;)

    Realmente mais uma vez a prova, muitas vezes, tantas, sempre?, impomos-nos limites que, afinal, com muito esforço e dedicação, podem ser ultrapassados.

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Hélder! Qualquer dia tenho ao lado um cortejo de bicicletas :)
      Grande abraço

      Excluir
  9. Só hoje tive aquele tempinho para ler com calma... O torpedo amarelo está definitivamente de volta 💪💪💪. Muito bom e desejos de muita força para os próximos. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vamos ver por quanto tempo :)
      Muito obrigado, um abraço e boa e rápida recuperação!!!

      Excluir