segunda-feira, 1 de maio de 2017

No 1º de Maio, novo record dos 15 com um tempo que não é para mim :)

Eu, João Cravo e Aurélio (faltou na foto o Eberhard)
Há um ano atrás, após terminar a Corrida do 1º de Maio a minha sensação era... Frustrado! Sensivelmente a esta hora estava a escrever "Corto a meta em 1.20.54 e, tenho que dizer, frustrado. Foram 14.800 metros a sonhar com o record e quando parecia que o tinha, afinal não". Esse tempo estava inflacionado pois a 200 metros da meta "A partir do momento que me apercebi que já não era possível, perdi ar mais rápido que um balão. Perdi toda a força que ainda tinha".

A razão para a frustração do ano passado tinha a ver com o facto de mais uma vez ter ficado tão perto daquele que era na altura o meu record mais antigo (vinha de Novembro de 2007) e, mais uma vez, morrer na praia.

1.20.20 era a marca e por algumas vezes tinha entrado no minuto 20 mas sem o bater (uma das vezes a apenas 2 segundos...). Até que nestas 3 últimas provas de 15... Em Junho, Fogueiras, fiz 1.18.59, marca que nunca pensei ser possível. Mas era e... há um mês nos Sinos, 1.18.03
E chegámos ao dia de hoje e esta é a sua história.

Convívio habitual antes da prova, muita cara conhecida e muitos a perguntarem-me se ia bater mais um record, o que, confesso, já me estava a chatear. Bater um record pessoal é fazer algo que nunca se fez e não uma coisa que se faça todos os dias. Além disso, e como justificava, 1.18.03 era demasiado esticado. Ia sim tentar baixar da hora e 20, o que só tinha feito por duas vezes, exactamente as últimas 2 provas de 15. 
Record do percurso era mais que provável pois estava em 1.20.43.

Preocupação principal, aquecer bem para não ter que dar aquele par inicial de quilómetros a ritmo mais poupado. 
Senti as pulsações a subirem bem, sinal que vou entrar a matar qb e logo se vê.

A dificuldade nesta prova é o equilíbrio. E por equilíbrio digo em ganharmos margem no início para compensar a subida da Almirante Reis mas sem pôr em causa a restante prova. 

A grande vantagem de andar a fazer os resultados que estou a efectuar, é a confiança que é transmitida. Noutras ocasiões seria mais conservador nesta fase inicial, mas agora penso que se da última aguentei, hoje será o mesmo.

Chego ao 4º quilómetro a sentir que estou no limite mas a aguentar. E aí passei a ter uma lebre de luxo chamada Orlando Couto que me acompanhou até perto do estádio. Mais à frente juntou-se outra preciosa ajuda, o Diogo Arraias. Obrigado amigos!

Os primeiros quilómetros tinham sido entre os 5.02 e os 5.05, a partir do Saldanha até ao Rossio foi na casa dos 4.50.

Até aí, a média estava excelente e o baixar da 1.20 parecia um dado adquirido. Será que vai dar para o record? Vamos ver o que a Almirante Reis vai ditar....

Chega-se à fase difícil da prova, a longa subida de 3 km que vai "mordendo" e os tempos passaram para 5.20, o que entrava dentro do esperado, até estava um pouco melhor.

Acabada essa fase, faltavam 3 quilómetros. Ainda haveria forças? Em vez de responder sim ou não, digo quanto fiz e logo tiram as dúvidas. 13º em 4.59, 14º em 4.47 e o último em 4.36!!!

Quase a entrar no estádio
Estou no último quilómetro e com a certeza que poderá ser possível tornar a bater este record que chegou a estar quase 9 anos activo e cujo último só fazia amanhã 1 mês. Será que resistiria? Nesta altura pensava que iria ou para 17 alto ou 18 baixo (relembro que a fasquia estava em 1.18.03). Tinha que ir buscar todas as forças que ainda tinha. Nunca deixar de acreditar.  A vontade de realizar o minuto 17 era um sonho quase selvagem. 1.17.59 chegava!

