domingo, 10 de dezembro de 2017

GP Natal: Até entupido consegui 5º sub50 :)


Junto ao placard comemorativo da prova, quando fui levantar o dorsal (obrigado Marcelino!)

E agora, com o dito colocado e pronto para atacar
Era uma vez um rapazinho que gostava muito de Atletismo mas de ver e seguir. Já muito tarde, apenas com 45 anos, aventurou-se a correr. Inicialmente. começou a especializar-se nos 10 quilómetros e muito feliz ficou quando baixou da hora. Entretanto, com a natural evolução, foi baixando, 59, 58, 57... até chegar ao minuto 50. O passo seguinte eram os 49 minutos mas de tudo sucedeu a impedir esse objectivo. Em alturas que estava em forma para o realizar, desde pés torcidos, partidos a provas cuja distância não chegava bem à dezena de quilómetros, de tudo foi sucedendo. Tudo, menos uma coisa. Desistir de o tentar. 

Foram precisos 10 anos de luta até, finalmente!, ser sub50. Faz amanhã um ano e se o minuto 49 foi tão sonhado, afinal concretizou no minuto 48 (48.42) 

Um ano passou e hoje, esse tal rapazinho, chegou pela 5ª vez a essa marca, tendo entretanto o record baixado para 48.19 em Junho. Mas ter hoje tornado a quebrar o sub50, não foi nada fácil... Pormenores de seguida.

Se o minuto 48 tinha sido uma enorme surpresa, devo confessar aquilo que nada disse a ninguém, o objectivo para hoje não era apenas bater o record. Queria baixar 2 segundos por quilómetro, o que daria um corte de 20 segundos. Ora como o record estava em 48.19, é fácil entender que o objectivo era entrar no minuto 47. E isso já era a completa loucura para quem tanto sonhou, e apenas, com os 49.59 e agora visava minuto 47.

Após a Meia dos Descobrimentos, mais convencido fiquei que se tudo corresse de feição, poderia estar ao meu alcance.

A semana não foi fácil com uma forte preocupação, em nada relacionada com a corrida, mas consegui orientar todos os treinos para esse fim. Fim que se manteve bem no horizonte até sexta à noite. 

E eis que sábado de manhã acordo com uma recaída da constipação que tinha atacado antes da Meia. E já sabemos que, quando é recaída, vem com mais força. O corpo dorido e dificuldade em respirar. E quando se vai para dar o máximo, o ar tem que estar no seu expoente máximo.

A noite foi difícil e acordei hoje ainda partido e com o mesmo entupimento que não atenuou com desentupidores nasais. 

Ok, é o que há, é o que tenho que gerir. Dificilmente iria para sub50 mas não hesitei na táctica. Dar o máximo que aguentasse e depois logo se faziam contas.

O meu filho Ricardo acompanhou-me, o que muito jeito dá numa prova com partida e chegada tão distantes uma da outra (e sem bengaleiro...), despedi-me dele meia hora antes e fui aquecer. Pouco depois recordei-me que tinha deixado o gel na mochila e também constatei que não era necessário ir com camisola de manga comprida por baixo da de equipa, pois afinal não estava frio. Porém, com tanta gente na zona, já não o consegui encontrar. Paciência, apenas mais duas contrariedades.

Lá vou!
Para evitar a confusão do ano passado, em boa hora a organização criou entradas separadas. Pude assim partir mais à frente, na entrada dos sub50. Aliás, a preparar o dorsal na véspera, foi com orgulho que vi estampado o carimbo de sub50. O que passei e esperei para poder um dia ter um tempo desses!

O tal sub50 que tanto significa para mim. Foram 10 anos de luta!

Logo nos primeiros metros notei que a pulsação subiu muito, derivado do tal entupimento das vias respiratórias. Mas em cada momento, a ideia foi dar o máximo e depois se vê.

Assim fui até meio da prova, altura a que se seguiam os 3 viadutos. A subida em cada foi sempre aflitiva pois não sentia ar suficiente a entrar e nesses 2 quilómetros a média foi prejudicada por isso. E depois, parecendo que não, até ao Saldanha ainda sobe ligeiramente. O que não prejudicaria, caso não se desse a referida situação de falta de respirar.

Nessa parte da prova sofri e muito mas o desejo de encerrar este ciclo com novo sub50 era mais forte e sabia que tinha era que chegar ao Saldanha em tempo capaz.

Note-se na careta para tentar fazer chegar mais ar (obrigado Fernanda!)
Assim foi, passei o Saldanha com marca que projectava 50.13 de tempo final mas a seguir vinha a descida e a possibilidade de recuperar. 

O que não esperava foi o vento contra entre o Saldanha e o Marquês... Mesmo assim, passei no Marquês com média de 50.00. Estava perfeitamente ao alcance, agora era voar Avenida da Liberdade abaixo. 

Lá venho!
Claro que o corpo estava cada vez mais queixoso e a respiração mais aflitiva mas era o último sprint durante uns 3 meses, não podia perder o ensejo. Dei o que tinha e o que não conseguia dar e acabei por cortar a meta em 49.26, o que me deixou muito orgulhoso!

Meta em frente
Apesar de entupido e corpo queixoso, fiquei a apenas um minuto e seis segundos do record. Mais convencido fiquei que poderia conseguir aquele "tempo louco". Mas, honestamente digo, julgo que esta marca nestas condições, tem outro valor.

E pronto, este inacreditável ciclo de dois anos está encerrado. 5ª serei operado à vista direita, um mês depois à esquerda e, caso tudo corra bem, lá para meio de Março estarei a regressar a este maravilhoso mundo das corridas. Mas 4ª ainda publico aqui um pequeno balanço do que foi este louco biénio.

Até lá, tudo de bom para todos!

Historial da prova (60 edições!!!)

28 comentários:

  1. E na recta final para um pequeno intervalo, continuas a dar boas indicações! Mais um sub 50, mesmo estando todo entupido!
    O teu regresso à forma será rápido!
    Parabéns pelo resultado e força para a próxima etapa!

    ResponderExcluir
  2. Boa João, gostei de ler, bem resumida toda a prova e parabéns. Que tudo corra como deseja na operação à vista e cá o esperamos com mais força e mais vontade de palmilhar alcatrão,para alcançar mais exitos. Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Dados os constrangimentos, foi um excelente tempo! É mesmo assim, muitas vezes o grau de sofrimento não condiz com o resultado final, mas fica a satisfação de dever cumprido. Boa recuperação e cá aguardo o texto do balanço :)

    ResponderExcluir
  4. Parabéns por mais um sub 50 João! Mas acima de tudo boa sorte para as operações que se avizinham! Força!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Não te disse isto antes da prova, mas ai de ti que nesta última não fosses capaz de honrar o símbolo de sub-50 que tinhas no dorsal! Daí que assim que acabei "saber" que já lá vinhas. Aquele abraço no final valeu por estes meses que vais estar de fora. A amarelinha até vai estranhar tanto tempo na gaveta.
    Parabéns, não só pelo tempo de hoje mas por tudo este fabuloso biénio que temos vindo a acompanhar não só no blog mas também ao vivo e a cores.
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nuno... muito obrigado pelas palavras!

      Grande abraço e até breve!

      Excluir
  6. Mais uma excelente prova. Parabéns! Agora que tudo corra bem e queremos ver esse rapazinho de volta às corridas :)
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Edgar e sim, o rapazinho vai regressar o mais breve que lhe for possível!

      Um abraço

      Excluir
  7. Muitos parabéns! Não foi um novo recorde, mas foi um excelente tempo, dadas as circunstâncias!

    Agora fico a torcer por ti e à espera que tudo corra bem, para que possas voltar em breve :)

    E não desapareças!

    Um beijinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Agridoce e não te preocupes que não desapareço. Gosto demasiado de correr para desaparecer. Mal possa... aí estou eu :)

      Beijinhos

      Excluir
  8. Muito parabéns pela corrida, pelo tempo mas principalmente por tudo como tens feito e mostrado fazer.
    E boa sorte para as intervenções que aí vêm, mas em menos de nada vai ver (trocadilho provocado e intencional) que estás aqui novamente a mostrar como se faz.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado jnr!

      Esperemos que seja breve :)

      Um abraço

      Excluir
  9. Uau, és uma inspiração!! Nos dias em que acho que nunca vou conseguir melhorar, venho ao teu blog buscar incentivo...
    Parabéns por mais uma prova espectacular!
    Estamos todos a torcer por ti!!
    **

    ResponderExcluir
  10. Parabéns João.

    Estás muito forte... forte fisicamente e o mais importante psicologicamente, pois foi graças a isso, que te fez vencer com coragem, mais esta adversidade e terminar em grande esta prova e este biénio. :D

    Agora, usa essa mesma força para recuperares rapidamente da operação e no dia 11 de Março estares presente na meia-maratona de Lisboa (isto foi uma forma mais ou menos indireta de te dizer que quero ir a essa corrida e espero encontrar-te por lá ;) ).

    Beijinhos e tudo de bom.

    Lígia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lígia... gostaria muito de ir à Meia mas se tudo correr bem, só poderei dar os primeiros passos a meio de Março... depois da Meia...

      Mas que vou estar presente como espectador, isso vou!

      Beijinhos e muito obrigado

      Excluir
  11. Grande, grande João.
    Mais uma vez a vencer a si próprio.
    Mts parabéns.
    Ah e, enquanto me estava a equipar para mais um treino ainda assisti, via TVI, á partida dessa prova.
    Que tudo corra bem e,..... volta rápido.
    Abraço
    MIKE
    Happyrun

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Mike! Mal possa, cá estarei de volta! :)

      Um abraço e boas corridas!

      Excluir
  12. Parabéns João por mais uma grande marca!
    Quando estiveres recuperado das operações, vais novamente à procura do recorde.

    Força!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Vitor!

      É repetir todo este trabalho para alcançar o mesmo nível :)

      Um abraço

      Excluir
  13. Grande João, mais uma grande prova. Parabéns. Eu acredito no minuto 47!!! Descobriste o "gatilho" ... agora é tentar (e estar em forma claro). Agora é tempo de tratar da vista ... desejo e fico a torcer para que tudo corra bem e que recuperes o mais rapidamente possível. Isso é que agora é importante.
    Grande Abraço e vai dando noticias.
    P.S. Estou ansioso para ler o resumo desta fase de sonho (faz-me lembrar a minha - tão parecida)

    ResponderExcluir
  14. O mais importante: que corra tudo bem com as tuas operações! Cá estaremos à tua espera. Um grande abraço, que voltes forte!

    ResponderExcluir
  15. Parabéns João, mais uma corrida bem conseguida e mais um excelente resultado. Eu acompanhei a prova pela tv :)

    Desejo-te o melhor, na resolução desse problema de saúde, e também que aproveites da melhor maneira esta pausa forçada.

    Acho que estamos todos à espera desse resumo, tem sido fabuloso o teu percurso e tens inspirado muita gente a correr mais e melhor, e falo por mim também.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir