segunda-feira, 9 de maio de 2011

Meia-Maratona de Cortegaça

Cortegaça, pertencente ao concelho de Ovar, deve o seu nome ao latim Corticatia, termo relacionado com cortiça, dado que durante o repovoamento das Terras de Santa Maria, os colonos que se fixaram nesta região de Entre Douro e Vouga colocaram-lhe este nome pela abundância de soutos, sobreiros e carvalheiras que nela então abundavam.
E foi nesta freguesia com cerca de 10 quilómetros quadrados e pouco mais de 4.000 habitantes, que se realizou ontem a 27ª Meia-Maratona de Cortegaça, prova que atingiu a boa marca de 717 classificados, um enorme aumento de 142 em relação ao ano passado, e que é o melhor registo dos últimos 6 anos, os únicos de que possuo dados.
No entanto, em tão extenso pelotão, apenas participaram 22 atletas femininas, uma fraca média de 3,1%.
A organização deste evento pertenceu ao clube da terra, "Os Falta d'Ar" e viram o queniano Isac Kiplagat vencer em 1.05.04, à frente de dois atletas dos Cyclones, José Moreira, 1.05.44 e Hélder Santos, 1.06.10
Em femininos, Carla Martinho da Adercus passeou a sua superioridade ao triunfar em 1.19.14, mais de 4 minutos sobre a 2ª classificada, a sua colega Elisabete Azevedo (1.23.20). Completou o pódio Joana Nunes do Jobra, 1.26.20

As classificações completas podem ser consultadas aqui

3 comentários:

  1. Mais uma informação "enciclopédica", amigo João!
    Um bom exemplo de como uma informação simples pode adoptar contornos de um inequívoco interesse! Continue neste caminho!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo incentivo, amigo Carlos

    ResponderExcluir
  3. um prova que gostava participar...


    carlos Lopes
    http://www.aminhacorrida.blogspot.com/

    ResponderExcluir