sábado, 10 de agosto de 2019

Um muito fraco longuito

Hoje foi dia de tentar uma distânciazita maior, após os 20 da semana passada. O mínimo eram 22, o ideal 24. A diferença estava na companhia. Na semana passada o privilégio de ter a ultra-dupla Isa & Vitor, hoje apenas o som das minhas passadas.

Como sempre, muito motivado e focado para conseguir um treino satisfatório, até porque durante a semana houve evolução em relação aos das semanas anteriores.

Uma coisa é querer e outra poder e há limites para o querer ser poder. Desde o início notei que as pernas estavam sem energia, o que tem sucedido amiúde desde a queda. Valeu a cabeça para ir seguindo. 

A primeira crise deu-se com escassos 4 quilómetros e, como ao longo do treino, tive que me valer da força mental para prosseguir. Curiosamente, estava a passar na Baía dos Golfinhos e na esplanada tocava o velhinho So Long dos Fischer-Z. Não sei a razão mas deu-me alguma energia.

A segunda grande crise foi ao oitavo quando estive quase a parar. Soltei um palavrão de frustração por ir parar e, com isso, recebi mentalmente um pontapé no dito cujo e continuei sem ter chegado a parar.

Aos 10 cruzei-me com o Isaac, que já não tinha o prazer de o ver há um certo tempo. Trocámos umas palavras e repus mais alguma energia.

O percurso foi do Inatel de Oeiras até à Torre de Belém e volta, sendo que à saída do passeio de Algés segui pela nova ciclovia que está muito boa. Pelo menos vai até à Torre de Belém. Como virei aí, não sei se continua. Muito boa obra!

Fiz então o retorno e fui batalhando comigo para nunca andar, o que seria mau e nada habitual numa distância assim. Cruzei-me com o António Almeida, segui e cada vez estava mais difícil. Isto da cabeça estar sempre a lutar contra o físico, desgasta. E aos 16, junto à estação da Cruz Quebrada, deu-se o inevitável, tive que andar um pouco. 

Logo apareceu o João Ricardo que gentilmente acompanhou-me um bocado e mais à frente em Paço de Arcos, esperou para saber como eu estava. Aí, deve ter visto como ia bem abatido e sem energia. Obrigado pela solidariedade, João!

Acabei aos 22, depois de ter misturado corrida e caminhada nos últimos 6. Assim, nada adiantava ir até aos 24. 
O ritmo médio dos primeiros 16, os únicos sempre a correr, foi de 57 segundos mais lento por quilómetro em relação a como estava antes da queda. Quase 1 minuto, dá para acreditar?!?

O tempo é importante pois fazendo um longo com distância menor ao que se vai encontrar na Maratona, o ritmo deverá ser melhor para no dia da prova, ao ser uma distância maior e seguirmos uns segundos mais do que o habitual, conseguimos aguentar mais tempo.
Ora a esta espécie de velocidade, como posso fazer mais uns segundos por km? O limite da prova são 6 horas, não 6 dias...

Enfim, dá para aperceber que hoje estou desiludido, o foco regressa amanhã.
Para a semana será (tem que ser!) melhor!
     

14 comentários:

  1. Na próxima semana vai ser melhor!
    Há dias assim em que o corpo não quer. Até Novembro ainda tens muito tempo para treinar e recuperar a boa forma. Eventualmente pode não ser a forma pré-queda mas será sempre melhor que a actual forma.
    Siga que pra frente é o caminho! =)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Isa! Não está fácil...
      Beijinhos e muitos parabéns pelo vosso feito

      Excluir
  2. Amigo João como gritam os espanhóis "ANIMO! ANIMO!"
    Um abraço apertado e eu continuo a acreditar em TI.
    Isaac

    ResponderExcluir
  3. Caro João,
    Um dia menos bom todos nós temos.
    Nada de especial.
    Especial é a tua vontade.
    No próximo treino tudo volta á normalidade.
    GR abraço e bons treinos.
    MIKE
    Happyrun

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se fosse um dia menos bom, estava eu bem. Mas quando são muitos dias assim, o caso muda de figura...

      Um abraço e obrigado, Mike

      Excluir
  4. Uma andorinha não faz a primavera, um treino não espelha a nossa situação.

    Apesar de muito forte mentalmente, e a descrição desse treino mostra bem isso, podes não estar muito seguro da tua forma e isso reflecte-se, pois a forma é uma caprichiosa!

    Mas com uns miminhos, leia-se treinos :), ela volta bem disposta!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma andorinha não faz a primavera mas muitas já a fazem... Esse é o problema.

      Obrigado e um abraço

      Excluir
  5. Espero que hoje já estejas mais animado!

    Tu, melhor do que ninguém, sabes que um treino é só um treino. Este Sábado não correu tão bem, mas com a continuação dos treinos, as coisas vão melhorar. Não tenho dúvidas!

    Tenho mesmo pena de já não estar desse lado para fazer uns quilómetros contigo nesta fase!

    Um beijinho e ânimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Inês!

      Sim, sei que um treino é só um treino mas um arrastar deles já é muito...

      Beijinhos e bons treinos

      Excluir
    2. João, tens quase idade para ser meu pai, mas tenho de te dar na cabeça: tu caíste, magoaste-te, precisas de receber assistência médica e estiveste parado 10 dias. Eu sei que é frustrante não conseguires correr o que costumavas, eu sei que as semanas passam e o Porto está aí à porta, mas eu também sei que tens uma força e um foco tremendos, e que se lhe deres tempo, o teu corpo vai voltar a reagir. Dá-lhe só um desconto!

      Excluir
    3. A esse menu junta mais dois pontos:
      - Para tentar reduzir os problemas gástricos, tenho andado a mudar a alimentação, o que também influencia.
      - Falaste na idade (a propósito, que eu saiba não há limite de idade para se dar na cabeça) e esse pode ser outro factor. Não é natural andar a avançar através dela e ir evoluindo. Algum dia os inevitáveis efeitos da mesma têm que chegar. Será o início?
      Beijinhos e obrigado pela tua preocupação

      Excluir
    4. Lamento, mas não acho que seja a idade a chegar. Acho que é um conjunto de circunstâncias várias e temporárias, que o teu corpo vai ultrapassar e a boa forma vai voltar. E não teimes mais comigo!!! ;)

      Excluir
    5. Opps! Com uma ameaça dessas vou já calar-me!!! :)

      Excluir