Tudo na vida rege-se por ciclos. E o Atletismo, naturalmente, não foge a essa regra.
Em Portugal, as corridas iniciaram-se há mais de cem anos e eram reservadas a quem fosse federado, situação que se foi mantendo até ao 25 de Abril, no que podemos definir como o 1º ciclo de vida das provas. Depois da revolução, deu-se o pontapé de saída às intituladas corridas abertas a todos, que no entanto sofreram algumas vicissitudes iniciais por serem consideradas piratas pelo poder federativo.
Mas um novo ciclo foi aparecendo com o reconhecimento geral das mesmas e uma (r)evolução tecnológica assinalável, onde os chips foram o grande impulsionador para a cronometragem correcta e o evitar das filas, que por vezes começavam antes da meta, para registo de tempo e lugar.
Após um boom nos anos 80 e consolidação nos 90, no novo milénio o número de provas foi disparando para níveis impensáveis anteriormente, bem como por participações massivas.
Tudo decorria da melhor forma até que um vírus deitou todo o esforço por terra, transformando o ano de 2020, a partir de Março, numo manancial de provas canceladas, bem como o aparecimento do conceito de provas virtuais.
E inicia-se assim um novo ciclo que irá viver concomitantemente com as provas reais, quando forem possíveis, abrindo espaço a outro tipo de experiências, inclusive falando-se já em realidade aumentada ou realidade virtual.
Não me cabe aqui julgar estas hipóteses, mas apenas registar o inevitável. A partir daqui muita coisa mudará, mantendo-se o tradicional e o que aí virá.
E é nesta altura de mudança de paradigma, que decidi deixar de alimentar o histórico de resultados a partir de 31 de Dezembro deste ano, bem como o respectivo calendário anual.
Não foi uma decisão fácil nem repentina, ando há dois meses a debatê-la comigo próprio, mas é a altura certa pois preciso de ter mais tempo livre, e coincide assim numa altura de mudança. Como a primeira prova reportada é de 1910, digamos que este é o histórico que foi possível angariar entre 1910 e 2020.
Quando o iniciei em 2009, o número de provas a pesquisar era incomparavelmente menor do que o actual. De ano para ano o volume foi aumentando e a custo lá fui mantendo como podia e conseguia. Registo o facto de várias pessoas julgarem que era uma equipa a manter este espaço, quando afinal se resumia a uma única pessoa.
Se a pesquisa de resultados e o seu tratamento são bastante consumidores de tempo, o calendário é de longe o mais custoso. E sem o calendário, não saberia todas as provas a que deveria procurar os seus resultados. Estamos a falar dum número perto dos dois milhares de eventos para andar constantemente a procurar informação da data a realizar, se se confirma ou é alterada, qual a distância, ligações, etc.
Ora o tempo necessário para tal tarefa tornou-se difícil de conciliar com a minha vida, e daí ter decidido que esta era a altura ideal para colocar um ponto final.
Claro que tenho pena, pois custa-me largar algo a que me dediquei tão apaixonadamente nestes 11 anos e meio, mas há sempre maneiras diferentes de ver o mesmo problema. E a maneira com que a vejo é o orgulho que tenho por deixar ao alcance de todos e a qualquer altura, a possibilidade de consultarem o que foram as nossas corridas até ao corrente ano.
Como disse, até 31 de Dezembro irei continuar a colocar os resultados das provas (reais) que eventualmente se disputem (apesar de tudo, têm-se realizado algumas muito poucas).
Naturalmente, se alguém ou alguma entidade pretender tomar mãos à obra e continuar este trabalho a partir de 2021, será com todo o gosto (e felicidade) que fornecerei todos os resultados que tenho arquivados e todos os elementos que ajudam à feitura do mesmo, ajudando na transição e explicação.
Resta-me agradecer a todos os que ajudaram dalguma forma, nomeadamente com o envio de resultados mais antigos, bem como os incentivos que foram dando.
Um abraço a todos! 😊
Caro João,
ResponderExcluirNós é que temos uma dívida de gratidão pelo teu imenso trabalho que dá a todos a possibilidade de terem os seus registos de provas para sempre que queiram consultar.
