segunda-feira, 31 de maio de 2010

Sara Moreira em grande nível


Sara Moreira esteve este domingo em Hengelo, Holanda, para uma prova de 5.000 metros pista onde baixou brilhantemente da barreira dos 15 minutos, exactamente 14.59.54, pouco mais de 1 segundo do seu record pessoal, 14.58.11

A vencedora foi a etíope Meseret Defar, 14.38.87, seguida pela também etíope Emebeth Anteneh, 14.56.88, pela queniana Esther Chemtai, 14.57.16, e pela melhor europeia, Sara Moreira.

Sara Moreira irá estrear-se no próximo dia 5 em 10.000 metros pista, aquando da realização da Taça da Europa, inicialmente agendada para Ribeira Brava na Madeira, tal como no ano passado, mas deslocada para Marselha devido aos estragos que a enxurrada de má memória provocou também na pista.
Sara Moreira cumpriu recentemente um estágio de altitude.

Quinta do Conde cancelada

Prevista para esta 5ª feira, feriado dia 3, a 3ª edição do Grande Prémio Quinta do Conde foi cancelada.

Sporting vice-campeão europeu masculino!

Realizou-se neste fim-de-semana em Vila Real de Santo António a Taça dos Campeões Europeus de Pista, competição que em masculinos permitiu ao Luch Moscovo obter novo título mas com uma luta par a passo com o Sporting que levou a decisão até à última prova, em mais um grande feito da equipa de Moniz Pereira.
Em femininos, o Luch Moscovo também ganhou, tendo as sportinguistas alcançado o 5º lugar final

domingo, 30 de maio de 2010

Corrida Novas Oportunidades


(fotografia gentilmente enviada por Sandra Martins e onde se vê, da esquerda para a direita, Filomena Costa, a regressada Dulce Félix e a vitoriosa Jéssica Augusto)

A 2ª edição da Corrida Novas Oportunidades ficou marcada pelo registo de 1.551 atletas na prova principal, o que refere o bom trabalho de propaganda que aliciou tantos concorrentes, a que se juntaram muitos mais caminhantes.
Uma boa organização em que os pontos a melhorar são o facto da partida conjunta da corrida e marcha ter originado alguma confusão, facilmente evitada com partidas separadas e a hora tardia da mesma, 11 horas em altura de calor.

Hermano Ferreira do Maratona foi o vencedor, com 30.55, seguido de perto pelo seu colega Luís Feiteira, Ricardo Ribas (Conforlimpa) e António Travassos (Sporting). Em 5º da geral e vencedora feminina, Jéssica Augusto, a correr pela Nike e que em ritmo de treino ganhou com 34.13. Não deixa de ser curioso que são muito poucas as atletas que realizam um tempo destes mas que para a Jéssica, que ainda recentemente fez 31.19 em pista (há 3 dias), é ritmo de treino e que até deu para incentivar concorrentes, quando se cruzou com eles, provando uma vez mais toda a sua simpatia. Classificaram-se a seguir a bracarense Filomena Costa, Catarina Ribeiro do Vizela e em 4º a alegria de ver correr novamente Dulce Félix, depois de uma paragem forçada de 2 meses por fractura de pé e apenas com 2 semanas de treino. Realizou 38.08

Grande Prémio de Porto Salvo


Disputou-se hoje o Grande Prémio de Porto Salvo, 13ª das 16 provas que compõem o Troféu das Localidades de Oeiras 2009-2010.
Esta prova continua a ser cada vez mais participada, provando o bom trabalho dos Leões de Porto Salvo. Atente-se como o número de classificados tem vindo a evoluir desde 2006: 269, 320, 435, 465 e este ano 519, apesar do calor e da forte concorrência da Corrida das Novas Oportunidades.

No sector masculino, tivemos uma dupla de homens da casa, Pedro Rodrigues e Hugo Gonçalves, dos Leões de Porto Salvo, com Hernani Santos do NucleOeiras em 3º.

O sector feminino continua a ser dominado por Margarida Dionísio (Linda-a-Pastora) que alcançou a sua 9ª vitória em 13 corridas (12 participações) e está cada vez mais perto de alcançar o seu 4º título consecutivo. Nos lugares imediatos ficaram Katarina Larsson, a alcançar a sua melhor colocação, e Suaila Có, ambas do NucleOeiras.

Na classificação colectiva, vitória dos Leões de Porto Salvo, que fizeram a festa em casa, regressando ao lugar cimeiro da classificação por troca com o NucleOeiras que foram os segundos seguidos do Linda-a-Pastora.

Quanto a mim, os bons treinos à porta de casa indiciavam que poderia bater o tempo de 2007, 43.05, no entanto, os problemas que me afectaram nestas 2 semanas, e que obrigaram a que estivesse ausente da Meia dos Palácios, não me permitiram melhor que o "arrastar" até à meta em 48.48

Patricia Mamona melhora o record nacional do Triplo Salto!


Depois de a 12 de Março ter elevado o record nacional do Triplo Salto para 13.85 (ver noticia aqui), Patricia Mamona acrescentou mais 3 centímetros passando-o para 13.88!
Foi ontem no NCAA Eastern, Estados Unidos, onde se classificou na 2ª posição, e esta marca constitui também minimos para o Europeu de Barcelona.

