domingo, 23 de maio de 2010

Meia-Maratona do Douro Vinhateiro

A 5ª edição da Meia-Maratona do Douro Vinhateiro teve o domínio de 4 quenianos que ficaram nos 5 primeiros lugares, só não fazendo o pleno pois um Rui Pedro Silva em grande nível terminou na 2ª posição, a 36 segundos do vencedor, Agnos Kaptich que parou o relógio aos 1.04.24
Na 6ª posição classificou-se outro português, Paulo Gomes.
Vitória portuguesa no sector feminino através de Inês Monteiro, 1.12.55, 29 segundos à frente da sempre jovem Fernanda Ribeiro, com Anália Rosa a completar o pódio, seguida pela queniana Jackline Rionorijo e das portuguesas Mónica Silva e Doroteia Peixoto.

Se em 2007 tivemos 214 participantes na Meia e 298 em 2008, o ano de 2009 viu um salto para mais do dobro, 670. Um ano volvido e ficou-se perto de atingir novamente o dobro, 1.206 atletas a que se juntaram cerca de 7.500 na Mini, factor que provocou uma crise de crescimento na organização que apresentou algumas lacunas, entre as quais uma verdadeiramente grave, a falta de água num posto de abastecimento para uma boa fatia do pelotão, atletas esses que tiveram que suportar cerca de 10 quilómetros sem reabastecimento, levando mesmo 6 a necessitarem de assistência.
Os reabastecimentos são uma peça crítica em qualquer prova e uma situação destas não pode acontecer, em especial quando o dia apresentou-se bastante quente e a partida foi apenas às 11 horas.

Mas se as reclamações dos atletas são inteiramente justas, já opino desfavoravelmente a uma reportagem que a SIC exibiu no seu canal noticioso a meio da tarde. Aí, com o habitual sensacionalismo, empolaram esta situação, não falando absolutamente em mais nada relativamente à corrida, nem mencionando os vencedores.
Como se sabe, a SIC ignora o Atletismo e apenas fala dele quando há alguma "bronca". Que eu saiba, nunca vi este canal a apontar tudo de bom que se tem feito neste fenómeno popular, com todas as vantagens para quem nele participa, nunca vi este canal a salientar a carolice e paixão de todos que dão tudo de si para que se organizem provas, nem vi este canal a salientar os excelentes resultados que os nossos bravos atletas têm alcançado, bastas vezes com diferenças elevadas de condições para a concorrência.
No entanto, há uma situação como hoje e este canal aparece logo "aqui d'el rei!" e a "noticiar" Atletismo.
Infelizmente, é uma ladainha muito frequente em todos os sectores, parecendo que estes orgãos de comunicação geral, em todos os aspectos da sociedade, preferem o deprimir do que elevar a auto-estima dum povo já por si cinzento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário