quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Corrida do Tejo Virtual, com caminhada de sonho e marcas não sonhadas!

Equipado com a bonita camisola da Corrida do Tejo Virtual e respectivo dorsal


Hoje foi dia de percorrer 10 km no âmbito da Corrida do Tejo Virtual (que pode ser feita entre 20 e 27) e a intenção era de baixar da hora e meia (1.29.59 estava óptimo), o que significava média inferior a 9 ao km.

Afigurava-se-me difícil pois uma coisa é fazer alguns quilómetros a 8 e tal, outra aguentar uma dezena deles assim. E a melhor marca de 10 a caminhar estava em 1.32.45, o que significava que tinha que retirar praticamente 3 minutos.

Tive a sempre excelente e muito agradável companhia do grande João Branco, a quem endereço um enorme agradecimento, e a benesse de São Pedro que nos proporcionou óptimas condições para caminhar. Quando chegámos, e ainda dentro do carro, caíram uns pingos mas passou logo a partir do momento que saímos do carro.

Com o grande João Branco

Depois dum km e pouco a aquecer, fomos para o início da EVA no Jamor para iniciar os 10 Km, a serem feitos em 2 voltas e a meio uma passagem pela canoagem.

Início em óptimo ritmo, consubstanciado na marca de 8.28, o que deu logo um avanço de 32 segundos para o objectivo. Avanço que aumentou para 1 minuto e 5 com o 2º km em 8.27 e 1.34 no 3º em 8.31

Tudo estava a ir muito bem, em especial por sentir como sucedia nalgumas corridas, o estar num dia especial e já com a certeza que iria aguentar manter esse ritmo até final.

No 4º decidi esticar (ainda) um pouco mais e qual não é a minha surpresa quando vejo no visor, no final desse km, 8.09! A marca do melhor km estava batida, era de 8.18, e comentei "um dia ainda conseguirei entrar no minuto 7", algo que ainda há pouco tempo não julgava ser possível.

No 5º km, e para salvaguarda de energia, regressei ao ritmo que vinha, fiz 8.29, e quando no 6º marquei 8.24 e apercebi-me que já tinha um avanço de 3.50 (!) deixei de pensar em baixar da hora e meia mas passei ao objectivo de baixar da 1.25, completamente fora de qualquer cogitação antes de ter iniciado a caminhada.

Acelerei mais, pois sentia-me muito bem, e o 7º foi feito em 8.16 e o 8º em 8.13, ambos abaixo da anterior melhor marca de km até hoje. 

Ora no final do 8º, mudei novamente a agulha. O objectivo já não era só baixar de 1.25 mas sim de 1.24, acabando portanto no minuto 23! "Bastava" aguentar a média.

Mas como sentia-me tão bem, e melhor acompanhado, dei mais e o 9º foi feito em 8.12, o que garantia já à volta de 1.23 e meio.

E cheguei ao último km, altura de dar tudo o que tinha, já não havia necessidade de deixar qualquer reserva. Mas deste último km já falo, salto já para o tempo final que foi de 1.23.06, como se pode comprovar na imagem que se segue.


A média dá 8.19 mas é arredondada pois a exacta é de 8.18,6 o que é muito curioso (já no record dos 5 da semana passada tinha sucedido algo semelhante) pois o melhor km até hoje estava em 8.18,68 e agora faço em 10 essa média!

E quanto ao último km? Como disse, acelerei e a meio comecei a pensar que estava mais rápido que o anterior que tinha sido 8.12, deveria bater os 8.09 e se ainda desse mais... queres ver que?

Pois é... o último km foi em... vejam a imagem que se segue


7.53!!!!!!! um tempo nunca sonhado por mim e que ainda por cima realizo-o ao fim de 10 km!

Como podem imaginar, fiquei extremamente feliz e orgulhoso com o facto! Caminhar é o que posso fazer, é ao que me agarro (e nunca ao que perdi) e estas recompensas só ajudam muito mais!

Mais uma vez, um grande e reconhecido muito obrigado ao João Branco, sempre pronto a ajudar todo e qualquer amigo!

Amanhã é dia de descanso e no sábado irei fazer 15 mas a um ritmo mais calmo (9 e tal).


21 comentários:

  1. Parabéns. Ao fim duma série de anos de ausência, duma das que era uma das minhas provas favoritas, também irei fazer este ano a versão, agora solidária da corrida do Tejo. Mas tu elevaste muito a fasquia, com essa marca ‘canhão’. As condições eram boas e até tiveste ‘lebre’. Quem sabe até vento a ajudar... 😀é excelente aperceber a alegria que retiras desta nova situação e da forma brilhante como estás a adaptar-te! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Alexandre e força para a tua! Que os ventos estejam também a favor :)
      Um abraço

      Excluir
  2. Yeaahhhh!!! O Torpedo Amarelo está de volta :) ... muitos parabéns pela superação, quase 7min abaixo da "intenção" .. fonix. Excelente!!! Bom treininho de 15km a 9 ;) ... grande Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha outro com o Torpedo Amarelo! Eh eh eh
      Muito obrigado grande Carlos!
      Grande abraço

      Excluir
  3. Amigo João
    Chegaste antes de tirarem os porticos da meta. :)Parabens pela excelente partilha. Muito bom.
    Um enorme abração e eu já tive o previlégio de correr com os dois da foto, também Ele merece um abraço. IC

    ResponderExcluir
  4. Caro João,
    Perante isto, que comentários fazer?
    Pois é. todos nós sabemos que os atletas são todos iguais do pescoço para baixo.
    Todos, mesmo todos.
    Do pescoço para cima é que são todos diferentes.
    E, aí, é que o meu amigo marca pontos: a resiliência, a vontade, o querer (muito), o foco, o "copo meio cheio", tudo está lá.
    Tudo, ............. mesmo!
    João, é um desperdício não seres aproveitado pela Federação de Atletismo (no mínimo) para visitares escolas a passares esse teu carácter a quem muito precisa.
    Imagina só tu quantos miúdos deixariam de pensar que a culpa das más notas é do professor, o mau jogo é do tempo, do estado do terreno, do árbitro e de todos, ....... menos dele.
    Estou a ser repetitivo porque já o disse numa publicação?
    Estou, estou mas até dói ver que não há ninguém que dê o real valor a quem realmente o tem.
    João, os meus parabéns (mais uma vez) e, ainda havemos de fazer uma caminhada juntos (desde que não me deixes a quilómetros de distância) :)
    Gr abraço
    MIKE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh pá... até me deixas meio sem jeito, eh eh eh
      Fico à espera da nossa caminhada!
      Grande abraço

      Excluir
    2. Não o conheço e peço desculpa pela intromissão, mas o seu comentário reflete exatamente o que penso do João! Que ser incrível ! Assim não há derrotas, há vitórias a toda a linha 💪💪

      Excluir
  5. De um corredor popular do meio/trás do pelotão a um dos melhores caminheiros do pelotão! os meus parabéns pela enorme evolução desde que tiveste de abandonar a corrida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado sequeira! Faz-se o que se pode :)
      Grande abraço

      Excluir
  6. Parabens João tu és um resistente. Mais vale quebrar que torcer. Grande tempo para a tua condição. Fico muito feliz por ti. Um grande abraço. Orkando

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Hum... depende do conceito de "voar" :)
      Um abraço, Paulo

      Excluir
  8. Bom, que escrever depois de ler o teu artigo?

    Ou de ler os comentários?

    Estão ali umas boas ideias ;)

    Está tudo dito!

    ahh, espera, falta esta: B R U T A L E!

    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Dar-te os parabéns é muito pouco para toda a tua capacidade. Não te deixas vencer, a talhas caminho é se não dá a direito, dás a volta (entenda-se, em jeito de metáfora). É um enorme orgulho poder dizer que te conheço e fico muito feliz por saber que dás cartas nas caminhadas. Muito parabéns por tamanho sucesso. Com calma, rumo á maratona caminhada. 🤗🤗🤗 Um forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Novamente muito obrigado João pelas tuas palavras!
      Um abraço :)

      Excluir