Parabéns Patricia por mais este grande feito!

sábado, 29 de maio de 2010

Corrida Direito Rugby


Realizou-se hoje a 2ª edição da Corrida Direito Rugby disputada no Parque Florestal do Monsanto em Lisboa, prova que reuniu mais do dobro dos 97 atletas do ano inaugural, mais exactamente 206.

Recente vencedor de Coruche, Carlos Alves do Boavista de S. Mateus foi o vencedor destacado, com o tempo de 37.18 e um avanço perto dos 2 minutos e meio para o 2º, José Gaspar dos 3 Santos Populares que gastou o tempo de 39.44. Com 40.18, Manuel Silva do Benfica completou o pódio desta corrida anunciada de 10.000 metros mas que conta com cerca de 11.000.

No sector feminino, Vera Nunes do Benfica foi a justa vencedora, com o tempo de 45.51, à frente de Paula Lemos da Garmin, com 48.19, o que torna bastante similar o avanço para o 2º nos dois sectores, e Lúcia Oliveira da Açoreana na 3ª posição, 49.36

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Jéssica no seu melhor!


Decorreu hoje o 49th Ostrava Golden Spike, na Républica Checa, prova do calendário da IAAF, onde Jéssica Augusto esteve presente nos 10.000 metros em pista.

E o que se pode dizer da prova da Jéssica? Excelente, uma vez mais! 11 dias após ter melhorado o seu record pessoal para 31.47, Jéssica tornou-o a melhorar e de forma significativa, 31:19.15, por nada menos nada mais que 28 segundos, demonstrando o seu grande momento!
Com este resultado, passou a ser a 3ª melhor portuguesa de sempre, atrás de Fernanda Ribeiro (30:22.88 em 2000) e Conceição Ferreira (31:16.42 em 1992), sendo a melhor marca nacional dos últimos 7 anos, merecendo os mais entusiastas aplausos.

A etíope Meselech Melkamu foi a vencedora num tempo que é a melhor marca deste ano, 31:04.52, sendo que, além da Jéssica, mais 3 atletas bateram o seu record pessoal, provando o alto nível desta competição.

Classificação da prova aqui

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Agenda deste fim-de-semana

Para acabar em beleza o mês, muitas corridas neste fim-de-semana

Sábado 29

II Corrida Direito Rugby - Em pleno parque do Monsanto, Lisboa, a Corrida dos Lobos com 10 quilómetros e a Corrida da Família com 5. Partida e chegada no campo do Direito.

Domingo 30

Grande Prémio de Porto Salvo - 13ª prova do Troféu das Localidades de Oeiras, dum calendário de 16 eventos, englobando 5 corridas consoante os escalões e onde a mais extensa tem 7.800 metros.

2ª Corrida Novas Oportunidades (Lisboa) - Prova centrada em Belém, com diversas provas para crianças, uma Mini de 3 quilómetros e a prova principal na extensão de 10.

11ª Famalicão-Joane - Corrida com extensão de 12 quilómetros que liga estas duas localidades.

13ª Estafeta de Palmela - O Bairro Alentejano aprimora-se para receber em festa todos os atletas que participam nesta corrida de 21.400 metros, divididos por 2 percursos de 4.800 e 2 de 5.900, num tipo de competição que rareia em Portugal.

Boas corridas!

terça-feira, 25 de maio de 2010

Meia-Maratona dos Palácios

A temperatura desceu um pouco no domingo, o que aliviou os 502 atletas que se aventuraram na 8ª Meia-Maratona dos Palácios, 36 mais do que no ano transacto, sendo a 2ª melhor participação de sempre, apenas batida pelos 534 de 2008.

O percurso manteve-se igual às 3 anteriores edições, ou seja Sintra-Queluz, ao contrário dos 4 primeiros anos em sentido inverso.

Se no palmarés masculino apenas constava um português, Paulo Gomes logo na edição inaugural, ao que se seguiram seis vitórias quenianas, este ano um português tornou a subir ao lugar mais alto do pódio, Ricardo Ribas, que cortou a meta em 1.07.34, um segundo de avanço sobre Carlos Silva. Este tempo, no entanto, é superior em mais de 5 minutos que o record alcançado em 2009. Também com presença no pódio, Nélson Cruz em 3º, à frente de Hélder Ornelas, Hermano Ferreira, Emiliano Vieira, João Marques e Pedro Pessoa.

Mas se no sector masculino não participaram quenianos, no feminino tinhamos a presença de Rodah Cherop e Jane Kangara que foram as 2ª e 3ª. Isto porque Carla Martinho, de forma surpreendente, bateu-as, alcançando assim uma saborosa vitória. O seu tempo foi de 1.18.56. Beatriz Cunha classificou-se na 4ª posição.

Quanto à minha prestação... não houve! A menos de 24 horas da partida, fui obrigado a optar pela não participação em virtude do regresso da complicação que já me obrigou a faltar à Corrida da Árvore, o tal problema de coluna causado por uma queda de costas.
Depois de toda a preparação que fiz para esta prova, foi uma enorme frustração.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Corrida dos Castelos - Alandroal

18 quilómetros ligando Alandroal a Juromenha, era o desafio da edição número 8 da Corrida dos Castelos.

Em termos de total de classificados, esta prova tem vindo a decair significativamente. Dos 184 atletas em 2004, tivemos sucessivamente, 152, 138, 127, 87, 91 e este ano apenas 67, o que é pena para uma região com a sua beleza tão própria.
Contrapondo-se no entanto à quantidade, tivemos a qualidade dos atletas, a começar pelo vencedor, Alberto Chaiça que foi, simultaneamente, o padrinho da prova e que a completou em 58 minutos exactos, menos 2 segundos que Bruno Paixão. Igor Timbalari completou o pódio.

Tina Ramos foi a vencedora feminina, 1.11.03, repetindo a sua vitória entre 2004 e 2006, e à frente de duas benfiquistas, Vera Nunes, a apenas 29 segundos, e Lucília Soares.

Palavra especial para a vencedora veterana no seu escalão, Umbelina Nunes, atleta que aqueles que têm mais uns anos no Atletismo se recordam do seu excelente palmarés, e aqueles há menos tempo conhecem-na bem noutro posto.

domingo, 23 de maio de 2010

Meia-Maratona do Douro Vinhateiro

A 5ª edição da Meia-Maratona do Douro Vinhateiro teve o domínio de 4 quenianos que ficaram nos 5 primeiros lugares, só não fazendo o pleno pois um Rui Pedro Silva em grande nível terminou na 2ª posição, a 36 segundos do vencedor, Agnos Kaptich que parou o relógio aos 1.04.24
Na 6ª posição classificou-se outro português, Paulo Gomes.
Vitória portuguesa no sector feminino através de Inês Monteiro, 1.12.55, 29 segundos à frente da sempre jovem Fernanda Ribeiro, com Anália Rosa a completar o pódio, seguida pela queniana Jackline Rionorijo e das portuguesas Mónica Silva e Doroteia Peixoto.

Se em 2007 tivemos 214 participantes na Meia e 298 em 2008, o ano de 2009 viu um salto para mais do dobro, 670. Um ano volvido e ficou-se perto de atingir novamente o dobro, 1.206 atletas a que se juntaram cerca de 7.500 na Mini, factor que provocou uma crise de crescimento na organização que apresentou algumas lacunas, entre as quais uma verdadeiramente grave, a falta de água num posto de abastecimento para uma boa fatia do pelotão, atletas esses que tiveram que suportar cerca de 10 quilómetros sem reabastecimento, levando mesmo 6 a necessitarem de assistência.
Os reabastecimentos são uma peça crítica em qualquer prova e uma situação destas não pode acontecer, em especial quando o dia apresentou-se bastante quente e a partida foi apenas às 11 horas.

Mas se as reclamações dos atletas são inteiramente justas, já opino desfavoravelmente a uma reportagem que a SIC exibiu no seu canal noticioso a meio da tarde. Aí, com o habitual sensacionalismo, empolaram esta situação, não falando absolutamente em mais nada relativamente à corrida, nem mencionando os vencedores.
Como se sabe, a SIC ignora o Atletismo e apenas fala dele quando há alguma "bronca". Que eu saiba, nunca vi este canal a apontar tudo de bom que se tem feito neste fenómeno popular, com todas as vantagens para quem nele participa, nunca vi este canal a salientar a carolice e paixão de todos que dão tudo de si para que se organizem provas, nem vi este canal a salientar os excelentes resultados que os nossos bravos atletas têm alcançado, bastas vezes com diferenças elevadas de condições para a concorrência.
No entanto, há uma situação como hoje e este canal aparece logo "aqui d'el rei!" e a "noticiar" Atletismo.
Infelizmente, é uma ladainha muito frequente em todos os sectores, parecendo que estes orgãos de comunicação geral, em todos os aspectos da sociedade, preferem o deprimir do que elevar a auto-estima dum povo já por si cinzento.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Destaques da semana

Num calendário com cada vez maior número de ofertas, o destaque para este fim-de-semana vai para 3 provas, que somadas entre si dão cerca de 60 quilómetros

5ª Meia-Maratona do Douro Vinhateiro - Na mais antiga região demarcada do Mundo, ocorre esta Meia-Maratona com um cenário deslumbrante e que, em poucas edições, soube logo cativar os atletas, encantados com a riqueza da paisagem, pessoas e locais. Percurso totalmente plano e sempre a acompanhar o Rio Douro.
Tem no seu programa uma Mini de 6 quilómetros.

8ª Meia-Maratona dos Palácios - A união entre o histórico e o Atletismo. Esta Meia une o Palácio da Vila de Sintra ao Palácio de Queluz, numa prova igualmente marcante para os atletas e que conta também com uma Mini e caminhada com a distância de 5 kms.

8ª Corrida dos Castelos (Alandroal) - Apadrinhada este ano por Alberto Chaiça, esta prova de 18 quilómetros liga Alandroal a Juromenha, sempre com a paisagem característica desta região alentejana, banhada pela barragem de Alqueva. Novidade este ano é a inclusão duma Mini.

De destacar que a 3ª Corrida DelMonte (Caxias) inicialmente agendada para 2 de Maio e depois adiada para este domingo 23, foi definitivamente cancelada, o que é de lamentar.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Dulce Félix já regressou aos treinos!


Demonstrando todo o seu estoicismo e querer, Dulce Félix já regressou aos treinos, apenas 2 meses depois do seu infortúnio!

Deixo aqui o desejo dum rápido regresso à excelente forma que tinha na altura da lesão, pois Dulce é uma atleta que bem merece todos os grandes resultados que conquista, devido a todo o seu valor, tenacidade, humildade e simpatia.
Força Dulce!

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Meia-Maratona na Areia

Se uma Meia-Maratona tem já um grau de dificuldade elevado, devido aos 21.097 metros de extensão, imagine-se o que é fazer essa distância na areia!

Pois foi o que 335 atletas (mais 24 que na edição inaugural) fizeram ontem no areal da Costa da Caparica, durante a 2ª Meia-Maratona na Areia.

José Gaspar dos 3 Santos Populares foi o vencedor, com o tempo de 1.18.00, seguido a 11 segundos do atleta da Cyberuners, Nuno Romão que, por sua vez, ficou com 1 escasso segundo de avanço sobre o atleta do União de Tomar, Hélder Ferreira, que completou o pódio formando o trio que chegou isolado com mais de 4 minutos de avanço sobre o 4º.

Em femininos, Susana Adelino, este ano a representar a Cyberuners, não deixou os seus créditos por mãos alheias e repetiu a vitória da 1ª edição, agora com mais 7 minutos, 1.41.49, secundada por Lúcia Oliveira e Rute Matos, ambas da Açoreana, e pela popular ultra-maratonista Analice Silva que com os seus 66 anos ficou a menos de 10 minutos da vitória.

Colectivamente, em masculinos vitória para o Grupo Desportivo Recreativo São Francisco da Serra, à frente das Autarquias de Almada e Cyberuners, e em femininos o lugar mais alto do pódio foi da equipa da atleta vencedora, Cyberuners, seguido do Clube do Stress e Açoreana.

Resultados

Corrida Cidade de Vendas Novas

(a aniversariante Sandra, eu, o 2º português na geral Nélson Cruz e Carlos Mendes)

Disputou-se ontem a 17ª edição da Corrida Cidade de Vendas Novas, numa organização que esteve bastante bem e um ambiente que agrada a todos os atletas.

A classificação foi dominada por 3 quenianos, Isaac Kiplagat, David Bowen e Ernest Kebenei com, respectivamente, 28.53, 28.55 e 29.04. José Ramos ao terminar em 4º foi o melhor português e ainda abaixo dos 30 minutos, 29.51, seguido por outro queniano Elisha Birgen, com os Caxienses Nélson Cruz e Euclides Varela na sua peugada.

A veterana Helena Sampaio, com 35.29, foi a brilhante vencedora feminina, seguida da jovem Ana Mafalda Ferreira, da veterana Marina Bastos, a espanhola Tina Ramos, Beatriz Cunha e Vera Nunes.

O tempo, fresco no início da manhã, aqueceu mas não o suficiente para prejudicar o andamento dos corredores.

Como único ponto negativo, mais um acidente entre um atleta de cadeira de rodas e uma corredora, tal como já aconteceu no passado. A organização terá que arranjar outra solução que tanto poderá passar por partidas mais espaçadas ou em vez de irem simples ciclistas a gritarem para o pessoal se afastar, motos com sirenes, ou outra solução que evite esta situação prejudicial para ambos os atletas.

A minha prova correu bem. Se o tempo em Coruche foi bastante bom para mim, aqui retirei mais 9 segundos, 53.26, apesar de sentir que poderia ter entrado no minuto 52 se não fosse uma ligeira quebra ao nono quilómetro. Estou a ficar num bom momento, o que a continuar a treinar a este ritmo, sem as arreliadoras lesões que me condicionaram nestes anos, poderei sonhar com o tão ambicionado dia que baixe dos 50 minutos!
Para a semana, Meia-Maratona dos Palácios.

Destaque nesta prova para a Sandra que tornou a correr bastante bem e, neste caso, num dia especial, o seu aniversário que espero se repita por muitos e bons anos. E com muitas corridas!

domingo, 16 de maio de 2010

Jéssica e Inês no pódio em Manchester

(o pódio feminino com o vencedor masculino)

Realizou-se hoje em Manchester, Inglaterra, a BUPA Great Manchester Run na distância de 10 kms e que viu resultados de grande relevo de atletas nacionais.
Jéssica Augusto, imparável, terminou em 2º lugar, apenas atrás da etíope Worknesh Kidane que fez menos 28 segundos. Jéssica fez o tempo de 31.47, seu novo record pessoal, apesar do tempo frio e ventoso.
Atrás de si terminou Inês Monteiro também com um excelente crono, 32.02

No sector masculino a vitória também foi etíope, Haile Gebrselassie fez parar o cronómetro em 28.02
Na 4ª posição, com um espectacular 28.50, Rui Silva. Com mais 7 segundos mas em 8º, Luís Feiteira.

Francis Obikwelu também competiu numa prova especial de 150 metros na rua, tendo sido o 2º com 15.34, mais 4 centésimos que o vencedor Shawn Crawford.

Mais uma prova internacional de grande brilho para as cores nacionais!

Marchadoras portuguesas Campeãs!


Disputou-se ontem em Chihuahua, México, a Taça do Mundo de Marcha que se saldou por um resultado espectacular no sector feminino na prova de 20 kms.
A vencedora foi Maria Vasco de Espanha com 1.31.55, seguida da Vera Santos de Portugal que ficou a 11 segundos, conquistando a medalha de prata. O bronze também veio para Portugal, mercê de Inês Henriques (1.33.28)
A nível colectivo, Portugal conquistou a medalha de ouro com 13 pontos pois aos 2º e 3º lugares juntou-se Ana Cabecinha com o 8º posto. A Espanha foi 2ª com 22 pontos e a China 3ª com 32.
Participou igualmente a Susana Feitor que terminou em 16º, ainda sem estar no seu melhor após ter fracturado um braço no inverno.

Parabéns a todas por mais este grande feito nacional!

sexta-feira, 14 de maio de 2010

1 ano de página Joaolima.net

Depois duma experiência, muito limitada, de 2 meses com uma página pessoal, 14 de Maio de 2009 marcou o início da página Joaolima.net

Ao fazer 1 de, espero, muitos anos, tempo para olhar para trás e ver tudo o que se conseguiu.
No primeiro dia teve 2 visitas. A 10 de Maio de 2010 foram 107.
As visitas no primeiro mês foram 205. No último até ao momento, Abril de 2010, 1.856.

No total deste primeiro ano, recebeu 13.516 visitas, tendo sido consultadas 56.227 páginas.
O dia mais consultado é a segunda-feira (dia após a maior parte das competições) e a hora mais utilizada é entre as 22 e as 23.

O que mais me impressiona é o número de diferentes países donde já partiram consultas. Nada menos nada mais que 64 países diferentes. Alguns bem surpreendentes. Mas falta ainda o Quénia e a Etiópia...

Relação de países (64):
África do Sul Alemanha Angola Austrália Austria Bélgica Benin Bielorrússia Bósnia-Herzegovina Brasil Bulgária Cabo Verde Canadá Chile China Colômbia Coreia do Sul Costa do Marfim Costa Rica Croácia Dinamarca Egipto Eslovénia Espanha Estados Unidos da América Finlândia França Grã-Bretanha Holanda Hungria Índia Irão Israel Itália Japão Jersey Letónia Lituânia Luxemburgo Macau Malásia Marrocos México Moçambique Mongólia Nigéria Noruega Panamá Perú Polónia Portugal República Checa Roménia Rússia Senegal Singapura Suécia Suiça Tailândia Taiwan Tunísia Turquia Ucrânia Venezuela

Espero que esta modesta página, especialmente em termos gráficos, feita exclusivamente de carolice, possa ser de algum modo útil a quem a consulta.

Obrigado a todos!

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Agenda fim-de-semana

E aqui vão as sugestões para este fim-de-semana.
Deveria começar no sábado com a tradicional Corrida Feira da Ascensão em Alenquer, mas esta prova foi adiada.

17ª Corrida Cidade de Vendas Novas - Vendas Novas engalana-se para receber as centenas de atletas que desde 1994 percorrem as suas artérias. Prova certificada de 10 quilómetros, sistema de 2 voltas com chegada na pista de Atletismo do estádio, englobando igualmente uma Corrida da Família e Corrida jovem milha em pista.

2ª Meia-Maratona na Areia (Costa da Caparica) - O desafio é uma Meia-Maratona mas as condições são diferentes das habituais pois o percurso é todo em areia. Logo no primeiro ano atraiu 311 atletas

5ª Corrida da Mulher - A prova tem uma distância aproximada de 5 quilómetros onde não só o correr ou caminhar contam mas especialmente o seu fim nobre, a luta contra o cancro da mama.
Esta corrida vai ser transmitida em directo pela RTP.

Em Tomar irá realizar-se igualmente a Corrida dos Bancários mas da qual não tenho mais informações.

Boas corridas!

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Já é oficial o record da Meia de Lisboa!


Bater um record mundial obriga sempre a uma série de procedimentos de controlo, em especial se for em estrada, até ser definitivamente homologado.

Pois após todas as investigações necessárias, já é oficial desde o dia 10. O record mundial da Meia-Maratona, bem como o de 20 quilómetros, pertencem desde 21 de Março ao eritreu Zerzenay Tadese, ambos os records realizados em Lisboa.

Recorde-se que o anterior dono do record da Meia era, desde 2007, Samuel Wanjiru com 58.33, tendo Tadese colocado a nova marca em 58.23.

