domingo, 20 de setembro de 2015

Na (bem e bonita) renovada Meia de Setúbal


Após 25 anos de existência, a Meia de Setúbal ganhou vida nova com a edição deste ano, excepcionalmente disputada em Setembro, regressando já em 2016 ao tradicional Maio.

O grande problema desta Meia até ao ano passado, na minha opinião, era o percurso, feio e monótono. 
Desde 2011 que participo, ininterruptamente, e utilizava esta prova como treino mental pois aquela ida e volta à Mitrena era boa para treinar a cabeça de quem não gosta de rectas a perder de vista.
No ano passado o percurso foi alterado mas foi pior a emenda que o soneto, num dia onde quase tudo correu mal em termos organizativos.

A deste ano, agora com a chancela da HMS, foi muito bem organizada e com um percurso duro e selectivo mas bom e bem bonito, com o ponto alto na subida da serra com paisagem de encher o olho.

Para mim, esta era uma Meia na qual colocava forte pressão para a fazer bem, pois preciso de readquirir a confiança que anda pelas ruas da amargura em relação a algo que vai suceder de hoje a 4 semanas.

Aquele problema pulmonar relatado na semana passada, estava a melhorar mas desde sábado que ficou mais activo. Debilita mas tinha que lutar.

E foi assim desde a partida. Fui à luta até onde aguentasse. Até chegar à dura subida, o meu problema foi de luta mental, contrariar pensamentos negativos. A maior crise foi aos 6 km onde me sentia tão bem fisicamente e a cabeça dizia para parar, imaginem. Mas consegui dar a volta o que é positivo. 
Durante uma corrida, a minha maior arma é a força mental, e isso é que me levou a já ter concluído 4 Maratonas, mas para aquela que se aproxima é exactamente o que receio, que a cabeça me traia. É que para as outras pensei sempre positivamente e para esta não estou a conseguir de modo algum.

Claro que chegado à subida, que se prolongaria por mais de 5 quilómetros, com algumas abertas no meio, não tive mais tempo para pensar disparates. Assustei-me foi aos 9 pois o sol estava a bater forte e com o esforço da subida comecei a sentir-me demasiado quente. Felizmente a seguir entrámos numa zona com sombras e a temperatura corporal normalizou.

Comecei a sentir o cansaço apenas nos 3 últimos km, apesar da média pouco ou nada se ter ressentido. Tive aí a preciosa companhia do Pedro Burguette a quem agradeço.

E cheguei assim à meta com 2.06.18 de tempo de chip. No final forcei um pouco pois queria cortar a meta até 2.06.30 para a média dar abaixo de 6 (5.59)

Apesar do calor e da dureza (e das bronquiectasias), esta minha 42ª Meia-Maratona, foi a minha 9ª melhor marca. E a melhor do ano e do escalão M55
Como a confiança melhorou (para aí de 10 negativos para 5 negativos...) é neste pensamento que tenho que me focar. Apesar do momento não ser o melhor, apesar do calor e apesar da dureza, fiz melhor que 33 Meias e apenas batido por 8 (repetir muitas vezes para ver se entra alguma coisa nesta cabeça que está "dura" em relação ao dia 18 de Outubro)

Resumindo, foi uma rica manhã de corrida e convívio, numa Meia que dá gosto participar. Parabéns aos organizadores e continuem com este formato!

Não quero terminar sem deixar uma palavra muito especial ao amigo Carlos Cardoso que concretizou hoje um feito FANTÁSTICO, como ele há-de relatar. Muitos parabéns, grande Papa Kilómetros! :)


Historial da Prova

Os 4 ao km presentes: Vitor, Isa e eu

28 comentários:

  1. Ó João, agradeço a menção, sinto-me honrado ... muito obrigado. Fiquei muito sensibilizado por te teres lembrado no dia e teres acompanhado a aventura.
    Em relação a ti, tens um cv absolutamente incrível, e isto em poucos anos ... muitos parabéns por mais uma e força nestas 4 semanas que faltam ... eu estou contigo e com maior ou menor dificuldade vais concluir mais esta Maratona ... tu és um campeão, e tens uma força mental de Ultra-maratonista ;) (se uma tal de raposa manca lê isto vai ser bonito vai :):):)
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras mas até me sinto pequenino ao pé do que conseguiste nestas 24 horas. Impressionante!!!

      Um abraço com uma devida vénia :)

      Excluir
  2. Amigo, tu tens que enviar essa energia negativa para bem longe.
    Tu fisicamente estás bem , bem melhor do que pensas. Basta ver como fizeste uma meia durissima bem melhor do que as Lampas! E estava mais calor!
    A cabeça é que não está a funcionar e já todos notámos isso, mas precisas de descontrair, estás a pressionar-te demasiado e isso não é bom. Isto é corrida, é alegria, é descontracção, o que der dá.

    E quando descontrais és capaz de grandes feitos como foste ontem capaz de um grande tempo numa meia recheada de dificuldades.
    Muitos parabéns!

    Foi um dia muito bem passado, com um agradável picnic no final :)

    Beijinhos e força!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Isa

      Eu sei que tens toda a razão do mundo e vou tentar. Mas às vezes as coisas não são como bem queremos.

      Foi um rico dia, sim :)

      Beijinhos e uma excelente semana

      Excluir
  3. Tenho andado desaparecida dos blogues mas não ando desactualizada... sei tudo!!!!
    E fico muito feliz por mais esta conquista!!! E esse tempo?!?!!?!? Ohhhhhhhh torpedo amarelo!!!! :) eheheheheh
    Grande João!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Olha o que a Isa te disse. Eu repito: estás bem fisicamente. Tens de "arrumar" essa cabeça.
    Desde um episódio recente na minha vida (nas nossas, refiro-me ao Paul Michel e aos Pirenéus) que sei que o poder da mente pode ser decisivo (para o bom e para o mau sentido). Tão depressa acabamos provas só com a cabeça, como de repente somos atraiçoados por esta tornando-se a nossa pior inimiga.
    Caro, João, nunca foste pessoa de inimizades :), por isso reconcilia-te, "arruma-te" e deixa rolar...

    Eu confio (em ti)!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Anabela

      Tens toda a razão!
      Eu já tive a experiência de não estar em condições e a cabeça levar-me à meta em Sevilha.
      E é. exactamente, esse poder que me assusta, agora em sentido contrário, para esta.

      Bem sabíamos que esta não iria ser fácil... Vamos aguardar e batalhar para que o final seja de alívio :)

      Beijinhos

      ps - Estás melhor?

      Excluir
    2. Estou melhor, sim! Tenho andado a levar "tareias" do Urbano e a fazer alongamentos todas as noites. Ainda não está 100%. Fui correr este fds, mas não mais de meia hora. A dor ainda cá está, com menor intensidade mas está.
      Vou dar mais um tempo, senão terei de ir ver isto mais a fundo.
      Obrigada!

      Excluir
    3. Ainda bem que estás melhor e já correste um poucochinho :)

      Força para o rápido e completo restabelecimento!

      Excluir
  5. Olá João.
    Mais uma boa prova num percurso bem durinho...e com muito calor a desajudar.
    Esse psicológico é que não quer ajudar, mas se está a conseguir fazer melhores marcas do que em anos anteriores só tem que estar contente e optimista, alem disso é só olhar para trás, ver as suas conquistas, e algumas conquistas foram em condições nada favoraveis, tudo isso lhe dá a força que precisa para ultrapassar mais este obstáculo.
    Força nestas semanas que faltam para mais uma grande conquista dia 18.

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Boa João!
    Com o calor que esteve e a humidade, que é uma coisa que ninguém fala, mas tem enorme influência no rendimento, e, ainda com uma subida tramada, não foi nada mau! Estás no bom caminho!

    Parabéns!

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. http://www.rtp.pt/play/p1439/e162942/grande-entrevista-2014

    E também podia colocar o trailer com qualquer coisa sobre "A Força esteja contigo" ...mas...era um abuso :)

    Ou seja, um bom atleta tem capacidade fisica acima da média, mas para se ser um campeão a capacidade mental tem que ser muito acima da média.

    Já o provaste, a ti e ao resto, se necessário e importante tal fosse.

    Assim, siga!

    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado jnr, obrigado

      Sim, a força tem que estar comigo pois o Dark Side está a querer tomar conta :)

      Um abraço :)

      Excluir
  8. Parabéns João por mais esta etapa superada.

    Diz-se por aí que na corrida a mente conta mais de 70% por isso vais conseguir terminar com sucesso mais uma maratona!!

    Abraço

    ResponderExcluir
  9. A Isa já disse tudo. Estás a ter óptimos resultados, fisicamente estás muito bem e como tu bem dizes a cabeça é o teu grande forte.

    Por isso tens de deixar de ter esses pensamentos negativos. Eu acredito que vai correr tudo bem dia 18 e vais acabar com mais uma Maratona feita.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum... fisicamente não estou assim tão bem. Muito abaixo de quando fui a Paris. Mas muito acima de Sevilha e Porto... :)

      Um abraço e obrigado

      Excluir
  10. "fiz melhor que 33 Meias e apenas batido por 8" REPETIR MESMO MUITAS VEZES!
    Compreendo a tua insegurança, eu sou igual, a mente é a nossa melhor amiga e pior inimiga. Tens de reforçar essa amizade até ao dia M! :)
    Força e parabéns pela marca!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha que tenho repetido muitas vezes :)

      Obrigado Rute, beijinhos e em força para Arga!!!!

      Excluir
  11. Mas cá ganda maquina o Torpedo Amarelo! Também tu tens 30 anos eu eu 300 hi hi hi
    Aquele abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz favor de respeitar os mais velhos! :)

      Um abraço e obrigado

      Excluir
  12. Parabéns por mais uma meia maratona João!
    E com um tempo muito bom, não estás tão mal como dizes que estás. É como diz a malta aqui no blogue, tens de esquecer todas essas ideias negativas. Dia 18 de Outubro vais terminar mais uma maratona e não vais estar sozinho:)

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é com a vossa preciosa companhia que conto! :)

      Um abraço e obrigado

      Excluir
  13. Muito bem, gosto das boas notícias e gosto também que te sintas bem.
    Tive pena de não ir mas não dá para todas as que queremos. Talvez no próximo ano.
    Parabéns!
    Abraço.

    ResponderExcluir