E, já que as entidades oficiais andam distraídas em não te dar o devido e justo valor, eu, na minha modéstia, envio-te um sincero obrigado.
Abraço
Mike
Happyrun
Muito obrigado Mike! Um abraço
ExcluirNão esperava mas compreendo amigo.
ResponderExcluirO teu calendário e o histórico de classificações são um bem precioso e foram e irão continuar a ser muito úteis.
Nunca será demais agradecer-te por todo o trabalho que tiveste ao longo destes anos! Muito obrigada!
Beijinhos grandes
Muito obrigado Isa! Beijinhos :)
ExcluirObrigado João pelo teu trabalho durante estes anos.
ResponderExcluirObrigado eu, Chakal! Um abraço
ExcluirSe posso falar em nome do pessoal da velha guarda, da malta que organizou ou correu as provas piratas, ou as voltas ou correto só te posso deixar um enorme abraço de reconhecimento pelo enorme trabaho que desenvolveste em prol da história da corrida para todos em Portugal.Acredita que me sinto comovido na hora da tu despedida deste gigantesco trabalho. Ficou um enorme marca na historia da corrida para todos em Portugal. Fico-te imensamente grato Amigo.
ResponderExcluirMuito obrigado Jorge! Um abraço!
ExcluirUm abraço solidário mas, sempre o orgulho prevalecerá acerca do excelente trabalho realizado, fruto de muito e dedicação.
ResponderExcluirBem hajas
Muito obrigado Rui! Um abraço
ExcluirOlá João,
ResponderExcluirNos últimos quatro anos publiquei, no início de Janeiro de cada ano, dois trabalhos estatísticos a que lhes chamo “Dissecando as provas de Trilhos e de Estrada”.
Trabalho exigente e exaustivo, mas sem o imensurável trabalho de arquivo do João Lima jamais chegaria aos resultados que cheguei.
Assim, com esta decisão, que compreendo perfeitamente, mas que a considero tão surpreendente quanto dura para mim, 2020 será também o último ano do “Dissecando as provas de Trilhos e de Estrada”
João, um Abração por tudo o que fizeste pela divulgação e promoção da modalidade e pela estreita colaboração e ajuda que me deste sempre e que foi sempre uma mais-valia para os meus trabalhos!
Obrigado!
Orlando Duarte
Muito obrigado Orlando! E conta com a relação deste ano no final de Dezembro. É é pequena...
ExcluirUm abraço
João, como sabes acompanho o teu trabalho. Como poucos sei que foi um feito de Hércules alimentares este trabalho. Compreendo a tua decisão. Espero que,num projeto da FPA, no qual estou envolvido, possa minorar a falta que este trabalho nos vai fazer sentir. Assim os organizadores se envolvam como esperamos e desejamos. Por tudo... Muito obrigado! Abraço
ResponderExcluirMuito obrigado António Fernandes! Espero que seja possível esse projecto :)
ExcluirUm abraço
Fantástico trabalho! Obrigado!
ResponderExcluirObrigado Miguel! Um abraço
ExcluirOlá João. É com uma enorme tristeza que vejo este calendário/histórico terminar. Segui este calendário durante anos. De longe o mais completo que já encontrei. Fquei a conhecer muitas provas que nunca tinha ouvido falar. Muitas já as fiz, outras estão escritas para serem feitas. Quando um dia as provas voltarem, vai fazer uma falta enorme. Aconselhei esta página a muitos amigos meus por ser "a página" de referência. Parece que quase fiquei órfão de uma parte da corrida. Muito obrigado por todo o trabalho. E as melhoras possíveis e imaginárias para o teu joelho. Abraço.
ResponderExcluirMuito obrigado Vegan Runner! Um abraço
ExcluirUm trabalho exemplar, apaixonado numa linha que defende integralmente um dos princípios basilares da Spiridon "CORREDORES AO SERVIÇO DOS CORREDORES". O amigo Lima num período onde muitos dos que trabalham em torno do nosso desporto visão o lucro mostrou nestes últimos 20 anos que se pode ter uma atividade de cunho profundamente profissional apenas, sim apenas, por gostar de o fazer e não na mira do €... Obrigado pelo teu excelente trabalho!
ResponderExcluirMuito obrigado prof.Mário Machado! :)
ExcluirUm abraço
João, mesmo não acompanhando de perto a esse teu trabalho, já me servi dele para corrigir o ano da minha 1a maratona e faço uma ideia do trabalho que dá manter tal acervo de informação, apenas pelo gozo que te deu fazê-lo ao longo destes anos todos. Mas obviamente tens razão quando afirmas que sobre o mesmo problema, há sempre várias perspectivas e o que é hoje duma maneira, pode alterar-se e de que maneira amanhã. Por isso considera o fim desse belo capítulo, como mais um da tua vida e logo outro se inicia, com novas realidades. Abraço
ResponderExcluirMuito obrigado Alexandre! Um abraço
ExcluirO trabalho voluntário desenvolvido pelo João Lima ao longo destes anos em prol da modalidade na elaboração do calendário das provas e publicação de resultados, é merecedor de mil agradecimentos, não só dos atletas populares como também das várias entidades ligadas ao atletismo. A maior parte das pessoas não imagina o trabalho que dá a elaborar um calendário. Ele era uma grande "muleta" na elaboração da Agenda da Corrida da Revista Atletismo. Da minha parte, muito obrigado pela colaboração prestada. Tudo na vida tem um fim e um princípio.
ResponderExcluirMuito obrigado Sequeira!
ExcluirUm abraço
Só posso agradecer todo o trabalho e horas consumidas a manter este arquivo, algo que nenhuma outra entidade, pública ou privada, teve interesse em fazer e manter.
ResponderExcluirAbraço,
Muito obrigado Hélder! Um abraço
ExcluirOlá de novo João, tudo bem ?
ResponderExcluirEstou-me a preparar para o tempo pós-Calendário João Lima.
O teu calendário como já escrevi várias vezes é o mais complecto de loooonge. Como fazes a procura por provas ? "Goglando" por provas ? Indo a alguns sites ? Gostaria de saber para daqui a uns tempos eu fazer a mesma procura. Obrigado de novo por tudo. Abraço.
Olá Vegan Runner!
ExcluirPassos que dava:
Os que ainda não têm data, estão na área “Datas a Anunciar”. Para as preencher, faço as seguintes pesquisas (todos os sites têm o link em http://joaolima.net/Atletismo_Favoritos.htm):
- Vou à página de todas as Associações de Atletismo (pesquisar no calendário) e ao seu Facebook (em eventos ou notícias). São as seguintes as Associações:
Algarve
Aveiro
Beja
Braga
Bragança
Castelo Branco
Coimbra
Évora
Faial
Guarda
Leiria
Lisboa
Madeira
Portalegre
Porto
Santarém
São Miguel
Setúbal
Terceira
Viana do Castelo
Vila Real
Viseu
- Vou aos seguintes sites e Facebooks destas organizações, procurar pelos calendários e eventos:
A Correr
ADN - Organização de Eventos Desportivos
Atletas.Net
ATRP
ATRP Pro League
Azores Trail
Blog Ultra-Endurance
Carlos Sá Eventos
Chrono
Circuito de Trail do Ribatejo
Circuito do Calcário
Crono Sport
Cronochip
Cyclones
Desportave
Divulgação Eventos Desportivos (FB)
Event Sport
Fama Runners
HMS
Lap2Go
Live Run
Meu Tempo
Minho Aventura FB
Mundo da Corrida
My Race
Off Crono
OMDC Eventos
Portimer
Positive sensations
ProEvents
Programa Nacional Marcha e Corrida
Pronto a Correr (app)
Prozis
Record pessoal
Roteiros Aventura
Run Manager
Run Portugal
Run4Fun
Running Wonders
RunPorto
Stop and Go
Synctime
Terras Aventura
Total Crono
Trail Runner PT (FB)
Trilho Perdido
Troféu Amadora
Troféu Barreiro
Troféu Cascais
Troféu Famalicão
Troféu Loures
Troféu Oeiras
Troféu Seixal
Troféu Sintra
Turres Trail
We Run
Xistarca
99 provas gratuitas FB
99 provas gratuitas Site
- Das provas que não encontro data, vou ao seu site e Facebook, se tiverem, e se não encontrar nada, googlo para ver se encontro qualquer informação. Se não aparecer nada, torno a procurar nas semanas seguintes.