O de 20 quilómetros pertencia a Haile Gebrselassie que em 2006 realizou 55.48, enquanto Tadese passou aos 20 na Meia em 55.21

terça-feira, 11 de maio de 2010

Troféu de Oeiras - Dafundo

Integrado no 28º Troféu das Localidades de Oeiras, disputou-se no passado domingo o 25º Grande Prémio do Dafundo, 12ª de 16 provas que compoêm o calendário.
Prova que acabou por ser afectado por dois factores. A chuva, que caiu forte nas primeiras horas da manhã, e que terá afastado alguns concorrentes em especial das camadas jovens, e os condicionamentos de trânsito em virtude do Estoril Open em Ténis no Estoril. Este factor levou a que nesta edição, excepcionalmente, as provas com percursos maiores vissem a sua distância reduzida.

Nas provas de séniores, em femininos Margarida Dionísio alcançou a 8ª vitória da época o que, aliada à ausência de Mónica Moreiras, lhe dá um avanço confortável para o 4º título consecutivo, 159 contra 131 pontos. Em 3º encontra-se Sandra Protássio que com o 2º lugar nesta prova passou a contar 127 pontos, apenas a 4 de Mónica Moreiras.
Nos masculinos, vitória igualmente para um atleta do Linda-a-Pastora, Rodrigues Torres, enquanto Mário Pedro foi 2º e continua a fazer da regularidade a sua arma para revalidar o título. Conta agora 120 pontos, mais 21 que Hugo Gonçalves dos Leões de Porto Salvo.

O NúcleOeiras ganhou colectivamente e está embalado para o seu primeiro título. Passou a contar com 4.427 pontos contra 4.330 dos Leões de Porto Salvo e 4.220 do Linda-a-Pastora.
Para se notar o domínio destas três colectividades, basta notar que o 4ª, Os Fixes, têm 2.639 pontos.

Participaram 534 concorrentes, mais 103 que no ano passado em que a prova se disputou no início de Abril, mas menos 100 que em 2008, onde foi realizada em Fevereiro.

Próxima prova do Troféu, Porto Salvo a 30 de Maio.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Meia de Setúbal com domínio queniano

A 21ª edição da Meia-Maratona de Setúbal tinha justificada esperança de bater o record de classificados, 847 em 2005, mas a chuva afastou muitos potenciais participantes, acabando por serem 637 os que saborearam cortar a meta, menos 27 que no ano transacto.

O queniano Ernest Kebenei, com 1.04.57, venceu com 40 segundos de avanço sobre o seu compatriota Elisha Birgen, sendo o 3º classificado, e melhor português, Carlos Silva do Sporting com 1.07.16, à frente de Bruno Fraga, Ricardo Ribas e Artur Santiago.

As quenianas Margaret Gigichua e Rodah Cherop continuam o seu périplo por Portugal tendo monopolizado os 2 primeiros lugares da classificação feminina com, respectivamente, 1.17.08 e 1.18.47, ficando o último lugar do pódio para Helena Sampaio, Grecas, tempo de 1.20.14, à frente da espanhola Tina Ramos e das portuguesas Beatriz Cunha, Anabela Tavares, Carla Pinto e Luzia Dias.

De realçar a estreia dum novo percurso, igualmente plano.

domingo, 9 de maio de 2010

Em Coruche, prova esforçada de Sandra dá-lhe um brilhante 5º lugar!


Realizou-se hoje a 6ª edição da Corrida das Pontes em Coruche, na distância de 10 quilómetros, uma prova que se previa muito molhada, em especial com a forte bátega de água que caiu uma hora antes da partida, mas que acabou por ser realizada sem chuva e uma temperatura agradável.
As condições atmosféricas poderão ter afastado alguns concorrentes mas mesmo assim a prova contou com 395 classificados, mais 57 que no ano passado mas ainda longe dos 454 e 464 de 2008 e 2007.
Foi estreado um novo percurso mais compacto, sem a longa ida às Lezírias e estrada nacional, percurso que, como sempre, agradou a uns e não a outros. Pessoalmente gostei mais desta nova versão. Igual ao ano passado esteve a particularidade pouco usual, pelo menos é a única prova que conheço a utilizar este esquema, dos quilómetros não marcarem o que está feito mas o que falta realizar.
2 reabastecimentos, 5 e 7,5 km, o que é positivo, e as placas rigorosamente acertadas com a distância, deixaram apenas como ponto negativo o trânsito não ter estado integralmente cortado na ida pelas 5 pontes, o que causou alguma confusão quando os primeiros se cruzaram com o resto do pelotão no seu retorno.
Todas as cabines do pavilhão estiveram à disposição dos atletas para os seus banhos, e foi no auditório desse mesmo pavilhão que foi realizada a cerimónia de entrega dos prémios, o que deu outra solenidade ao acto.

Competitivamente falando, vitória do veterano 1 Carlos Alves do Boavista de S.Mateus com 32.05, seguido a 20 segundos do atleta do União de Tomar Hamid Hakim. Completou o pódio masculino à geral Raúl Caetano do Benaventense, a 3 segundos do tomarense.
Em femininos a vencedora à geral também foi uma atleta veterana 1, Alice Basílio dos Amigos do Atletismo de Mafra com 41.18, seguida por Maria José Frias do mesmo clube com 41.52 e Ana Pereira do Atlantis Cafe 42.06
Colectivamente a vitória foi para um clube da região, o Benaventense, seguido dos Amigos do Atletismo de Mafra, que tiveram uma forte representação, e da Liberty Seguros.

