quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O porquê do amarelo

É sabido, e bem visível, que entro nas corridas integralmente equipado de amarelo. O curioso é que esse facto desperta alguma curiosidade em busca da razão.
Diverte-me ouvir algumas perguntas. Se é por uma questão de superstição, promessa, transcendental (?!?), sobressair no pelotão, facilidade de identificação e sei lá que mais.
Mas se sorrio com essas hipóteses, já não achei piada quando na Amadora 2009 ao passarmos junto ao Babilónia, ouvi um espectador gritar "Olha este vaidoso todo de amarelo. Deves ter a mania que és estiloso!". Sim, sei que atleta honrado não tem ouvidos mas apeteceu-me presenteá-lo com algum gesto menos bonito pois faz parte daqueles que olham, vêm e imediatamente julgam e pensam que sabem tudo duma pessoa, sinal destes tempos e das manias de imagem. É que vaidoso e estiloso, para quem me conhece, não cola em nada comigo, mas adiante.
Pois lamento informar mas a razão de me equipar completamente de amarelo não é por uma questão supersticiosa, nenhuma promessa, nada transcendental ou similares, vontade de me distinguir, por ser vaidoso ou estiloso ou outras razões mais.
A razão acaba por ser nem mais do que, simplesmente, gostar do amarelo! E não é pela minha habitual simpatia por quem não é amado, pois o amarelo é tão maltratado que até faz parte do provérbio "Se todos gostassem do mesmo, o que seria do amarelo?".
Sou uma pessoa de sentimentos e emoções que, contrariando o vigente, privilegia o que o coração nos impele em detrimento do que a razão obriga, e a verdade é que o amarelo tem qualquer coisa que me impressiona, cromaticamente falando.
Sempre tive esta paixão pelo amarelo. Em bebé, o meu brinquedo preferido era um urso amarelo, em menino escolhia sempre o peão amarelo nos jogos de tabuleiro, e isso era fácil pois ninguém ligava ao amarelo mas discutiam pelo verde e vermelho. Gostava de comer a sopa num prato amarelo, e por aí adiante.
Quando comecei a entrar em corridas, quis arranjar uma camisola amarela. Depois procurei calções, tendo encontrado entretanto meias e chapéu. Só os sapatos não eram pois posso gostar da cor mas não sou fanático, em primeiro lugar está a comodidade e eficiência e os que tinham eram os melhores para o meu tipo de corrida. Mas eis que necessitava duns novos e apanho uma promoção da Adidas na feira da Vasco da Gama com os Mi Adidas que são feitos consoante a nossa passada. Alinhei nisso e fui surpreendido no final quando disseram que podia escolher a cor que quisesse. E pronto... passei a equipar todo de amarelo nas corridas! Nos treinos é que não pois até tenho que dar uso às muitas camisolas que vamos coleccionando.
E assim, sem ser essa a intenção, quem não sabe o meu nome começou a referenciar-me como o senhor de amarelo, o amarelinho, aquele todo de amarelo e por aí fora, o que também não deixa de ser giro.

Que pode haver uma explicação cientifica para me agradar tanto o amarelo? Poder pode, mas desconheço.
Que corro mais e melhor por estar assim equipado? Não, é a mesma coisa que de qualquer outra forma.
Mas, o que querem, gosto...!

14 comentários:

  1. E eu a pensar que era por causa do nome Lima.

    ResponderExcluir
  2. Também é uma das minhas cores preferidas! A outra é o vermelho.
    Assim quando o encontrar numa prova vou ter a certeza que o reconheço!

    ResponderExcluir
  3. É incrível amigo Mário, vivo comigo há quase 51 anos e ainda não tinha feito essa associação!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. olha João, pois eu, como ligo tanto à imagem (eu?! ah ah), sempre achei absolutamente normal e insignificante o facto de te ver sempre de amarelo, até achava que seria a cor de uma equipa qualquer por quem corresses e cujo equipamento fosse amarelo. Já eu, às vezes tenho mesmo a mania que sou vaidosa e estilosa, ... e por vezes gosto de combinar umas cores e assim... tem dias.

    Gesto feio? Ai ai... É que como as mulheres, e tu tão bem dizes, o Corredor honrado não tem ouvidos, mas deixa lá às vezes tiram-nos mesmo do sério, e eu, mulher e corredora honrada, também já o fiz (num treino por acaso). Hoje, limito-me a sorrir para as "graças", satisfazendo-me pelo facto da minha figura a correr(lenta, gorda, feia, de rastos, etc etc) ser motivo de alegria e felicidade para tristes seres, que à falta de melhor nas suas vidas se divertem e alegram a tentar ofender e enxovalhar os outros. Sorrio apenas.

    Um beijinho João

    ah! E eu por acaso, sempre gostei e gosto muito do amarelo

    Ana Pereira

    ResponderExcluir
  5. Olá amigo de amarelo.

    Para mim é muito bom gostares dessa cor, porque te distingo ao longe : )

    Realmente já ouvi alguns comentários engraçados... mas o facto é que as pessoas começam a conhecer-te pela cor, e quando não estás de amarelo... passas despercebido : )

    Mas amigo,não é em vão que no ciclismo existe o camisola amarela, só as pessoas aplicadas e lutadoras chegam lá : )

    Parabéns pela cor e pela pessoa extraordinaria que és...

    Gostei do comentário do Mário - "LIMA" - Também nunca tinha pensado.

    Sandra

    ResponderExcluir
  6. Ana, uma vez chamaste-me a atenção, e bem, por ter escrito "mero e fraco atleta". Pois hoje tenho que ser eu a chamar-te à razão. Aonde é que te vês como uma figura lenta, gorda, feia, etc.? Que é isso?!? Não posso discordar mais!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Ah ah ah Sandra! Estás a esquecer-te que no ciclismo o camisola amarela é o que vai à frente, não lá para trás! :)

    ResponderExcluir
  8. EU gosto de ver.. é a tua marca, também fica fácil reconhecer para dar um abraço

    ResponderExcluir
  9. Os Amigos do Parque da Paz em Almada correm de amarelo simbolo da Nossa cidade. viteo nosso site. Um grande Abraço Lima
    João Cunha

    ResponderExcluir
  10. O amarelo é a cor do sol e também da alegria, talvez advenha do teu optimismo (pelo que tenho lido) de encarar as situações da vida. Bom domingo!

    ResponderExcluir
  11. Obrigado amigo. Optimismo? Hum... pessimista não serei mas também não serei propriamente optimista. Agora lutador, de encarar de frente os problemas, aí sim.

    Um abraço

    ResponderExcluir