domingo, 25 de julho de 2010

No Europeu... aos 50 anos!

Olhando para os inscritos no Europeu de Barcelona, realça-se a nossa Fernanda Ribeiro, multi-campeã, que aos 41 anos ainda compete ao mais alto nível e vai participar na Maratona!

Não é, no entanto, record de idade. Esse está na posse de Nicole Brakebusch-Leveque, francesa, que aos 47 anos participou na Maratona dum Europeu.

Este record deverá ser batido este ano, a menos que algum imprevisto aconteça, pois Marlene Ottey, jamaicana de nascença, a viver desde 1998 na Eslovénia onde se naturalizou em 2002, irá batê-lo por ter... 50 anos de idade!
É verdade, 50 anos de idade e vai estar presente num evento desta natureza!
Registe-se que o seu primeiro Europeu foi em 1980, cumprem-se agora 30 anos.

Ainda mais surpreendente é saber em que especialidade esta atleta vai competir. Naturalmente que estarão a pensar em provas de fundo, especialmente Maratona. Pois não, é em velocidade pura!
Marelene vai fazer parte da equipa eslovena de estafetas 4x100.

No seu palmarés, salienta-se a presença em 7 Jogos Olímpicos, 29 medalhas em grandes competições internacionais, sendo 8 olímpicas e 14 do Campeonato do Mundo.

Marlene já tinha surpreendido tudo e todos quando nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 chegou às meias-finais aos 44 anos (ver foto).

Um caso raro de longevidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário