quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Recordações inesquecíveis - Faz hoje 8 anos a minha 1ª Maratona


Temos recordações boas e temos recordações que ficam no baú das mais inesquecíveis. Uma faz hoje 8 anos. 9 de Dezembro de 2012, o dia da minha primeira Maratona!

Quando comecei a correr, achava que 10 km seriam o cume do que conseguiria alcançar, e mesmo assim com muita dificuldade. A minha primeira corrida foi a Mini da Ponte e há a história, já muitas vezes recontada, dum colega ter perguntado se eu iria à Mini ou Meia e a minha convicta resposta foi "Mini! Meia não faço nem nunca farei!". Como seria possível aguentar 21 km? A resposta veio exactamente um ano depois, estreando-me em Meia na mesma Ponte. E foi a meio desse ano de 2007 que sonhei um dia fazer uma Maratona! 

O tempo ia passando, o sonho consolidando mas também a convicção que ainda não tinha capacidades físicas para tal (ainda hoje acredito que, apesar de ter 13 Maratonas no currículo, só as consegui pela parte mental).

Até que participei na Maratona de Lisboa por Estafetas 2011, cabendo-me o primeiro turno. Estando ali no meio daquele pelotão, fez-me decidir que passado um ano tinha que estar nessa mesma linha de partida mas para os completos 42,195.

E foi assim que, na minha 7ª época de corridas estreei-me na que seria a minha única Maratona. Até a ter concluído, nunca pensei em fazer uma 2ª. 

Desconhecia é que se somos mordidos pelo bichinho da Maratona, é um efeito que nunca mais nos larga!

Sobre como foi essa primeira Maratona, nada melhor do que ler o que escrevi na altura, clicando aqui 

Depois, foi o passar a encarar toda o planeamento sempre pensando na próxima Maratona, numa paixão irresistível por essa distância e por tudo o que passamos antes, durante e depois. Sim, sei que há quem não aprecie toda a necessária preparação nos meses anteriores mas para mim sempre foram momentos muito apetecíveis. E o que dizer quando estamos lá dentro e do momento inacreditável de cortar a meta? Só passando por isso!

E foi assim que da única Maratona que faria, passei para 13 concluídas das 14 em que alinhei. Terminei 7 em Portugal (4 no Porto e 1 em Lisboa, Cascais-Lisboa e Aveiro), 5 em Espanha (3 em Sevilha, 1 em Barcelona e Valência) e uma em França (Paris).

Várias outras estavam planeadas. Neste 2020 Madrid em Abril e Málaga em Dezembro, e em 2021 e 2022 Berlim e Loch Ness. Se Paris era a minha Maratona de sonho, Loch Ness era a 2ª.

Quis este maldito vírus que as deste ano, Madrid e Málaga, fossem canceladas, bem como todas as restantes. Mas se voltarão mal haja condições, eu inesperadamente fui forçado a terminar a minha carreira de corredor, passando a caminhante.

Entre lamentar o que fui perder com todas as que planeava e o orgulho de ter conseguido 13 Maratonas, está bem de ver para onde estou virado. Duvidava de conseguir uma e afinal tive 13 recordações inesquecíveis! Cada uma muito especial e que me preenche.

Sei que não é a mesma coisa que correr, que estar no meio dum pelotão tão especial mas se não posso cumprir 42,195 dessa maneira, tentarei como posso. Daí estar no horizonte para 2021 cumprir uma caminhada de 42,195 mas em bom ritmo. Não pode ser estilo a passear até porque imponho limite de tempo a mim próprio. 

E espero que seja apenas a primeira de várias caminhadas na distância mítica. Haja saúde que o resto eu arranjo!


8 comentários:

  1. Grande João.... enorme recordação da qual me lembro bem porque já acompanhava com entusiasmo este teu cantinho mas ainda não nos conhecíamos pessoalmente. Fui reler o relato e estou para aqui a suar dos olhos porque, desculpa-me o termo, foi uma Maratona do ca.... , cheia da amigos à volta como bem mereces. Tb li o meu comentário da altura onde entre outras coisas dizia que só podias ser boa gente com tantos amigos à volta ... felizmente já o comprovei entretanto ... és enorme como pessoa e talvez por agora te conhecer consiga compreender ainda melhor este texto fenomenal sobre a tua primeira Maratona. Um enorme abraço e muita força para essas tuas novas metas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Carlos!
      Fui ler o teu comentário da altura e a minha resposta foi "Havemos de nos conhecer numa corrida!" :)
      Grande abraço

      Excluir
  2. Um dia muito especial! A tua garra e determinação levaram-te até à meta.
    Foi um prazer fazer parte deste dia tão especial. Inspiraste-me a também eu um dia tornar-me maratonista =)
    Beijinhos maratonista

    ResponderExcluir
  3. Fantástico, João.

    E é isto.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Ao ler reparei que temos mais em comum do que eu pensava. Apesar de sempre ter feito vários desportos, a ideia de correr nunca me fez sentido. Fartava-me de correr a jogar à bola, mas correr por correr achava uma coisa sem sentido. A minha primeira experiência de correr foi também na mini da 25 de Abril em 1997, fiz com amigos meio na brincadeira. Mais pela experiência de passar a ponte a pé. Em 98 repeti a dose. Só voltei a fazer algo do género uns 10 anos depois. Entre 2007 e 2012 fiz umas 2 ou 3 minis. Ou era a 25 de Abril ou a Vasco da Gama. E em 2012 ao acabar a Mini da Vasco da Gama, um amigo meu disse-me "Um dias havemos de fazer uma Meia juntos". Ele já fazia algumas, eu nunca tinha feito nada para além destas Minis, nem tinha nenhum desejo de começar a correr, eu sabia tanto de corrida que pensava que essas provas eram só para profissionais... :D Respondi "Tu és maluco ?!? Isso são quantos km ?" Aquela pergunta dele no meu cérebro sou-me assim "Um dia havemos de saltar para um poço sem fundo." Por essa altura durante o verão quando amigos meus estavam de férias e não tinha malta para jogar futebol ou voley, ia para o Jardim da Estrela correr 30m só para fazer algo. Eu não achava piada correr, mas para mim estar parado não era/é opção. Por essa altura a minha namorada teve o seu 1º smartphone. Ela sempre gostou de correr, e ao mostrar-me uma aplicação (Endomondo) achei piada aquilo, contabilizar os km, as médias etc.. E de repente parecia que havia objectivos. Será que amanhã faço uma distância maior em 30m ? E foi assim que comecei a gostar de correr. Agora (como se não houvesse pandemia) só faço Meias maratonas e Maratonas... Para quem nunca achou piada a correr não está mau. E tal como tu, fiz também 3x Sevilha, 1x Valencia e 1x Barcelona... e 1x Bilbau.
    Acho que foi a única coisa da minha vida que me enganei totalmente acerca de algo, no sentido "Eu nunca farei isso. Eu correr ?? Népia. Alguma vez ??"
    Abraço João ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bonita história! Obrigado pela partilha :)
      Eu sempre gostei de ver Atletismo mas isso era coisa para outros já que eu não teria capacidade para correr. E tinha uma paixão grande de ver as Maratonas nos Jogos Olímpicos e Mundiais e achar que eram uns ETs, estarem a correr tanto tempo! Agora acho é que correm muito pouco tempo, eh eh, fazerem 2 horas e pouco para uma distância dessas... são mesmo ETs! Afinal tinha razão :)
      Um abraço e boa continuação de boas corridas! Força!

      Excluir