sexta-feira, 13 de maio de 2011

Polónia escolhida para o Mundial de Corta-Mato 2013

Bydgoszcz é uma cidade do norte da Polónia com cerca de 370.000 habitantes. Fica na margem do rio Brahe, que comunica com o canal de Bydgoszcz (extenso em 25 quilómetros).
Pertenceu à Prússia entre 1772 a 1919 e durante anos os seus habitantes tiveram um conflito ideológico histórico com a cidade vizinha de Torun, conflito que hoje em dia apenas sobrevive nalgumas anedotas mais ou menos sarcásticas que cada lado lança sobre o outro.
Possuindo várias indústrias (eléctrica, química e alimentar) conta com uma universidade de engenharia e constitui um nó de comunicações.

E se estou a falar desta cidade, é porque foi a escolhida para a sede do próximo Mundial de Corta-Mato, a realizar a 24 de Março de 2013, ano que se comemoram 40 anos sobre o primeiro Mundial que veio substituir o antigo Cross das Nações, evento que realizou a sua primeira edição em 1903, apenas tendo sido interrompido entre 1915-1919 e 1940-1945, devido às duas guerras mundiais, e onde em 1931 viu a primeira edição feminina.
Bydgoszcz repete a sua presença no Mundial de 2010.

O facto de a próxima edição ser realizada apenas em 2013, saltando 2012, deve-se ao facto de a IAAF ter decidido começar a disputar o Mundial de 2 em 2 anos.
Seria uma decisão aceitável, tendo inclusive como comparação os Mundiais de Pista, mas com uma justificação que considero discutível, dado que se prende com uma alegada falta de interesse na competição em virtude do domínio africano.
Penso que a superioridade atlética não deveria ser motivo de penalização. Em especial considerando que se viesse dum continente europeu ou americano, tal não seria óbice.

Recorde-se ainda e como curiosidade, que após o Europeu de Corta-Mato brilhantemente organizado nas Açoteias em Dezembro passado, chegou a aventar-se a hipótese duma candidatura portuguesa a este evento, algo que nunca passou dessa mesma intenção nesse dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário