É o cartaz que o diz: Elite na Meia de Cascais! Ou os cinco 4 ao Km presentes: Vitor, Isa, eu, João Cravo e Aurélio |
Herdeira dos 20 Km de Cascais, realizou-se hoje a 3ª edição da Meia-Maratona de Cascais, como sempre com o superior selo de qualidade da HMS e que contou com 2.114 classificados, numa constância de registo, dado que nas 3 edições temos a seguinte sequência de classificados: 2.167 - 2.104 - 2.114, portanto sempre na casa dos 2.100.
Os vencedores foram Nikki Johnstone e Joana Fonseca. Nikki Johnstone é alemão e tem uma particularidade, o muito peculiar recorde de homem mais rápido do mundo a correr uma Maratona disfarçado de Elvis Presley com 2:37:04 em Berlim 2018. Sabemos que transformaram o Elvis num mito mas existirem records mundiais para quem corre disfarçado de Elvis Presley, não será demais? :)
O tempo esteve óptimo para a prática da modalidade, o que implica quase ausência de vento. E falar em ida ao Guincho, é sempre recear o vento pois se está vento na vila, no Guincho está muito vento! Mas até isso colaborou com todos nós. (Este parágrafo não ficou muito bem pois repeti a palavra vento 4 vezes! Olha, passou a cinco!)
Tinha uma certa incógnita de como reagiria nesta Meia. Como se recordarão, a Maratona de Sevilha foi muito dura pelo desarranjo intestinal antes da prova e que condicionou não só a corrida como a recuperação que foi a mais lenta recuperação das minhas 11 Maratonas. (Agora repeti a palavra recuperação. Ai ai que hoje o texto não está muito bem...)
Como sempre, dei um descanso de 5 dias e recomecei os treinos no sábado com 10 km feitos na demasiada lenta marca de 1.10, imaginem!!! No dia seguinte novo treino de 10 e melhorei para 1.06, para no dia seguinte já ter sido 1.00, com a 1ª metade em 32 minutos e a segunda em 28, demonstrando estar no bom caminho. Continuei a progredir mas de 5ª a sábado foram dias muito duros com o falecimento do meu cunhado.
Esta Meia, sendo duas semanas após Sevilha, foi idealizada para ser a um ritmo calmo e foi assim que parti. Até pouco antes dos 3 km fui junto ao João Cravo mas depois acalmei o ritmo para perto dos 5 tornar a apanhá-lo e não mais o largar.
Ao 2º Km (Foto Fernanda Silva) |
Ao 4º Km (Foto Fernanda Silva) |
O ritmo não era tão calmo como idealizei mas sendo confortável tornava-o bastante bom.
Pouco depois dos 10 senti que estava com força para aguentar bem o resto e sentindo o João Cravo bem, o objectivo passou a ser tentar colaborar o que pudesse para o João bater o seu record de Meia-Maratona que se situava em 2.08.52
A média dava para 2.07 mas após o retorno aumentámos o ritmo qb e fomos ganhando posições.
Aos 16 o João já manifestava algum desgaste mas sem prejudicar o cronómetro. Tentei incutir-lhe alguma motivação para não descrer, estando tão perto do objectivo, numa altura que o relógio apontava para 2.06 alto a 2.07 baixo. Sem quebra, o objectivo iria ser alcançado.
Já a cheirar a meta no último quilómetro o João foi buscar as energias de reserva e já a descermos para a meta vi que até talvez fosse possível o minuto 5. Muito apertado mas vamos a isso.
Cortámos a meta em 2.05.59 nos nossos relógios, o que foi um bónus adicional. O João bateu assim o seu record por quase 3 minutos. E essa perspectiva impediu-me de sentir o esforço pois estava focado em tentar ajudar no que fosse possível.
No iniciar o relógio na partida e ao desligar na meta, pode haver uma muito pequena diferença de 1 segundo pois nem sempre conseguimos fazer exactamente no ponto certo ao centímetro. E foi o que sucedeu. Ao consultar a classificação, a constatação que afinal fizemos 2.06.00
Para mim nada altera mas foi pena para o João pois assim o seu record ficava na casa das 2.05 mas isso é o menos. Esteve muito bem, como está qualquer atleta que logra a sua melhor marca de sempre. Muitos parabéns João! :)
Foi o meu 21º melhor tempo em 61 Meias-Maratonas, claramente na primeira metade, o que para uma Meia sem atacar nos limites foi muito bom. Igualmente muito positivo ter passado aos 10 km no lugar 1847 e terminado em 1661, significando que ultrapassámos 186 atletas nos últimos 11 quilómetros, sinal que íamos bem.
Foi o meu 21º melhor tempo em 61 Meias-Maratonas, claramente na primeira metade, o que para uma Meia sem atacar nos limites foi muito bom. Igualmente muito positivo ter passado aos 10 km no lugar 1847 e terminado em 1661, significando que ultrapassámos 186 atletas nos últimos 11 quilómetros, sinal que íamos bem.
Para a semana a única corrida mais curta até à Maratona da Europa em Aveiro, a Corrida Salesianos com 10 quilómetros. E por falar na Maratona... faltam 8 semanas!
Uma óptima semana a todos!
Antes demais os meus sentimentos pelo falecimento do teu cunhado.
ResponderExcluirQuanto à prova, mais uma meia corrida sem ir aos limites, sinal que a coisa está a recuperar bem para a 12ª já daqui a menos que dois meses. E foste uma lebre de luxo para o João!!! :) … este fim de semana estive pela Amadora e fui correr duas vezes, mas procurando trilhos e desnível … anda pensei em chatear-te para um café mas o programa estava muito apertado. Fica para uma próxima.
Grande abraço e força nessas canetas
Muito obrigado Carlos!
ExcluirOlha que pena não teres "chateado"! Fica para a próxima.
Um abraço
João, os meus sentimentos pelo teu cunhado.
ResponderExcluirQuanto à Meia Maratona mais uma vez muitos parabéns!
Um dia quero ser como tu e ir distraída das minhas dores enquanto vou a motivar outros. Para já tenho de me contentar em ser motivada... Ahahahah
Boa recuperação!
Beijinhos
Muito obrigado Fabiana e muitos parabéns pela tua resiliência em teres ido até ao fim.
ExcluirForça, muita força para a preparação dos ovos moles :)
Beijinhos
Foi mesmo uma grande ajuda João. Se não fosses tu a partir dos 16km de certeza que não tinha conseguido manter o ritmo a que vínhamos e se calhar nem no minuto 7 ou 8 ficava.
ResponderExcluirMuito, muito obrigado.
Grande abraço
João, foste tu, as tuas pernas e pulmão que conseguiram o record :)
ExcluirGrande abraço e muita força para daqui a pouco mais dum mês!
João, mais uma meia maratona, mais uma manhã com amigos, é disto que a malta gosta:)
ResponderExcluirE ajuda um pouco, a esquecer as coisas más que acontecem.
Uma prova muito bem organizada e com muitos atletas, para continuar a participar.
Abraço
Se ajuda, Vitor!
ExcluirE como dizia o outro "é disto que o meu povo gosta!" :)
Grande abraço e boas corridas
Caro João,
ResponderExcluirA lebre cumpriu bem o seu desiderato na ajuda ao amigo.
Parabéns.
E, mais uma meia a juntar a tantas outras, não é?
Nós, apesar da forma não ser brilhante, estamos de partida para a meia de .......... Haia, ou Den Haag como dizem os holandeses :)
Gr abraço
MIKE
Happyrun
Muito obrigado Mike e que tudo corra pelo melhor em Haia.
ExcluirForça! Fico a aguardar boas notícias!!!
Grande abraço
Fizeram uma fantástica corrida culminando com novo recorde para o Cravo.
ResponderExcluirFoi uma manhã muito bem passada entre amigos.
Beijinhos
P.s. A nossa selfie ficou mesmo fixe! Percebe-se que foi tirada por uma grande fotógrafa ;)
Excelente manhã entre grandes amigos :)
ExcluirDa selfie não se esperava outra coisa da especialista mundial em selfies!!! :)
Beijinhos e boas corridas
Muitos parabéns pela tua prova, João! Tinhas uma excelente missão e ainda bem que conseguiram cumpri-la :) A corrida também é feita destas pequenas coisas!
ResponderExcluirEspero que já estejas totalmente recuperado e que assim se mantenha nas próximas 8 semanas menos uns dias... Está quase!
Um beijinho
Sim... aproxima-se a passos largos! :)
ExcluirMuito obrigado e muita força para a tua preparação.
Beijinhos :)