domingo, 16 de janeiro de 2011

S.Domingos dobra record de participantes, eu quase...

Antes do aquecimento, Orlando, Sandra, eu e Carlos
A conferir o tempo ao cortar a meta. O tempo oficial foi 51.00 e o real (meta a meta) 50.52

E festejo! (foto AMMA)

Filme da chegada. Roman Prodius e João Silva curvam para a recta da meta, lado a lado
Ainda lado a lado, 11 segundos antes do vencedor cortar a meta
Aqui Prodius começa a ganhar avanço
Sprintou de tal maneira que já arrumou a questão
E vai vencer

A 4ª edição da Corrida de São Domingos de Benfica saltou para outro patamar de participação. Após os 137 classificados na 1ª edição, 232 na 2ª e 366 na anterior, hoje cortaram a meta 766, exactamente mais 400. E só não foram mais pois as inscrições esgotaram 11 dias antes.
A mudança de data terá uma quota importante neste fantástico incremento, pois sendo o primeiro fim-de-semana do ano como o foi em 2009 e 2010, ainda havia muitos atletas que estavam fora, aproveitando a ponte que o ano novo proporcionou.
E para comemorar este feito, uma organização à qual não aponto qualquer defeito. Facilidade de inscrição, informação suficiente antes da prova, dorsais entregues com a celeridade e eficácia que a Xistarca nos habituou, partida a horas, percurso bem marcado e com as placas dos quilómetros, reabastecimento a meio da prova, bom e rápido escoamento na chegada, classificações afixadas na hora e rapidamente no site. Enfim, quando é assim, a única coisa que pode estragar é o tempo, especialmente se é Janeiro, mas até isso esteve perfeito, especialmente se tivermos em consideração o que vai por essa Europa fora. Há quem se queixe que está frio, pois eu digo que somos uns privilegiados.
Uma rica manhã, portanto.

A chegada foi emocionante pois 2 atletas, isolados em quase 1 minuto do 3º, chegaram juntos à última curva, para Roman Prodius dos Leões de Porto Salvo fazer valer um forte sprint final a que o triatleta João Silva, a correr como individual, não conseguiu responder (ver fotos). O tempo do vencedor foi de 30.35. João Vieira do Reboleira fechou o pódio, dando um importante contributo para a vitória colectiva da sua equipa que com Bruno Fraga em 4º, João Marques 5º e Luis Ginja em 10º, conquistou a vitória à frente dos Leões de Porto Salvo, que além do vencedor, pontuaram com Alex Scutaru 9º, Luis Allen 11º e Renato Manuel 19º, sendo a pontuação de 22-40, respectivamente. Em 3º classificou-se a Odimarc.
No sector feminino, Ana Mafalda Ferreira do Estreito alcançou mais uma vitória, 36.22, distanciada pouco mais dum minuto da benfiquista Vera Nunes, com Josefa Senze (a conhecida Josefa Bongué), dos Joaninhas de Leião em 3º.

Quanto a mim... o que dizer? As únicas 2 vezes que fiz uma marca na casa dos 50 minutos, foram ambas em Fevereiro de 2007. Finalmente, e a 1 mês de se completarem 4 anos, tornei a realizar uma marca nos 50. O que sinto? Por um lado orgulho, por outro lado saber que fiquei a escassos 15 segundos de bater o record, faz-me analisar a prova ponto por ponto à procura donde poderia ter ido buscar esse tempo.
Se talvez tivesse arriscado mais no 2º quilómetro, se tivesse tido mais confiança no 7º e se me tivesse solto na descida, em vez de ir a controlar a passada (o velho medo das lesões - gato escaldado da água fria tem medo), talvez tivesse quebrado o record que vem de Grândola desde o longínquo 4 de Fevereiro de 2007, numa altura que pensava que iria melhorar esse tempo rapidamente, sendo depois prendado com 2 anos de retrocessos com lesões, sendo as mais graves uma entorse pouco tempo depois e uma fractura no final de 2008.
Agora que as lesões parece que se esqueceram de mim, tem sido árduo o trabalho para regressar até aqui, até porque já estou mais velho, já passei o meio século, mas cada vez estou mais próximo. E hoje, foi quase... Para já, regressei ao minuto 50, o tempo exacto (e real de prova) foi de 50.52, 3º melhor após os 50.37 de Grândola e 50.45 do Atlântico (Costa da Caparica). O futuro, logo se vê pois vem de seguida.

Resultados geral e equipas

6 comentários:

  1. E se o recorde ficasse para Grândola 2011? Tinha uma certa ironia histórica, não? Um abraço e uma boa continuação de evolução.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo incentivo, caro amigo. Tinha uma certa ironia, da positiva! Mas não quero marcar datas. Vou a Grândola e vou dar o meu melhor. Se for suficiente... É que 4 anos a lutar por um objectivo, já é muito tempo. Mas duma coisa não posso ser acusado, de não ser persistente!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá João,

    Já percebi que não sou a única a torcer pela "ironia histórica" de Grândola : )

    É certo que as corridas são como os melões e portanto, só após estar nela é que se sabe como vai ser...

    Mas quero dizer-te que hoje te vi bem... que o tempo que fizeste, não teve mostras do sofrimento de muitas outras vezes em que chegaste a bons tempos. O que demonstra os resultados do teu esforço e paciência...
    Achei que no inicio podias ter dado mais, mas talvez, depois no final não tivesses as forças que tiveste para subir aqueles dois kms horrorosos...
    A vida é feita de "ses", que só a sua concretização permite a retirada dos mesmos...portanto... e se esperarmos para ver, que mais tarde ou mais cedo, terás a tua meta alcançada e lá estaremos todos a ouvir o João, com mais outro objectivo : )))

    Parabéns pela prova de hoje, que já to disse - estavas solto e bem e eu gostei muito de ver....

    Sandra

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Sandra.
    As corridas são mesmo como os melões...

    E parabéns a ti. Com o esforço que andas a fazer e que não te permite treinar em condições, consegues fazer tempos que dantes ficavas longe...

    ResponderExcluir
  5. João

    Parabéns por mais esta participação e pelo texto... não esqueças que esta prova tinha mais 270 metros

    ResponderExcluir