domingo, 6 de março de 2011

Europeu Pista Coberta - Dia 3 - OBIKWELU OURO, NAIDE PRATA!

Obikwelu ganha o ouro (foto Atleta Digital)
O photo-finish do título europeu de Obikwelu
Naide Gomes mesmo lesionada alcança brilhante prata

E com o 3º dia de competição, terminou o Europeu de Pista Coberta Paris 2011, onde podemos dizer que guardado estava o bocado para o final, com a participação de 2 atletas portugueses que brilhantemente vão trazer na bagagem 2 medalhas.

Naide Gomes (Salto em Comprimento) - Para dizer a verdade, as esperanças duma medalha de Naide eram muito reduzidas, não pelo seu talento mas pelo momento que atravessa, ainda lesionada e a correr com uma ligadura que lhe afecta a mobilidade.
O que é certo é que Naide suplantou-se de forma espectacular, entrando logo em força com 6.67 no 1º ensaio e assumindo a liderança. No 2º, realizou 6.63 mantendo a mesma liderança e tendo mesmo os 2 melhores saltos até ao momento. No 3º fez talvez o seu melhor salto mas pisou a tábua, sendo nulo, mas a liderança resistia até ao 4º onde Yuliya Pidluzhnaya saltou 6.74 e Darya Klishina 6.73, fazendo cair Naide para o 3º lugar provisório mas onde nesse mesmo 4º salto Naide logrou 6.79 e recuperou a liderança. Salto esse que foi batido no 5º ensaio por um centimetro, feito a cargo de Klishina. Naide aproximou-se com 6.75, fazendo assim 4 saltos melhores do que já tinha realizado esta época. No 6º teve que arriscar e o salto foi nulo, ganhando a medalha de prata. A de ouro ficou para a muito jovem Darya Klishina, verdadeiro fenómeno no panorama do comprimento, pois conta apenas 20 anos e é a sua primeira época com idade de sénior.
Como curiosidade o facto de a mais jovem e a mais velha, com uma diferença de 11 anos, terem conquistado as 2 primeiras posições.

Francis Obikwelu (60 metros) - Tal como ontem afirmei, tinha esperança numa medalha mas com toda a franqueza não a de ouro. Mas Obikwelu já tinha dado sinal nas 2 eliminatórias que estava numa forma surpreendente. Partiu bem mas ficando inicialmente atrás de outros atletas mas, com uma ponta final estrondosa, cortou a meta par a par com Dwain Chambers. O coração parou uns quantos segundos, enquanto aguardávamos o veredicto de quem tinha sido o primeiro, para de seguida explodirmos de alegria ao ouvirmos que o CAMPEÃO EUROPEU DE 60 METROS É FRANCIS OBIKWELU! Realizou 6.53, novo record nacional e melhor marca europeia do ano.
E a portuguesa ecoou em Bercy!

Nenhum comentário:

Postar um comentário