sábado, 19 de setembro de 2020

22,195 a marcar o resto do percurso

Neste meu plano de caminhadas, faço três vezes por semana 5 km e uma maior de 15, sendo que uma vez por mês em vez de 15 sai um longo. Foram 20 em Agosto, hoje 22.195, serão 25 em Outubro, 27.5 em Novembro e a partir de Dezembro 30 até ao tal mês onde farei a caminhada em distância de Maratona, 42.195 e que, tal como disse num anterior artigo, não será nos primeiros meses do ano mas algures no 2º trimestre (a data está escolhida mas é segredo de estado 😃).

Porquê este mês 22.195? Queria saber exactamente onde vou terminar no dia M. No dia dos 20 já tinha ido do ponto de partida (Boca do Inferno em Cascais) até parar quando o GPS marcou 20 exactos. Hoje comecei nesse mesmo local, daí os 22.195

Arranquei assim no início do Passeio de Algés, logo a seguir a ter passado debaixo da linha de comboio.

Quando idealizei este percurso, fiz uns cálculos, tendo como base corridas e treinos que efectuei e imaginei que o fim deveria dar por volta do ponto onde se partia e chegava na Corrida do Oriente. 

E assim foi! Os 22.195 coincidiram com o final daquela parte de terra, ao chegar-se à rotunda que deve ter um nome mas desconheço-o. (Actualização - Já procurei e a rotunda chama-se Rossio do Levante)  

A intenção passava por marcar 3 horas e 40 mas terminei com 3.29,08 (média de 9.25), o que me deixou naturalmente bem satisfeito.

Claro que quando termino um esforço destes, onde dei-lhe bem, fica a dúvida de como aguentaria mais 20 km. Mas o ritmo varia inversamente à distância percorrida e ainda tenho uns quantos meses para ir apurando a forma.

Tal como no dia dos 20, aproveitei para ver os sítios onde a Mafalda deverá estar para dar os necessários reabastecimentos (5, 10, 15, 20, 25, 30, 34 e 38 km).

Um dia mais perto do desafio, haverei de descrever o percurso.

De registar que os primeiros 500 metros, no Passeio de Algés, foram complicados pois nem se via a cor do chão. Estava completamente imerso em terra e pedras de tamanho significativo, pois de noite houve grande agitação marítima e trouxe aquelas pedras e terra que dividem o passeio do mar. Tinha que se passar pé ante pé (com o tempo que aí perdi, a média seria ainda melhor), eram 8 horas e apercebi-me que limpar aquilo tudo seria bastante difícil e moroso. Porém, quando regressei ao carro que tinha ficado estacionado ao pé da estação da Cruz Quebrada, cerca das 13 horas (5 horas depois), qual não foi o meu espanto ao constatar que estava tudo completamente limpo e quem aí passava não tinha o mínimo indício de como aquilo esteve. Uma vez mais, e como habitualmente, a Câmara Municipal de Oeiras e seus serviços a demonstrarem toda a sua eficiência! Segue aqui um agradecimento de um habitual utilizador!

Um bom resto de bom fim-de-semana a todos. Fiquem bem! 

8 comentários:

  1. Que excelente treino amigo!
    Continuas a melhorar e sei que irás continuar a puxar por ti e a dar o teu melhor.
    Continuação de óptimos treinos rumo ao grande objectivo =)

    Gostámos muito de vos ver =)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Isa!
      O sentimento foi recíproco :)
      Força para amanhã!!!
      Beijinhos

      Excluir
  2. Muito muito bom. Tás verdadeiramente em grande :) ... força aí nesse objectivo. Aquele abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Carlos! Muita força para o teu grande objectivo daqui a mês e meio :)
      Abraço!

      Excluir
  3. Epah... Para o dia da Maratona tem que se organizar um grupo de pacers para tal feito :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço muito a ideia mas tenho que fazer sozinho, é um desafio pessoal :)
      Quem quiser, pode estar nalgum local ou locais a incentivar mas nada de pacers :)

      Excluir
  4. És um exemplo. Não consigo dizer muito mais, mas consigo confessar que essa resiliência e essa luta pessoal para chegar mais longe e empurrar (muito) mais os teus limites me são muito bem conhecidos. Talvez por isso me identifique tanto contigo e talvez por isso veja em ti um exemplo a seguir. Dou graças por te ter conhecido neste mundo de corridas e caminhadas. Um forte abraço e à maior das forças para lá chegares, ao teu grande objetivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado João por tão simpáticas palavras!
      Um abraço :)

      Excluir