domingo, 24 de março de 2019

Duros 30 para os ovos moles

Passaram-se 5 semanas de Sevilha, faltam 5 semanas para Aveiro. Hoje marcou assim o meio caminho entre as duas aventuras e nada melhor que um treino de 30 para ir preparando a Maratona na bela cidade dos ovos moles.

A semana passada ficou marcada pela muito boa Meia de Lisboa mas o dia de hoje foi o inverso. Um treino muito difícil onde só a ____ permitiu cumprir a distância (preencher o espaço em branco com a palavra que melhor se adequa, teimosia ou persistência).

Costumo dizer que uma preparação para uma Maratona é um carrossel de emoções, neste caso também está um sobe e desce de sensações. 
Tudo provocado pela parte intestinal, com todas as suas sensibilidades, intolerâncias e a gastrite crónica aos saltos.
Daí advém as tais dores nas pernas provocadas por essa instabilidade. 

Estando tudo bem, como no domingo passado, a corrida torna-se uma maravilha, estando com isto, transforma-se num sofrimento. A respiração sempre bem mas as dores nas pernas são difíceis de suportar. E como corremos com as pernas...

Ontem comecei a sentir estes problemas e hoje ao acordar apercebi-me de imediato que iria ter uma manhã difícil.

O plano era (e foi) ir de Carcavelos até Cascais com a Tânia, dar a volta na Boca do Inferno, regressar ao local de partida com 20 quilómetros, a Tânia ficar aí e eu continuar por mais uma dezena.

Aproveito já para agradecer à Tânia a sua companhia pois teria sido muito complicado chegar sozinho até aos 20 com as pernas a não pararem de refilar. Assim, chegado aos 20, um número já começado por 2, os 30 ficavam mais na mira.

A coisa aguentou-se da forma possível até aos 18, depois ficou muito difícil. Felizmente a parte mental estava boa e levou-me até aos 30 onde cheguei com uma marca muito alta, óptimo da respiração, parecia que não tinha feito nada, mas as pernas em estado deplorável.

Na 5ª feira iniciei um tratamento para este problema mas ainda vai demorar até estabilizar.

A sensação que tenho é que se estiver num dia sem estes referidos problemas, como na Meia da Ponte, estou em óptima forma para efectuar uma boa Maratona. Mas se estiver num dia como hoje... não sei se conseguirei chegar à meta, sinceramente. Não imagino como hoje faria mais 12. Vamos esperar que tudo regresse à normalidade.

Para a semana, Corrida dos Sinos em Mafra. Até lá, divirtam-se!

6 comentários:

  1. Persistência, João! Muita persistência!

    Aprendi contigo isso de a preparação para uma Maratona ser todo um carrossel... Porque é mesmo! Se esta semana correu menos bem, para a semana vai correr melhor. Sobretudo, se já estás a atacar o problema que está a provocar isto.

    E se consegues ser persistente o suficiente para fazer um treino nessas condições, és ainda mais persistente para fazer uma Maratona. Não tenho dúvidas! Já acompanhei Maratonas tuas à distância, já acompanhaste a minha Maratona à distância, mas daqui a 5 semanas menos um dia, vai ser um prazer partilhar aquela Maratona contigo.

    Estamos quase lá :) boa recuperação e bons treinos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Inês e muita força para a tua preparação!

      Beijinhos

      Excluir
  2. Caro João,
    Pernas, .... há muitas.
    Capacidade mental,.... é só para campeões como tu.
    Assim sendo, a maratona de Aveiro é mais uma para a coleção.
    Já fiz uma meia em Aveiro e, vendo o percurso, vais ter muitos km no meio do nada mas, como disse atrás, capacidade mental não te falta, não há-de ser nada.
    GD abraço e bons treinos.
    Mike
    Happyrun

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Mike

      Estou com receio desta Maratona. Não só pelas aludidas circunstâncias mas pelo calor que possa estar em final de Abril e falta de apoio popular.
      Mas... vamos à luta!

      Um abraço

      Excluir
  3. Nada de preocupante. Felizmente já tens muita experiência acumulada em Maratonas e respectivas preparações e sabes muito bem que hoje foi assim, amanhã será melhor ou até às vezes pior. Neste treino há a retirar que essa persistência ou teimosia, eu acrescentaria força de vontade, motivação, luta ou até paciência … estiveram lá … foram treinadas :)
    Tenho muito pena não ir a Aveiro (ou antes a Vigo), mas como é por opção menos mal :)
    Sigaaaa
    Grande Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É preocupante é se no dia M estiver assim. Mas se estiver como na Ponte... vai ser bom :)

      Um abraço

      Excluir