terça-feira, 8 de maio de 2012

Opinando sobre a Corrida pela Selecção

Dia 2 de Junho, simultaneamente em Oeiras, Porto e Faro, terá lugar a Corrida pela Selecção, cuja página pode ser consultada aqui, com a intenção de prestar apoio à selecção nacional de Futebol que vai disputar o respectivo Europeu.

Como pontos prévios, faço notar que considero sempre muito positivo toda e qualquer nova corrida, pela intenção de possibilitar a prática a um maior número de pessoas, tal como estou com a selecção para a melhor prestação possível nesta importante competição.

Dito isto, não posso deixar de admitir que esta realização me faz algumas cócegas. Não pelo que indiquei mas porque não gosto que se coce sempre para o mesmo lado.

Se é politicamente correcto (termo muito em voga hoje em dia) apoiar a 100% sempre que se trate duma manifestação futebolística, lamento que nada se faça quando falamos doutras modalidades, sendo que algumas, como o nosso Atletismo, têm proporcionado as maiores glórias desportivas ao país.

Transformou-se o Futebol em algo a roçar uma religião, em posição diametralmente oposta aos restantes desportos.
Certo que se pode argumentar que tem maior número de seguidores (mas também de  polémicas, violência e outros assuntos que não vêm à baila), mas não nos podemos esquecer que a maioria das pessoas consome o que lhe colocam à frente. 

Há uma razão para que há uns bons anos atrás o interesse pelo Atletismo (por parte do público em geral) fosse bastante superior, com bancadas bem compostas nos nacionais (basta procurar por fotografias da época). As pessoas eram informadas pela televisão, rádio e jornais generalistas sobre o que se passava. Entusiasmavam-se e seguiam. 
Hoje, o contacto para grande parte são os Jogos Olímpicos, mediáticos, só ouvindo nomes dos nossos heróis de 4 em 4 anos, colocando logo um grau de exigência irracional e típico de quem está a anos-luz da realidade. O próprio Mundial passa praticamente ao lado.

Não imagino como seria se ganhássemos um Europeu de Futebol e o endeusamento que se faria por tão hercúlea tarefa, mas quantos campeões europeus, mundiais e olímpicos o Atletismo já deu ao país? Recordo que um dos mais importantes diários desportivos nem uma breve referência colocou na sua primeira página aquando da medalha de ouro olímpica do Nélson Évora em Pequim 2008, confirmando a aberrante ditadura editorial em prol do Futebol!

Espero que não confundam onde pretendo chegar, e notem os meus pontos prévios. Nada contra esta corrida, muito pelo contrário, mas quando se coça tudo para um lado e nada para o outro, desculpem o meu hipotético mau feitio, mas não gosto!


Os nossos bravos, brilhantes e esforçados atletas merecem uma atenção e carinho muito maior por parte dos portugueses.

Nota - Falei sempre em nome do Atletismo porque é a "minha dama" mas englobo todos os desportos como merecedores de mais e não apenas umas migalhas deixadas no chão.

7 comentários:

  1. João plenamente de acordo. Quando é noticiado que à atletas que não podem ir competir por dificuldades financeiras das federações não se compreende a necessidade de apoio a uns atletas que nunca ganharam nada, e não vejo perspectivas de virem a ganhar (excepto mais uns euros nas contas bancárias). Note-se que eu também gosto de futebol.

    ResponderExcluir
  2. Também já andava com uma “comichão” semelhante!
    Ainda pensei escrever sobre o assunto mas a verdade é que não tinha grande vontade de dar muito protagonismo ao evento.
    Depois no meio disto ainda há a promoção que é dada a um banco (bem sei que deve ser a contrapartida do apoio que essa entidade bancaria dá) e isso ainda me provoca mais “comichão”!
    E porque raio o atletismo tem que servir de apoio á selecção nacional quando o futebol “abafa” por completo todos os grandiosos feitos do “nosso” atletismo”.
    Note-se que gosto muito de futebol (não gosto é do que se passa em torno do mesmo) e apoio 100% a selecção mas nesse evento não me apanham! A “comichão” ainda era capaz de se transformar nalguma infecção cutânea!

    ResponderExcluir
  3. Olá João.
    Concordo plenamente. Sabemos que os "media" andam ao sabor das audiências e, quer gostemos quer não, é assim em todo o lado. E os culpados somos "todos nós" que absorvemos essa discrepância informativa onde só o futebol vende.
    Eu prefiro ver "o copo meio cheio", quero acreditar que se aproveitou a "desculpa" da selecção para pôr o pessoal a correr. E se foi assim, porque não?
    E eu vou lá estar, a correr!!!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Sigo o seu blogue e concordo totalmente.Eu gosto de futebol, mas a verdade é que qualquer jogador júnior de futebol é mais considerado do que os atletas de outras modalidades, apesar de darem muito a Portugal.

    ResponderExcluir
  5. Amigo João,
    Não é a primeira vez (nem vai ser a última, certamente) que reparo que estamos em sintonia, relativamente a determinados pontos de vista. E este é mais um exemplo! Escrevi ontem um texto com o título "Desporto dos pobres apoia futebol dos milhões". Não o publiquei nem vou fazê-lo... por capricho, talvez. Mas o conteúdo era muito parecido com o desta bela refleção que aqui deixas.
    No fundo, sinto um certo orgulho... talvez até um sentimento semelhante ao de quem "consumou uma vingança" ou vê ser-lhe reconhecida a razão. O futebol precisa de "nós"!... E não creio que alguma vez se faça um jogo... em prol de qualquer comitiva olímpica de uma modalidade "pobre".
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Caro João Lima;

    estou plenamente de acordo, com todos os seus argumentos aqui colocados nesta reflexão.
    Existem muitas maneiras de apoiar a selecção de futebol, e certamente a organização ao se ter lembrado que é um desporto que arrasta muita gente atraz, e então cá vai disto em nome do "tal importante apoio".

    Isto só acontece num país que não tem política desportiva, onde existe grandes carências que apoio, incentivos, e estrutura organizativa. Se tal existisse, tinhamos milhares de pessoas a apoiar os atletas quando se realizam provas de atletismo, e não era necessárias actividades extras a apoiar uma selecção de futebol, porque existia aquilo que em tempos ( há mais de 35 anos !) já existiu, DESPORTO PARA TODOS.

    Força.....um abraço
    josé xavier

    http://josexavier1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Caro João
    Concordando com os princípios (já o escrevi em diversos sítios) não concordo com a ideia de que estamos a ser usados em favor do futebol. Podemos estar à boleia, é certo, mas o que teremos a perder com isso? Não será bom que haja visibilildade pela grande mediatização que o evento terá? Pôr o Norte, o Centro e o Sul, envolvidos numa mesma manifestação, não será um bom contributo para o sentimento comum de coesão nacional? Que ganharemos nós com uma espécie de "orgulhosamente sós"?
    A malta quer é correr e se há uma oportunidade para uma grande Corrida, vamos dar-nos ao luxo de a recusar só por causa do pensamento na Selecção? Quem quiser pensa noutra coisa qualquer.
    Bom, mas se calhar sou eu que estou a ficar "caquético" pois a grande maioria dos comentários que tenho lido a este propósito, neste e noutros locais, acham que esta Corrida é mal "enjorcada". Mas eu tenho dificuldade em entender as coisas assim.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir