sexta-feira, 30 de agosto de 2019

O que eu estava a precisar dum treino assim!

Tal como nas séries televisivas, e para quem tem estado fora, resumidas cenas dos episódios anteriores:
Estava em boa forma, a dar início ao plano para a Maratona do Porto quando a 6 de Julho num treino de 25 km tive uma violenta queda ao km 21, queda essa que deixou mazelas. Mazelas visíveis e não visíveis. E foram essas não visíveis que deram cabo de toda a forma pois o organismo demorou a recuperar dum problema decorrente e andei sem força nas pernas, perdendo imensa velocidade.

Ora nesta altura do ano era para já ter uns quantos treinos de 30, e com velocidade jeitosa, mas cheguei ao dia de hoje sem ainda um único realizado.

Nesta fase de crise que foi este mês, o tal mês que deveria ter alavancado a preparação, esforcei-me muito, treinei como nunca em quantidade mas a qualidade, leia-se velocidade, foi sempre uma lástima.

Por exemplo, nos treinos de 10 km, e há muito tempo, raros eram os treinos que não fazia 5 e qualquer coisa de média. Neste Agosto, nem um abaixo de 6! 
Porém, comecei o mês quase nos 7 (!!!), fui melhorando lentamente e acabei quase a baixar dos 6. Há quanto tempo não tinha um mês sem nunca ter chegado aos 5? Há tanto que nem a memória alcança. Julgo que, provavelmente, o D.Nuno Álvares Pereira ainda não tinha pelejado em Aljubarrota...

Para ir melhorando, lenta mas progressivamente, e como já referido, tive que treinar como nunca. O meu record de km num mês era de 271,248 feitos em Outubro passado e neste Agosto passou a ser de 276,159. Um record em distância em mês de crise mas só esforçando muito é que pude começar a sair do buraco. 
E se foi custoso em muitas ocasiões... Houve dias que só eu sei o que passei mas a miragem da meta no Porto vale tudo.

Em questão de longos, um por semana, a ordem foi de 20, 22 (um muito deprimente treino a partir dos 16), 24 e 26 no sábado passado.

Ora tendo feito 26, o ideal era fazer mais, o que não seria fácil tendo em conta os últimos. Mas para mim era muito importante conseguir 30 e de forma satisfatória para incutir confiança.

Na preparação fiz tudo da melhor forma, inclusive levantar-me hoje às 4.30 para começar o mais cedo possível para na fase final, a mais difícil, não estar já muito quente.
E foi a melhor coisa que poderia ter feito tendo em conta o calor que se pôs. 

Iniciei o treino às 5.53, tendo a primeira hora sido realizada de noite e a segunda, com o Sol a iluminar o caminho, com a temperatura ainda agradável.

Coloquei um ritmo muito certo, apesar de bem mais rápido que nos anteriores. Mas como era assim que me sentia confortável, aí fui eu. 

Os quilómetros foram passando e sempre a gerir bem o esforço. 

Foi por volta do 22 que comecei a acreditar que era possível chegar aos 30 e da forma correcta, sempre a correr. 

Abro aqui um parêntesis pois foi por volta deste km, seguia eu no Passeio Marítimo de Algés, já a regressar ao Inatel de Oeiras, que um carro passou do outro lado da linha, na Marginal, apitando e dizendo adeus. Como não ia ninguém nem à minha frente nem atrás, só podia ser para mim. No entanto, o sol estava a bater nos vidros do carro e não distingui quem seria. Deu-me a sensação que seria uma mulher. Se estiver a ler, peço que se identifique pois não pude reconhecer pelo sol, nem reconheci o carro, apesar de ainda ter dito também adeus. Não sei foi para quem :)

O relógio continuava a mostrar tempos muito certinhos e surpreendentemente mais rápidos que nos últimos longos. 
Passei então a usar o "doping" relógio, que é quando a marca está a ser melhor do que esperava, olhar várias vezes para o relógio de maneira a ir buscar energia para manter essa média.

E cheguei, muito cansado mas extremamente feliz, aos 30! Tanta dúvida se conseguiria e afinal com uma marca bem melhor em relação aos anteriores. Foram 3.24.21, exactamente a 32 minutos do meu record de 30 (1.04 por km) mas, e isso é que conta nesta fase, 31 segundos por km mais rápido que a média dos 26 de sábado passado. Mais de meio minuto melhor, foi uma inesperada (mas justa, tenho que o dizer) recompensa para tanto que me esforcei neste mês. O que eu estava a precisar dum treino assim!!!

É certo que não conseguiria, nem por sombras, mais 12 km (dificilmente nem mais 1) mas a coisa está a evoluir e espero daqui a 9 semanas e 2 dias já ser capaz de transpor a meta no Porto. 

Depois de 5 semanas com um longo semanal, para a semana não há, apenas treinos normais. Há que respeitar o ciclo que obriga a uma semana de acalmia para consolidar o trabalho efectuado.

Antes de terminar, apenas uma nota que me ocorreu durante o treino, tal como noutras ocasiões (não é a primeira vez que toco no assunto). Estou a falar da falta de provas com distância intermédia entre Meia-Maratona e Maratona. 
Temos muitas (e boas!) Meias-Maratonas e algumas Maratonas mas nada entre elas. Estou a referir-me a provas de estrada, naturalmente. 
Existir alguma prova de 30 Km seria muito útil para quem está a treinar para uma Maratona poder realizar uma prova a ritmo competitivo e, principalmente, para quem já tem Meias no currículo mas receia o longo salto, poder aquilatar da possibilidade de se atirar para a mítica distância.
Segundo os meus registos, existiu em tempos o Regional de Fundo com 30 Km e que durou até 1999 e, depois disso, apenas uma única prova com uma simples edição, os 30 Km Olivenza - Elvas, disputada em 2004, já lá vão 15 anos. 
Com mais dos 21,097 da Meia, realizaram-se algumas provas de 25 Km mas a última disputada em 2002...
Sei que os tempos são outros e os custos de realização de provas estão altíssimos, e quanto maior a distância naturalmente mais custo, mas creio que com boa divulgação, a participação seria boa. 
Eu, sem dúvida, que estaria lá.
Alguma organização?

Um bom fim-de-semana para todos!

14 comentários:

  1. Grande campeão!
    Eu não tenho dúvidas que com público a puxar por ti farias mais 12 km e 195 metros! É a magia da maratona ;)

    Estás no bom caminho rumo à 13a!
    FORÇA!!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Isa!

      Vamos ver. Há que continuar a trabalhar forte :)

      Beijinhos e força!!!

      Excluir
  2. É preciso gostar muito disto para começar acorrer ás 5:53 da manhã !!!!Grande abraço e continua , pois adoro essa tua paixão , eu que agora me vou contentando com meia duzia de kms.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Joaquim!

      É por uma boa causa... :)

      Um abraço e boas corridas (pequenas ou grandes, interessa é contentar o corpo)

      Excluir
  3. Seria realmente interessante umas provas de 25 ou 30km... Acho uma ideia vencedora :)
    É bom saber que a boa forma está a voltar... continuação de bons treinos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ideia pode ser vencedora mas se nenhuma organização se chegar à frente...

      Quanto à forma, ainda não é a boa que está a voltar. Digamos que a má está a afastar-se :)

      Um abraço e obrigado!

      Excluir
  4. Caro Joao,
    Vou-me repetir mas, lá está, com a mentalidade de ferro que tu tens, não há impossíveis.
    Muitos parabéns por esses 30K depois de tanta paragem.
    Quanto ás provas de 30k, completamente de acordo pois, passar de 21 para 42 é um salto de gigante e, só quem faz 42 é que sabe o que custa.
    Aguardemos.
    Grande campeão, bons treinos,.....madrugadores :)
    Abraço
    MIKE
    Happyrun

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Mike e espero que esteja tudo bem contigo

      Grande abraço

      Excluir
  5. E é isto:

    https://youtu.be/btPJPFnesV4

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Num ano, era a música que estava no túnel durante a Maratona do Porto :)

      Um abraço e obrigado!

      Excluir
  6. Muito bom, João. Esse grande esforço em Agosto mostra uma dedicação e consciência incríveis. É uma das coisas que mais inspiram em ti: sabes o que precisas de fazer e fazes, não há cá lugar para preguiça, tem que ser feito. Aliás, não me lembro de alguma vez ter lido aqui que não treinaste por preguiça. Gosto de pessoas assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum... não treinar por preguiça? Por acaso não me lembro mesmo de ter sucedido. Mas olha que se o fizesse, julgo que ficava de tal maneira furioso comigo próprio que não me aguentava... :)
      Cada um tem que potenciar os seus trunfos e sem a dedicação, estava tramado :)

      Um abraço e boas corridas! (no teu caso, épicas!)

      Excluir
  7. Quero começar a correr, embora às vezes pense que aos 42 é um pouco tarde; mas vou começar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Carlo, nunca é tarde!
      Eu comecei há 14 anos atrás com 45 anos, portanto mais 3 do que tem. Mal aguentava 1 km e agora já participei em 456 corridas, das quais 12 Maratonas e mais de 60 Meias-Maratonas, sempre com alto prazer de corrida. Não foi tarde tal como não o será para si. Só posso desejar muita força e que nos encontremos por aí numa corrida :)
      Um abraço!

      Excluir