terça-feira, 21 de abril de 2020

Aquele que gostou de conversar


Vitor Oliveira, além de ser um fantástico atleta, tem um excelente blogue chamado Aquele que Gosta de Correr. Aproveitou esta época de confinamento para lançar a ideia de conversar via net com alguns atletas, rubrica que apelidou "Aquele que Gosta de Conversar". 

Começou a série com 3 grandes atletas: Filipe Torres, Carlos Cardoso e Paulo Pires.  
Chegou agora a altura de um que corre muito mais tempo para conseguir fazer a mesma distância. Quem? Este vosso escriba!

Foi uma conversa que voou e espero que gostem e tenham paciência para a ouvir. Este vosso amigo quando começa a falar de coisas que gosta, engata e não se cala. E muito mais ficou por dizer e contar :)

Podem ver clicando aqui no blogue ou no Youtube. 

Um grande agradecimento ao Vitor pela sua iniciativa e generosidade. Adorei a conversa!!!

Mudando de assunto, desde que criei o blogue, fez 10 anos em Fevereiro, nunca tinha estado mais de 2 semanas sem escrever e as 2 semanas apenas aconteceram em alturas de estar fora em férias. Porém, o último artigo antes deste, data de 26 de Fevereiro, tornando este período que hoje terminou como o maior hiato entre escritas.

Fui entretanto operado ao joelho, como o anterior artigo informava e se ainda não tornei a escrever é por não saber o que dizer pois o futuro está incerto.

A operação decorreu a 12 de Março, curiosamente o último dia que o médico operou pois no dia seguinte as cirurgias não urgentes e inadiáveis foram suspensas. No seu caso concreto, até final de Maio. Por outras palavras, se não tivesse sido nesse dia 12 de Março, apenas o iria ser, na melhor das hipóteses, em Junho. 

Correu bem, a rotura interna horizontal do menisco foi tratada, e estive a ver tudo através de ecrã, o que foi uma experiência muito curiosa. Mas a má notícia é o estado da condropatia, muito mais extensa e profunda do que se pensava. 

Primeiro tinha que ser resolvida a rotura do menisco para deixar de danificar mais as cartilagens. O passo seguinte é a infiltração de ácido hialurónico no joelho para compensar os buracos nas ditas cartilagens. Essa infiltração não pode ser efectuada nos 30 dias seguintes à cirurgia, o que faria que o poderia ser a partir de 12 de Abril. No entanto, devido à situação actual derivada da pandemia, o primeiro dia que está previsto o doutor regressar, é 18 de Maio e é para esse dia que estou marcado. Vamos ver se poderá ser nessa altura.

A situação está complicada, o caso não é para brincadeiras e neste momento a minha carreira no Atletismo amador está em suspenso sem saber o que irá ser.

Até uma próxima, fiquem todos bem e a salvo deste bicho que veio condicionar a vida do planeta.
  

10 comentários:

  1. Olá João

    Quando nos pregamos a falar de atletismo e de corridas o tempo voa! Gostei muito de te ouvir e de ver. O Vitor Oliveira já o referiu, mas é justo que o faça também, o trabalho que fazes para memória futura é altamente notável e muito do meu trabalho é daí que vem. Parabéns e obrigado. Quanto ao joelho, continua com calma e esperança. Temos que fazer a Amadora outra vez!
    Forte Abraço!

    Orlando Duarte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Orlando! Vamos ter esperança que sim, possamos fazer a Amadora novamente. Nesse dia, mal imaginava que era a última que estava a entrar durante muito tempo...
      Grande abraço!

      Excluir
  2. Força campeão. A estrada espera por ti. Boa recuperação. Nelson Barreiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Nelson! Eu também espero por ela. A ver se nos reencontramos

      Um abraço

      Excluir
  3. Olá!

    Bem vindo de volta!

    A conversa está aberta noutra aba do browser mais ainda não lhe pude dedicar a atenção que merece.

    Por um lado gostei de saber o resultado da intervenção cirúrgica, por outro, nem por isso.

    Mas tal como já superaste tantas situações esta será mais uma!

    Grande Abraço, mantenham-se saudáveis e felizes

    PS: Por outro lado, se te tornares mais lento já me podes fazer companhia ahahaha (estou mesmo a brincar, isto não se deseja a ninguém mas temos que nos rir meu caro.
    Se achares que exagerei está à vontade para "estralhaçar" ou apegar mesmo este comentário)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estralhaçar este comentário?!? Nem pensar! O ser mais lento só significava uma coisa, que estava a correr :)

      Grande abraço e muito obrigado

      Excluir
  4. Grande João, vi a entrevista toda, a maior parte das histórias já as conhecia o que é bom, sinal que acompanho o teu blogue com atenção há muito tempo e, melhor ainda, sinal que muitas dessa tua história me ter sido contada na primeira pessoa, sinal que ao longo destes anos tivemos oportunidade de nos conhecer pessoalmente e, mesmo distanciados por 300km termos tido oportunidade de nos encontrarmos algumas vezes. Mesmo assim ainda houve aí uma ou outra curiosidade que ouvi pela primeira vez e ainda (como se dizia naquele famoso concurso 1,2,3) … me ter relembrado que escreveste um livro. Como é que se pode ter acesso ao livro? Se é que se pode… lembro-me de ter lido (ou terá sido falado) algures, mas depois varreu-se-me. Gostei muito de te ouvir e concordo contigo, esta ideia do Victor é excelente. Tenho acompanhado todas com atenção.
    Grande Abraço
    P.S. e nada de perder a esperança, estou a fazer figas para que tudo corra bem e possas voltar a fazer o que tanto gostas que é correr e escrever neste cantinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Carlos! E sim, nunca é demais repetir que o melhor que o blogue me deu foi os muitos e bons amigos que tive a felicidade de conhecer, como tu por exemplo! :)

      Quanto ao livro, está disponível na página para download, aqui: http://joaolima.net/Livro.htm

      Grande abraço :)

      Excluir
  5. Rápidas melhoras, João! Grande abraço, Paulo Sousa.

    ResponderExcluir