Vítor, eu, Isa e Pedro após uns escaldantes 25 kms |
Não, não se trata de nenhuma prova nova nem os célebres 20 kms de Cascais vão aumentar a sua distância. Hoje o treino era de 25 kms e tivemos a ideia de realizar no trajecto dessa corrida, acrescentando mais 2,5 ao retorno, para dar as 5 léguas.
Na realidade, não foi bem assim pois 500 metros antes do retorno decidimos regressar pois os passeios estavam nessa parte cheios de carros e correr na estrada não era boa ideia. Como efectuámos aí menos 1 quilómetro, no regresso fomos pela estrada da Boca do Inferno e demos uma volta na marina, para perfazer 25 kms cuja parte final foi mais complicada pelo calor e o sol já estar a pique.
O grupo foi composto por 3 atletas que se vão estrear na mítíca distância, Isa, Vítor e Pedro, sendo eu o único com uma no currículo. Mas uma em circunstâncias muito diferentes por ter sido em Dezembro, fresquinho, tal como a maior dos longos então efectuados.
Não vale a pena tapar o sol com uma peneira e sabemos, comprovado por estudos, que o nosso rendimento ressente-se de forma significativa à medida que a temperatura vai para dezenas mais escaldantes.
Mesmo assim, fiquei muito satisfeito com este treino, aliviado será a melhor palavra, pois os últimos não tinham saído como queria. Esses, fi-los mas sem aquela margem que desse conforto, ao contrário de hoje.
Como se sabe, uma Maratona é algo de diferente, proporcionando uma antagónica dança de sensações, certezas e níveis de confiança, e esta semana o meu nível de confiança foi abalado por sentir que a coisa não estava a sair como planeava. Daí encarar este treino com muita preocupação mas também empenho.
E saiu tudo bem! Senti-me bem após os primeiros 3 ou 4 quilómetros e com reserva de energia. Acabei desgastado pelo calor, não pelo esforço exclusivo do acto de correr.
Um sinal é que após um treino ou corrida onde me desgasto no limite, no par de horas a seguir nem vontade tenho para comer e hoje almocei bem e com vontade.
Apesar de tudo, uma coisa é certa, dificilmente tornarei a preparar uma Maratona no verão. Até posso realizar uma em Outubro, por exemplo num país onde já está fresco nessa altura. Aí, os treinos nesta estação podem ser 6 da manhã ou final do dia, início da noite. Agora treinar a estas horas é duro. Mas a Maratona a que me propus (e que será o maior desafio que já tentei, mais do que a primeira), parte às 10.05 dum dia potencialmente quente, apenas a terminando entre as 15 e 16 horas, atravessando o período do sol a pique. Portanto... há que dar o corpo ao manifesto!
De realçar a importante parte da hidratação. Aos 5 kms (final da volta inicial pela vila), passámos pelo carro onde recolhemos mais garrafas, e aos 11 e 17 tivemos a simpática colaboração do casal Joana / Rúben que dedicaram uma parte duma manhã de domingo a ajudar aqueles loucos que correm! Uma vez mais, obrigado!
Já disse à Isa e volto a repetir: vai fazer frio e cair granizo no dia da Maratona hi hi hi hi hi
ResponderExcluirO granizo dispenso, mas o que não dava para estar frio!!! :)
ExcluirParabéns pelo treino! O vosso esforço deve ser algo comparável a correr na areia... Em Outubro vão voar :)
ResponderExcluirAbraço
Pois não sei porque nunca corri na areia! :)
ExcluirUm abraço
Olá João,
ResponderExcluirConcordo com o Jorge Branco :)
Ainda nos vamos rir nesse dia, mas pelo prazer de termos fresquinho :)
Beijinhos
O que eu me ria!!!!!! :)
ExcluirBeijinhos
Por acaso aqui de que o Jorge fala já me tinha lembrado hahaha
ResponderExcluirFaço sol ou chuva, vocês estarão mais que preparados para a enfrentar!! Disso eu tenho a certeza!
Boa continuação de treinos
Beijinhos
Certezas nunca pode haver numa Maratona... Apenas a certeza que se vai dar tudo! :)
ExcluirBeijinhos
É sempre a "facturar"! Força!
ResponderExcluirAbraço!!!
Espero que tanta factura não dê em falência, he he!
ExcluirUm abraço
Tenho grande respeito por estes vossos treinos - isso com calor é do caraças :D ... hoje senti isso na pele, na 2ª parte do meu longo (e foi entre 8 e 9 da manhã), tive dificuldades para acabar o treino previsto.
ResponderExcluirMuita força para continuarem o V/ caminho.
Abraço
Obrigado Carlos. Não é fácil com estas temperaturas...
ExcluirUm abraço
Não é realmente facil correr com tanto calor .Mas como estão a preparar a maratona penso ser aconselhavel correr á hora que a mesma se vai realizar para habituar o corpo a um esforço muito próximo do que vão encontrar.Fico feliz por saber (tal como eu previa) que o João ficou a gostar das longas distancias e vai repetir .abraço
ResponderExcluirÉ um desafio de muito difícil superação
ExcluirUm abraço
Foi um óptimo treino. Principalmente até por volta dos 20 km, a partir daí já foi a sofrer um bocado.
ResponderExcluirNa próxima semana descansamos dos treinos ao calor e vai saber-nos muito bem :)
Beijinhos e boa semana!
Do calor não sei se descansamos mas do sol a pique, sim!!!
ExcluirBeijinhos
Olá João,
ResponderExcluirRealmente no domingo as coisas não estiveram fáceis lá para as bandas do Guincho, o calor provoca um desgaste extra (não me canso de o dizer), vai ser um problema que vamos ter que enfrentar no dia da prova.
Comecei o treino por volta das 0700 e terminei ás 0930, sensivelmente, acabei por apanhar muito calor só no regresso que é a parte mais difícil do percurso que faço por ter cerca de 4Kms praticamente sempre a subir até ao final (pode ser que seja uma ajuda no futuro, quem sabe).
Como o que tem que ser tem muita força, faça sol ou faça chuva, cá vamos continuando os nossos treinos rumo à maratona.
Continuação de bons treinos, já falta pouco para acabar esta fase, também ela difícil de efectuar.
Manuel Nunes
É isso, caro amigo. Força para a continuação de bons treinos
ExcluirUm abraço
Foi um treino muito bom!
ResponderExcluirO calor foi o grande adversário.
Obrigado pela companhia.
Abraço
O calor, em especial a partir do meio-dia
ExcluirUm abraço