É com muita satisfação que divulgo esta notícia, tomando a liberdade de a transcrever do site do Jornal Record (escrita por Vìtor Pinto), e endereçando os meus parabéns a Mário Trindade:
A medalha de bronze conquistada por Mário Trindade foi o melhor registo português nos Jogos Mundiais IWAS (Federação Internacional de Desporto para Amputados e em Cadeira de Rodas). que se realizaram em Stadkanaal, na Holanda. O paratleta português, de 38 anos, conquistou o seu melhor resultado de sempre na prova de 200 metros em cadeira de rodas, subindo ao pódio com a marca de 35,54 segundos apesar de utilizar uma cadeira que tinha ficado danificada na viagem e que o impediu de repetir o êxitos noutras provas.
Após uma década de prática desportiva, Mário Trindade conseguiu finalmente um resultado de vulto a nível internacional e que lhe permitiu garantir desde já os mínimos B necessários para a integração do projeto paralímpico com vista ao Brasil'2016. De resto, o corredor nacional ficou a apenas 4 milésimos de segundo dos mínimos A.
Sendo igualmente presidente da ANACR (Associação Nacional de Atletismo em Cadeira de Rodas), Trindade teve de custear a sua participação nos Jogos Internacionais IWAS. Um esforço financeiro muito complicado face à escassez dos seus rendimentos, mas que acabou por ter retorno na pista. Após ter visto as suas limitações serem reclassificadas para a classe T52, o paratleta pode ter agora garantido as condições essenciais para explorar todo o seu potencial e cumprir o sonho de competir nos Jogos Paralímpicos.
Para além do seu intenso trabalho em defesa da causa do desporto para deficientes - ele que ficou paraplégico aos 18 anos - Mário Trindade tornou-se conhecido internacionalmente pelo facto de, a 3 de dezembro de 2007, ter estabelecido em Vila Real o recorde do Guinness de resistência em cadeira de rodas, atingindo os 182,4 quilómetros percorridos em cerca de 18 horas.
O meu abraço a esse grande atleta e o meu obrigado ao João Lima por trazer para as luzes da ribalta um vertente do nosso desporto preferido tão injustamente ignorada!
ResponderExcluirO Mário Trindade está a necessitar de uma cadeira nova e se calhar vai ter que ser feita uma campanha pública nesse sentido já que quem o devia apoiar, o governo, não cumpre com as suas obrigações
Uma excelente ideia! Espaço aberto para sugestões para o que se possa fazer
ExcluirObrigado João,
ResponderExcluirquem é atleta esta habituado a lutar até depois das ultimas forças, esta é uma luta de 10 anos, que sei q vai ser para continuar, mas também sei que ainda não são as minhas ultimas forças. :) obrigado
Mais uma vez, PARABÉNS! :)
ExcluirParabéns pelo resultado! Com tantas condicionantes deve ter um sabor ainda maior.
ResponderExcluirUAU! Muitos parabéns ao Mário Trindade.
ResponderExcluirE teve de custear a sua participação? É o país que temos...
E 182,4 km??? Espectáculo! Nem há palavras.
Grande atleta! Fiquei fã!
Parabéns ao Mário Trindade!
ResponderExcluirUm verdadeiro Herói.
Parabéns, Mário!
ResponderExcluir