domingo, 15 de julho de 2012

Memorial Francisco Lázaro



No exacto dia que passam 100 anos da morte do maratonista português Francisco Lázaro, em virtude da sua participação na Maratona Olímpica de Estocolmo 1912 disputada na véspera, realizou-se uma corrida com o seu centro em Benfica onde Lázaro vivia, sendo esta a melhor forma de o homenagear, correndo.


Com partida no exterior e chegada no interior do Campo de Jogos Francisco Lázaro, pertença do Clube Futebol Benfica (popularizado como Fófó), os 10 quilómetros foram um misto de percurso agradável e selectivo, tendo o calor sido suavizado por algum vento que refrescou sem cortar o ritmo dos 371 atletas que em boa hora se inscreveram para este evento em que a Xistarca e  a Associação de Atletismo de Lisboa não quiseram deixar de recordar o nosso atleta.

Competitivamente e para a história, ficam os nomes de Fábio Oliveira e Lucília Soares como os vencedores absolutos.



Fábio Oliveira da Odimarq Alumínios cumpriu o percurso em 33.32 batendo ao sprint e por 1 segundo Pedro Arsénio do Mata Benfica. Em 3º, a 1.29, Paulo Aldeagas do Diana.




A veterana Lucília Soares do Benfica não deixou os seus créditos por mãos (neste caso pernas) alheias e triunfou em 40.49, com Raquel Cabaço do Diana a 1.20 e Alexandra Alves da Açoreana a completar o pódio em 43.31, num pelotão que reuniu 45 atletas femininas ( 12,1%)

Colectivamente, o pódio foi composto por Oeste Running, Futebol Benfica e Toledo.



14 horas após ter cortado a meta na Lagoa de Santo André e cinco horitas de sono, fiz uma prova muito semelhante à de ontem, registando 59.25, mais 10 segundos que na véspera.
Depois duma semana muito complicada a nível pessoal e com paragem forçada, o ter concluído assim as duas provas de seguida foi muito satisfatório.

No final, oferta duma mochila alusiva e duma bonita t-shirt técnica com a imagem de Francisco Lázaro, que pode ser vista na fotografia em baixo.








Um comentário:

  1. Rapaz estas mesmo com espirito de Maratonista!
    Não há "moscas",nem outras adversidades, que te derrubem!
    És uma fonte de inspiração para aquela minha ideia, maluca, em Setembro.
    FORÇA CAMPEÃO!

    ResponderExcluir