terça-feira, 31 de julho de 2012

Ainda não conhece a fabulosa Meia das Lampas?


Com Julho acabado e o Agosto a entrar, Setembro aproxima-se, sendo conveniente começar a definir o calendário próximo.

E em Setembro o que temos? Uma fabulosa Meia-Maratona que muito bom atleta ainda não conhece, estando em boa altura para o fazer. Estou a falar da Meia-Maratona de S. João das Lampas, a 2ª mais antiga em actividade, apenas batida pela "Mãe" Nazaré, disputando-se ininterruptamente desde 1977 e chegando este ano à bonita soma de 36 edições.

Esta prova também é conhecida por Meia das Rampas, sendo este título dito de duas formas, tanto carinhoso como temido, devido às suas subidas, algo que tem inibido alguns atletas de a conhecerem.
Mas quem é atleta de estrada sabe que esta tanto pode subir como descer, quem prefere apenas plano tem a pista, e sabe também que são os desafios que mais satisfação nos proporcionam quando os terminamos.
Subidas? Sim, algumas mas nada que não se faça, e quem gosta de descidas sabe que se a partida e chegada são no mesmo local, tudo que sobe acaba por descer.

Isto tudo para dizer que não podem perder esta prova pois, além dum percurso bonito e aliciante, o que a marca de forma inesquecível são as suas gentes e organização, tornando-a ímpar.
Aliás, não é por acaso que a organização está a cargo dum conhecido Cidadão de Corrida, o inconfundível Fernando Andrade.

E porque os números também fazem parte da história, aqui vão alguns:

A 1ª edição contou com 19 atletas. A centena (exacta) chegou na 4ª edição (1980). O record de participação está em 600 atletas em 1986, sendo que no ano seguinte também ultrapassou o meio milhar (518). Seguiram-se 23 anos sempre na casa das 2 e 3 centenas, para no ano passado registar significativa subida com 420 classificados, a 3ª melhor participação de sempre e a melhor desde 1987.

Desde que a prova é certificada (1993), os records do percurso pertencem a Peter Korir (1.04.58) e Flora Kandie (1.15.20), ambos quenianos e ambos alcançados em 2007.

Em termos de vitórias masculinas, as 35 edições contam com 25 vencedores diferentes, com Carlos Capítulo a triunfar por 6 vezes nos 7 primeiros anos. 
Alcídio Costa, António Riscado, Joaquim Pinheiro, Luís Jesus e Rafael Marques venceram por 2 vezes e um grupo de 19 atletas por uma.

No sector feminino e em 31 edições (nos 5 primeiros anos por 4 vezes não houve senhoras a competir), a mais vitoriosa também conta com 6 triunfos e 4 consecutivos, Lucília Soares. 
Destaque também para Helena Sampaio, tetra-vencedora, Conceição Pereira e Elvira Ferreira por 2 vezes.
17 atletas venceram por uma vez.

O total de participação nestes 35 anos é de 9.288 atletas

Pode verificar todos os resultados e classificações completas aqui

Para terminar, realce para o bonito efeito da edição deste ano que pode ser visto na imagem que encima este artigo. 
E com toda a razão, pois esta é uma prova que fica no coração! 

7 comentários:

  1. Sei que dar palpites pode não ser muito correto, mas, correndo o risco de parecer um daqueles "entendidos" (o João bem os caraterizou!), atrevo-me a dizer que este ano o recorde de participação da Meia das Lampas vai cair... isto se atendermos à forma como a prova está a ser acarinhada. Não a conheço, mas é algo que se sente.

    ResponderExcluir
  2. Eu gostava de participar mas como novato que sou a 8 de setembro é ainda cedo para a minha estreia. Vou treinar mais uns dias e vou tentar no final do mês a da vasco da gama.
    Mas para o ano que vem lá estarei, excepto se o corpo ou algum problema na vida não me permitam.

    Bons treinos e melhores corridas!!!

    ResponderExcluir
  3. Foi segunda meia maratona da minha modesta carreira de corredor de pelotão.
    Corria pela primeira vez em 1983!
    Depois, questões várias e pessoais, afastaram-me da prova.
    A dois anos voltei lá para fazer a mini e, desafiado pelo Fernando Andrade, o ano passado fiz a meia.
    Conto voltar lá este ano.
    Ninguém em Portugal pode considerar a sua carreia de participante em meias maratonas completa sem alinhar nesta prova em que cada atleta é tratado com um carinho especial.
    Um prova feita com amor por corredores e para corredores.
    O meu obrigado ao Fernando Andrade e a toda a equipe que monta esta bela prova.

    ResponderExcluir
  4. Sempre me meteram muito medo com a Meia de s.João das Lampas! Era praticamente um papão, uma coisa do outro mundo que me desaconselhavam pela sua dureza!

    Fi-la pela 1ª vez há já uns anos e.... e??? Não é fácil, não é Meia para se correr a pensar em bater records, mas.... faz-se muitíssimo bem!!! Há subidas? Sim! Também há descidas! E as subidas não são nada por aí além!!!

    Fiquei fã, pela forma como trata os atletas. Pela sua essência, prova de grande carisma, onde somos acarinhados. Desde esse ano, que lá vou todos os anos, e se não tiver treinos para a Meia, faço a Mini. Mas este ano, quero voltar a correr a Meia, a 36ª Meia Maratona de S.João das Lampas e já estou inscrita!

    ResponderExcluir
  5. Já estou inscrito e ansioso.
    O meu pai correu-a várias vezes, enquanto a saúde o permitiu, e só a elogia. Talvez este ano ele a volte a fazer, mas só como meia-maratona fotográfica.
    Amigo Carlos Castro, sendo esta a minha primeira "Lampas" pelo menos haverá +1 que nas edições anteriores. :)

    ResponderExcluir
  6. Amigo João
    Muitíssimo obrigado por este excelente texto e pela amabilidade das palavras nele contidas. São estas mensagens a principal divulgação que se faz desta prova, que é pouco mediática, mas que tem a suprema virtude de ter muitos amigos, que se encarregam de fazer o trabalho que competiria à organização. E tenho a certeza que não existe cartaz mais credível do que o testemunho de quem nos conhece.
    Agradeço muito ao João Lima pelo texto, bem como aos comentadores Carlos Castro, Fernando Silva, Jorge Branco, Ana Pereira e Pedro Carvalho, que me antecederam e que, nos respectivos blogues têm feito um intenso trabalho de divulgação da MMSJL que, no fundo, não é minha nem da organização que dirijo, mas de todos os que gostam dela. Bem Hajam.

    ResponderExcluir
  7. Companheiros, a prova é uma brincadeira comparada com uma milha, como dizem os corredores com mais kms 'a milha é partir a sofrer e chegar a morrer', para 1/2 Maratona de São João das Lampas é com diz Dean Karnazes 'é só colocar um pé á frente do outro'.
    Boa prova para todos.
    Álvaro Pinto

    ResponderExcluir