De todas as que têm data, vou confirmando se mantém a mesma data ou houve alguma alteração (acontece mais vezes do que possa parecer). Guardar o(s) site(s) ou Facebook onde fui encontrar a informação, para futura referência.
Novas corridas, ou vão aparecendo nas pesquisas em cima descritas ou ir procurando nas mais diversas notícias.
Muito resumidamente, são estes os passos.
Um abraço e bom trabalho 😊
Muito obrigado Pedro! Um abraço
ResponderExcluir"Muito resumidamente" eh eh eh :) Obrigado de novo. Vou tentar seguir esses passos excepto Trails e Troféus que não faço. #QueTrabalheira :)
ResponderExcluirObrigado pela dedicação. Foi um grande trabalho Ho merecia muito mais crédito. Um abraço
ResponderExcluirMuito obrigado Ricardo! Um abraço
ExcluirAmigo do coração, ainda estou em choque e sem saber muito bem como digerir esta noticia.
ResponderExcluirCompreendo perfeitamente tudo o que sentes e a dor que deve ser ao tomar uma decisão destas.
Compreendo perfeitamente e apoio em 200% a tua decisão...
Mas devo dizer-te que... é uma enorme perda no Atletismo...
Para mim, tu foste um dos enormes responsáveis de fazer crescer o atletismo da forma como cresceu nestes ultimos anos, desde que começaste com este maravilhoso trabalho.
Sempre muito profissional, onde todo o Mundo e quando digo Mundo, é Mundo mesmo, poderia consutar de forma Fácil e rápida tudo o que precisasse em termos de provas nacionais.
Enfim, amigo... sem palavras. mas sempre aqui para te apoiar.
Eu fui a maior sortuda deste Mundo em ter-te conhecido nas corridas e poder ser tua amiga para a vida
OBRIGADA POR TUDO!
ÉS ENORME!
Obrigado pelas tuas palavras, Sandra!
ExcluirBeijinhos :)
Obrig. amigo por toda a informação que nos tens fornecido continua sempre eu agradeço obrig. grande abraço e vamos acreditar que td vai melhorar.
ResponderExcluirAcho que já foi tudo dito aqui em cima. Só te posso fazer uma enorme vénia por um trabalho apenas espectacular. Nem consigo imaginar o que foi dedicar tanto tempo a uma "causa" destas, por carolice pura. Ter um Amor enorme ao atletismo em geral e corrida em particular é apenas o ponto de partida, o resto é tão grandioso que me faltam palavras. Obrigado pelo teu trabalho e que tenhas o merecido "descanso" desta responsabilidade :) ... Um enorme abraço João
ResponderExcluirMuito obrigado Carlos! Grande abraço! :)
ExcluirMuito obrigado pelo seu trabalho, foi uma ferramenta muito útil para mim nestes 6 anos de corrida. Muitas felicidades, obrigado!
ResponderExcluirObrigado eu! Um abraço
ExcluirNão sei se ainda venho acrescentar alguma coisa ao muito que já foi dito, mas não podia deixar de vir deixar o meu obrigada por todo o teu trabalho e dedicação ao longo dos últimos 11 anos. Serás sempre associado a este registo da história do atletismo em Portugal, e serás sempre uma referência, quando quisermos saber alguma coisa sobre provas passadas. Obrigada, obrigada, obrigada!
ResponderExcluirAgora, goza o teu descanso e aproveita o teu tempo livre! Um beijinho
Muito obrigado, Inês! :)
ExcluirBeijinhos