segunda-feira, 19 de julho de 2010

Curiosidade - Correr em linha recta

Segundo um curioso estudo apresentado na Revista Spiridon sobre as opções de correr ou não descalço, refere em determinada parte que foram efectuados estudos laboratoriais envolvendo a mecânica da passada e onde se concluiu que apenas 37% dos corredores testados conseguiam correr sobre uma linha recta previamente definida durante um traçado de 500 metros. No entanto, correndo descalço, esse valor aumentava para 89%!

Conclusão: Quando se corre descalço opta-se por correr naturalmente mais em linha recta enquanto calçado a deslocação é feita mediante microcurvas que não são mais do que as oscilações naturais provocada pela força do impacto dos pés no solo.

Este fenómeno provoca que numa competição de 20 quilómetros, essas microcurvas obrigam ao atleta percorrer quase 100 metros a mais! (meio metro em cada 100 metros)

Claro que depois no final entram outros factores como a comodidade e prevenção de lesões, algo que, contundo, nomes como Abebe Bikila ou Zola Budd (na foto) quiseram demonstrar o inverso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário