sexta-feira, 27 de julho de 2012

Socorro! Vem aí os entendidos



Hibernam durante 4 anos. Disputam-se campeonatos mundiais e europeus, onde os nossos atletas obtêm resultados de relevo trabalhando no duro nesta modalidade que não permite descanso, e aos entendidos tudo lhes passa. Até que aparecem os mediáticos Jogos Olímpicos. Com os holofotes bem apontados, os entendidos acordam e, de repente, sabem tudo, tornando-se donos da verdade.
Pior que se julgarem conhecedores de tudo, tudo exigem, como se este fosse um desporto fácil e onde os restantes não contam, esquecendo-se que só está presente a nata da nata, e onde a simples presença é desde já uma vitória e reconhecimento de todo o valor.

E durante estas semanas, vamos ouvir os disparates habituais, a crítica apontada a quem não trouxe a "obrigatória" medalha, "que é para isso que lhes pagamos", como a ignorante voz popular referiu algumas vezes aquando Pequim. 
Se em todos os Jogos aparecem os entendidos, em Pequim raiou o exagero. Aqui talvez por culpa de quem está sentado numa secretária e prometeu 4 a 5 medalhas!
O tempo foi passando e, como não aparecia uma, começou o fado. Olhando para a lista de países com medalhas, onde estavam cerca de 40 nações, o gozo era imediato pois éramos dos poucos países, diziam, que ainda não tinham nenhuma. Dos poucos? Nós e outros 160...
Até que apareceu a da Vanessa Fernandes no Triatlo e o disparate continuou, pelo simples facto de não ser de ouro, como ela "era obrigada" a ganhar e para o qual os entendidos tinham, coitados, acordado cedo para poder ver! Virou-se então tudo para o Atletismo que ia começar. E os entendidos não olhavam para a concorrência, nem para marcas, nem para a honra de lugar de finalista. Não alcança medalha, bota-abaixo! Foi assim em Pequim, onde uma nova modalidade nasceu, o criticar as declarações de atletas, ignorando o que é falar a seguir a um esforço tremendo.

Foi então que um brilhante atleta português de nível mundial, o primeiro nesta especialidade, foi vítima da frustração dos entendidos. Ainda hoje alguns desses referem a frase que apenas reflectiu a frustração do resultado, de quem tanto trabalhou para lá chegar. E podem continuar a falar na frase mas quantos deles sabem qual a especialidade deste atleta e todos os records nacionais que já alcançou, com valores inimagináveis há bem pouco tempo? Poucos... pois hibernam foram dos Jogos.
Aí, o Comité Olímpico Português teve uma atitude deplorável que foi ceder à ignorante voz popular e castigar o atleta expulsando-o da aldeia olímpica! Pena que o mesmo Comité não tenha levado um cartão vermelho pela sua atitude demagógica...

Até que surgiu uma medalha de ouro e a vergonha de não merecer num conhecido diário desportivo a mínima referência na 1ª página, revelando que os entendidos estão espalhados por todo o lado.

Enfim, se os nossos atletas alcançaram resultados de muito mérito, também se assistiu a lamentáveis e injustificadas críticas que apenas revelam ignorância. E a ignorância marcou pontos de tal maneira que houve quem julgasse que os jogos eram numa cidade chamada Beijing e riam de quem falava em Pequim. 
Provavelmente os deste ano são em London e não Londres...

Dos fracos não deverá a história rezar e, talvez, não devesse estar a perder tempo a escrever sobre factos que magoaram há 4 anos, pois magoa-me ouvir críticas injustas de quem nada percebe sobre o grande esforço dos nossos atletas que, façam o que fizerem, alcancem o que alcançarem, vão ficar esquecidos para grande parte das pessoas durante 4 anos. 
4 anos onde trabalharão no duro, muitos sem condições aceitáveis, sujeitos a muito, para chegarem ao sonho de serem olímpicos.

E é a eles, no dia da cerimónia de abertura, que desejo a melhor sorte possível, numa participação de grande honra.

Vivam os nossos briosos atletas!

9 comentários:

  1. E quem escreve assim, não é gago :)

    João, concordo plenamente com as tuas palavras...

    Mas neste País o mais fácil é dizer mal... em tudo...

    Portanto o que tenho a dizer neste momento é - Toda a sorte do Mundo aos nossos atletas e que tudo lhes corra pelo melhor :)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. João, excelente texto e notáveis observações sobre os "entendidos", aos quais eu, talvez por desencanto ou, talvez por não me merecerem qualquer respeito, os apelido já há muito tempo, de "abutres".
    Acima de tudo, e permite-me que faça minhas essas sábias palavras, desejo a melhor das sortes a toda a comitiva olímpica que estará em Londres nesta XXX Olímpiada da Era Moderna.
    Um abraço amigo.
    Amável Luz

    ResponderExcluir
  3. João,concordo totalmente consigo. São os pseudo entendidos.

    ResponderExcluir
  4. Simplesmente quero aplaudir de pé!
    Magistral!
    Vou dar o devido destaque nos aplauso para lá no UK.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, João! Belo texto! E votos de "a melhor participação possível" para os nossos atletas que, eu sei, qualquer que seja o resultado, nos vão fazer "sofrer" durante as competições a que pudermos assistir (pela TV). Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Viva!!
    Vou partilhar, já que os jornais nacionais pouco falaram disso.
    bj, eugénia

    ResponderExcluir
  7. João

    Melhor que te dar os parabéns pela excelência deste teu texto é partilhá-lo. Já o fiz. Este teu tema merece o destaque que se impõe!

    Quem vai aos Jogos, é já por si, um vencedor!

    Abs.

    ResponderExcluir