A Sandra Martins veio a Coruche pela 4ª vez e pela 4ª vez foi premiada! Nesta prova há prémios para as 10 primeiras séniores, com troféu e senha de almoço para as 5 primeiras e as 5 restantes com medalha. Em 2007 a Sandra estreou-se com um 9º lugar e respectiva medalha, para em 2008 e 2009 tornar a vencer essa medalha mas em ambos os anos com o 6º lugar, à porta do troféu. Pois este foi o ano de o conquistar, é o troféu que está na primeira fotografia, fruto duma prova muito esforçada onde a cabeça ditou leis. A Sandra não tem andado bem fisicamente e isso tem-se reflectido em irregularidade de treinos. Para dificultar, os tradicionais problemas respiratórios vieram incomodá-la mas, apesar duma respiração que fazia os atletas da frente olhar para trás, a Sandra meteu na cabeça que iria conseguir e, muito justamente, obteve o prémio merecido. O tempo final oficial foi de 53.43, real de 53.35, depois duma corrida duma grande regularidade.
Tive o prazer de fazer a prova toda a seu lado, o que me fez apreciar melhor o seu esforço e dedicação.
Parabéns Sandra, esta foi muito merecida!

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Fernanda Ribeiro decide-se pela Maratona no Europeu


A grande atleta Fernanda Ribeiro, a mais medalhada portuguesa de sempre (como se pode verificar aqui) tinha conseguido de forma brilhante os mínimos para a Maratona do Europeu, durante a Maratona do Porto.
Atendendo à sua idade, e ao facto de agora correr apenas por prazer, como ela afirma mas os cronómetros desmentem, adiou a decisão se iria participar ou não neste evento.
Pois mais uma vez vem demonstrar toda a sua fibra e garra decidindo-se pela participação nesta mítica distância numa prova tão competitiva como o Europeu, estando já com treinos específicos desde o meio de Abril.

Como curiosidade refira-se que o primeiro Europeu que Fernanda Ribeiro esteve presente foi há 27 anos onde, com escassos 14 anos, já correu como júnior e ainda levou bonecas na sua bagagem. Com apenas 18 anos estreou-se nos Jogos Olímpicos onde em 1996 viria a alcançar a Medalha de Ouro com um sprint final estonteante que emocionou o país e ainda hoje faz vibrar qualquer um.
Agora, com 41 anos a presença na Maratona deste Europeu com o principal intuito de ajudar Portugal na Taça da Europa por países, dado que nesta Maratona existe uma classificação individual e outra colectiva.

Fernanda Ribeiro, uma Atleta com um A muito grande e uma Mulher com um grandioso M.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Neste fim-de-semana

Depois de termos iniciado o mês com uma certa acalmia, neste fim-de-semana regresso a uma agenda bem preenchida.

Sábado 8

15ª Corrida Terry Fox - Uma organização conjunta entre a Embaixada do Canadá e a Xistarca e que visa homenagear Terry Fox e a sua luta para chamar a atenção contra a doença que ele e tantos outros já sofreram.
É uma prova não competitiva e em que os atletas percorrem a distância que entenderem, às voltas no Parque das Nações, sendo o usual entre 1.500 e 5.000 metros.
Nas anteriores 14 edições já foram angariados 479.493,10 euros que permitiram financiar 41 projectos de investigação em Oncologia.

Domingo 9

VI Corrida das Pontes (Coruche) - 6ª edição desta simpática prova que deve o seu nome ao atravessarem-se 5 pontes no seu trajecto de 10 quilómetros, contando ainda com uma caminhada de 2.500 metros (Corrida da Família). É organizada pela Câmara Municipal de Coruche com o apoio técnico da Xistarca.

21ª Meia-Maratona de Setúbal - Mais uma edição desta popular Meia-Maratona que o Clube Desportivo dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Setúbal organizam com o apoio técnico da Xistarca.

26ª Meia-Maratona de Cortegaça - E vão já 26 edições desta Meia-Maratona que costuma ser muito participada, como o comprova o facto de nos últimos 3 anos os classificados terem sido sempre mais de 6 centenas.

25º Grande Prémio do Dafundo - Organizada pela União Desportiva do Dafundo, é a 12ª prova da edição da corrente época do Troféu das Localidades de Oeiras, com as suas 5 provas, consoante o escalão, sendo a maior na distãncia de 6.900 metros.

Em resumo, muitas e boas provas. Seja uma Meia-Maratona ou uma caminhada de 1.500 metros, interessa é mexer-se. Pela sua saúde!

terça-feira, 4 de maio de 2010

Curiosidade - A passada "tremor de terra"

Sabiam que...
Em cada passada que damos no asfalto, produz-se no nosso organismo uma onda de choque que em média equivale a um tremor de terra perto do grau 4 da escala de Ritcher, impacto esse extremamente leve pois dura escassos 28 centésimos de segundo?

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Joaolima.net em Abril

A minha página www.joaolima.net continua a crescer e a alcançar novos máximos. Depois das 1.820 visitas em Março, Abril registou um novo record mensal com 1.856.
O dia mais visitado de sempre era o 29 de Março de 2010 com 87 visitas, pois a 12 de Abril ultrapassou-se a barreira das 100 visitas, mais concretamente 101.
Uma boa evolução para quem apareceu há quase um ano, o que se celebra a 14 de Maio.

A todos que visitam esta minha página, a continuada promessa que tentarei sempre mantê-la o mais actualizada possível, esperando brevemente alterar um pouco a parte gráfica.

domingo, 2 de maio de 2010

Jéssica Augusto melhor europeia em Edimburgo

Continuando a brilhar nos palcos internacionais, Jéssica Augusto participou hoje na Bupa Great Edimburgh Run, disputada na Escócia, tendo concluído a prova na 4ª posição e 1ª europeia, apenas atrás de 3 quenianas. A vencedora foi Florence Kiplagat com 32.10, em 2º Grace Momanyi 32.20, 3ª Doris Changeywo 32.23 e em 4º a apenas 22 segundos da vencedora, a nossa Jéssica Augusto, atleta de grande classe mundial.

sábado, 1 de maio de 2010

Nélson Cruz e Filomena Costa brilhantes vencedores do 1º de Maio

Antes da prova à conversa com o futuro vencedor, o sempre simpático e disponível Nélson Cruz

Com os amigos Orlando Couto e Carlos Mendes

Os três amigos da Garmin, José Catita, Luis Parro e João Gonçalves, não se livraram dum "emplastro"

"Apanhado" perto dos 14 kms. Vá lá que falta só um bocadinho...

Decorreu hoje em Lisboa a 29ª edição da Corrida Internacional do 1º de Maio, prova que celebra o Dia do Trabalhador e a luta pelos seus direitos.

O dia até acordou chuvoso mas minutos antes da partida a chuva ausentou-se dando lugar a um dia bonito, ajudado por uma temperatura mais amena que nos últimos dias, o que é sempre uma benção para os atletas. Atletas que foram 909 os que cruzaram a meta, mais 27 que em 2009, num número que mantêm a média dos últimos 8 anos.

A prova esteve bem sinalizada, apesar de algumas placas de quilómetros não estiveram bem colocadas, caso do 3º quilómetro, cerca de 200 metros antes e do 5º à volta de 80 metros à frente. Houve 2 reabastecimentos, número ideal para a extensão de 15 quilómetros, mas o primeiro estva um pouco tarde, depois da placa do 7º quilómetro.. As chegadas processaram-se bem e partida não foi desta feita na avenida mas em pleno estádio, o que é mais agradável, dando uma volta de aproximadamente 3/4 e evitando a confusão que se registou na Maratona de Lisboa de 2009 onde se dava mais de volta e meia com os primeiros a alcançar rapidamente os que ainda não tinham partido.
No saco, além da t-shirt e água, a sempre agradável medalhinha.

No capítulo competitivo, Nélson Cruz e Filomena Costa estrearam-se a vencer nesta prova. Nélson Cruz dos Caxienses registou 47.17 menos 9 segundos que o atleta do Reboleira Bruno Fraga e deixou Hélder Ornelas da Conforlimpa a 35 segundos. Filomena Costa do Braga necessitou apenas de 54.10 para vincar a sua superioridade, chegando 52 segundos à frente da atleta do Maratona Mónica Rosa, vencedora em 2003, 2004 e 2009. Completou o pódio outra atleta do Braga, Ercília Machado.
Colectivamente, os Caxienses venceram naturalmente pois colocaram Nélson Cruz em 1º, João Marques em 4º e Artur Santiago na 7ª posição.

Quanto a mim, finalmente disputei esta prova! Em 2006 tinha-me estreado à pouco mais de um mês, ainda não tinha resistência para 15 quilómetros. Em 2007 tinha disputado a Corrida do Metro 2 dias antes e como ainda estava a recuperar da entorse do pé direito, não deu para forçar nova prova. Estive inscrito em 2008 mas na véspera, para grande custo meu, tive que tomar a decisão de não participar pelo agravar do problema do joelho direito que me apoquenta de tempos a tempos. E em 2009 ainda estava a recuperar da fractura do pé esquerdo...
Finalmente participei nesta emblemática prova e correu-me bastante bem. Foi quase, digamos, uma prova controlada cientificamente! Apontei para 1.25 e fui sempre controlando o tempo para esse crono, dando sempre o limite a cada momento mas sem pôr em causa a parte final. E foi no último quilómetro que me apercebi que 1.25 estava garantido e quem sabe se... Dei então o máximo possível para esta altura onde já não interessa salvaguardar energias e foi já a poucos passos da meta que vi o relógio passar para 1.25, impedindo-me de fazer 1.24. O tempo real de prova foi assim de 1.25.03, oficial 1.25.17.
Soube-me bastante bem permitindo-me iniciar o fim-de-semana a "limpar" resquícios duma atribulada semana.
Venha agora Coruche (e mais uma medalha de 10 primeiras séniores para a Sandra?)