sexta-feira, 16 de julho de 2010

Super Jéssica com fantástico tempo em Paris

22 de Julho de 1995, Hechtel na Bélgica, Fernando Ribeiro batia não só o record nacional dos 5.000 metros, bem como o record mundial com a fantástica marca de 14.36,45.
Esta marca ficou condenada a perdurar em termos nacionais e a prova é que a 2ª melhor atleta, Jéssica Augusto, detinha desde 2007 o tempo de 14.56,39, a quase 20 segundos.
Hoje, no Meeting de Paris, esta marca tremeu, tremeu e aguentou-se por escassos 62 centésimos de segundo!
Foi uma super Jéssica Augusto que se bateu com um plantel de luxo, fazendo uma prova muito inteligente, não entrando em loucuras no início, com a prova a ser controlada por 2 lebres seguindo-se um longo pelotão de também africanas, com Jéssica a fazer a ponte para o outro pelotão de trás, com norte-americanas e europeias.
Começou então a sua prova de trás para a frente, ultrapassando algumas quenianas e etíopes e encostando-se às estrelas Vivian Cheruiyot, Sentayehu Ejigu, Elvan Abeylegesse e Meselech Melkamu. que apenas se distanciaram ligeiramente na última volta e meia.
No final, o 5º lugar, 2ª europeia mas melhor nascida na Europa, o seu record pessoal batido por mais de 19 segundos, 2ª melhor marca nacional de sempre e quase, quase record nacional (o tal que foi record mundial).
Jéssica está num momento impressionante de forma! Basta atentar no facto de ter mínimos para o Europeu de Barcelona em nada menos nada mais do que 4 especialidades: 1.500, 3.000 obstáculos, 5.000 e 10.000, o que prova também toda a sua versatilidade e empenho.

Os resultados podem ser consultados aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário