quarta-feira, 16 de setembro de 2020

5 -45 (42!)

O último artigo que escrevi foi há um mês e daí ter recebido nos últimos dias simpáticas mensagens a questionar se estava tudo bem.

Sim, felizmente está tudo bem e apenas não escrevi pois não houve nenhum facto de realce nas caminhadas habituais, e também por ter passado duas óptimas semanas de férias no Algarve.

A duas mensagens de ontem respondi que hoje escreveria se atingisse um determinado objectivo. Ora, estou a escrever... 😊  

Qual era o objectivo, ou melhor, os objectivos? Fazer hoje 5 km e de hoje a uma semana 10, sendo que em ambos os casos a média deverá ser abaixo dos 9/km. 

A melhor marca a caminhar 5 km estava em 45.28 (média de 9.05,6) e a intenção era até 44.59 (8.59,8 de média). Consigo fazer 1 km na casa do minuto 8 mas serem 5 já a coisa complica. 

E para dizer a verdade estava um pouco céptico de o conseguir mas isso nunca foi entrave para tentar e dar o meu melhor. 

Primeiro aqueci 1 km e meio e notei que estava num dia bom. Iniciei os 5 km e o 1º foi surpreendentemente em 8.32, ganhando logo aí uma boa margem relativamente à média máxima. A dúvida era, repito, o conseguir aguentar 5 km assim. Basta ver que o meu melhor km em caminhada estava em 8.24 (um só km) e agora numa sequência de 5 iniciei logo muito perto dessa marca (aliás, até hoje o meu 2º melhor km estava em 8.40). 

Ora disse que o meu melhor km estava em 8.24 e quanto fiz no 2º km? 8.24 (que por acaso passou logo a melhor pois foram 8.24,69 e o de Agosto tinha sido 8.24,82, 13 centésimos de diferença). Com isto já estava um minuto e 3 melhor do que para o tempo limite. 

Continuei a dar o máximo e neste 3º km convenci-me que iria fazer abaixo dos 45 minutos e até se calhar iria terminar no minuto 42, algo impensável até ao início deste desafio, pois sentia-me capaz de continuar neste ritmo. E neste 3º km melhorei o record de km para 8.19

No 4º registei 8.25 e, sem quebrar mas já a sentir as pernas a clamarem, no último km registei novo record de km, 8.18, terminando os 5 km em 42.00 (menos 28 centésimos de segundo e tinha terminado no minuto 41!)

Como se pode imaginar, fiquei muito feliz por este feito, especialmente por estar à espera de ser uma luta ao segundo para conseguir baixar do minuto 45 e afinal quase quase que entrei no minuto 41, o que ainda me custa a acreditar.

A média foi de 8.24, curiosamente o tempo que tinha como melhor num km até ao início da caminhada de hoje na EVA (Jamor)

Estes desafios bem sucedidos são muito importantes para o reforço de entusiasmo necessário que venha mitigar o desgosto de não mais poder correr.

E agora como é o objectivo para a próxima 4ª? Como disse, baixar do minuto 9 de média em 10 km. 1.29.59 máximo. Actualmente a minha melhor caminhada de 10 km está em 1.32.45 (média de 9.16,5), tenho portanto que retirar quase 3 minutos. Pelo que fiz hoje, parece fácil mas estamos a falar de aguentar o dobro naquele esforço e só eu sei os nomes que as minhas pernas me têm chamado desde a manhã 😀  

Estes 10 km também vão ser especiais pois é a primeira vez que participo numa prova virtual. Vão ser na Corrida do Tejo Virtual (que pode ser feita entre 20 e 27), e que rica maneira de me estrear neste tipo de provas com a mais importante prova do concelho onde resido 😉 

De hoje a uma semana relatarei o que sucedeu. Fiquem bem! 👍

16 comentários:

  1. Caro João,
    Fiquei surpreendido com o teu novo Record?
    Não.
    Claro que não.
    Da tua grande resiliência, é de esperar tudo.
    Mts parabéns pela grande marca.👏👏
    Ah e, por curiosidade, um dia destes, vou fazer uma caminhada de 5k.
    Devo fazer?
    Não me vou arrepender?,😁
    Veremos.
    Gr abraço caro amigo
    Mike

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E porque te haverias de arrepender? :)
      Grande abraço e muito obrigado, Mike

      Excluir
    2. Ah, ah, ah, estava a lembrar-me que ia fazer um tempo muito mauzinho :)

      Excluir
    3. Não te preocupes. Podes correr :)

      Excluir
  2. Já disse o que tinha a dizer por mensagem, mas não podia deixar de vir assinalar o facto de achar que este é o primeiro post em que te vejo usar emojis. Acho que está tudo dito :)

    Vemo-nos na Corrida do Tejo ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah ah ah! Mas sabes porquê? Porque houve uma actualização na plataforma que uso e passou a estar visível a parte dos emojs, coisa que na anterior versão ou não estava disponível ou estava escondido ou nunca tinha reparado :)
      Beijinhos e força para o Tejo!!!

      Excluir
  3. Cum caraças ... apetecia-me escrever o que pensei mas há crianças a ler isto :D ... fico muito feliz por te ver assim e por ver essa evolução fenomenal. Eu que não achava grande piada a estas provas virtuais mudei de ideias. Força para o Tejo. Grande Abraço

    ResponderExcluir
  4. Os recordes fizeram-se para serem batidos. Força de vontade, treino e paixão pelo que se faz, são meio caminho andado para atingirmos um objetivo. Muitos parabéns amigo João. Venha o próximo recorde pesoal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Sequeira! É isso mesmo que referes.
      Grande abraço

      Excluir
  5. Muitos parabéns por mais um objectivo atingido e mesmo superado João. Todo o teu texto transpira entusiasmo e o pormenor do centésimo, quando o tema é a caminhada, não deixa dúvidas quanto ao gozo que estás a retirar do momento. Temos de nos socorrer de todos os meios para compensar a perda que representou a paragem abrupta na prática duma actividade que dava tantas alegrias e momentos inesquecíveis. Continua! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo Alexandre. É o que posso fazer, é ao que tenho que me agarrar!
      Espero que esteja tudo bem contigo
      Um abraço!

      Excluir
  6. Catano estás a caminhar mais rápido do que algumas pessoas a correr! Continua assim João, a força de vontade consegue ser o maior trunfo na nossa vida!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Vitor! Sem força de vontade, nada se consegue :)
      Grande abraço

      Excluir
  7. Ao ler que quase a cada km o recorde era batido, quase que pensei que acabarias a frase a dizer "e comecei a correr num trote calmo" :) Força nessa evolução.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se dissesse essa frase tinha que ser "e comecei a caminhar num trote calmo"... :)
      Um abraço

      Excluir