Estou quase a entrar no estádio e tenho praticamente a certeza que vou conseguir. Minuto 17, loucura!!!

Entro na pista (impossível não vir à memória o 9 de Dezembro de 2012 em que aqui entrei para completar a primeira Maratona). Olho para o relógio e... AI MEU DEUS!!!!

Foi neste momento que me caiu a ficha. No exacto sítio que me deixou frustrado no ano passado, percebi que... IA PARA O MINUTO 16!!!

Em choque. Reconheço que a partir daqui fiquei meio aparvalhado. Ao contrário do habitual, depois da prova não estava exultante, estava a digerir o que ainda me custa a acreditar. 

Últimos metros, já em choque :)
Repeti várias vezes e acreditem que o mais sincero possível. Este tempo não é para mim. Rebatiam que sim, que era pois tinha-o feito mas... ainda me custa a acreditar. OIho para o relógio, e a classificação confirma-o, e nem sei o que dizer. 1.16.41, menos 1.22 que o anterior e o "disparate" de 4.02 a menos do que o melhor neste percurso.

Muito obrigado a quem me ajuda, apoia e acredita em mim (mais do que eu). 
Sinto um orgulho muito grande pelo que tenho alcançado nestes últimos loucos tempos. E o orgulho maior é por sentir que todo o esforço que tenho aplicado, tem dado juros muito mais altos que alguma vez imaginei.
Sei o muito que tenho esforçado. E estou a receber tudo ao melhor estilo boomerang.

Meta cortada, Diogo Arraias festeja, eu desligo o relógio para a posteridade 
Próxima prova: 21 de Maio em Alverca. 
Os próximos dois fins-de-semana são reservados para treinos longos para "não esquecer". 
Sei que ainda falta meio ano para o Porto, mas só consigo qualquer coisa com muito trabalho. Há que dar no duro :)

Uma excelente semana a todos. Divirtam-se e sejam felizes!



28 comentários:

  1. Mais uma vez, muitos parabéns! :) Que continues com os excelentes resultados!
    Beijinhos e boas corridas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado!
      Já nem sei o que dizer... :)

      Beijinhos e boas corridas!

      Excluir
  2. Parabéns João. Que este momento continue a durar muito tempo. Os bons resultados são para quem trabalha e por isso este tempo é para ti e é muito merecido. Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Tiago! Reconheço que tenho dado no duro :)

      Um abraço e força para Setúbal!

      Excluir
  3. Se eles existem, são para se bater.
    Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até um dia... que espero esteja longe :)

      Obrigado e um abraço

      Excluir
  4. Olá João! Parabéns!!! Também gosto mesmo muito desta prova, por vários motivos. E o 'passeio' de hoje confirmou-o mais uma vez. Foi uma manhã muito bem passada.
    Boa semana também para ti.
    Sofia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Sofia e... MUITOS PARABÉNS pelo fantástico pódio! :)))

      Beijinhos

      Excluir
  5. Mais uma vez muitos parabéns amigo!
    Que tempo brutal!!!!
    Estás mesmo na tua melhor forma de sempre, não sei o porquê da admiração, tens treinado para isso por isso o tempo é para ti. Os tempos que fazemos são porque treinámos para eles, logo, se tens treinado muito e bem, claro que o mereces!!! =)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado amiga.
      Sim, claro que tens razão mas fiquei assim pois não esperava nada um tão bom "disparate" destes :)))

      Beijinhos!

      Excluir
  6. É tudo tão simples: eu tinha um grande amigo que corria e agora tenho um grande amigo que voa!
    É linda a amizade ente um Lesma e um Torpedo!
    Forte abraço.
    (Eu sou um daqueles que acredita mais em ti que tu próprio!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Ultra Jorge!

      Um abraço

      ps - Eu sei que és!

      Excluir
  7. Sim senhor. Sr, João.Estamos em grande, parabéns por mais um feito e que as coisas corram sempre da melhor forma.Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Como o outro grande senhor escreve: És mesmo o"Torpedo Amarelo".
    Não resisto:
    "Sinto um orgulho muito grande pelo que tenho alcançado nestes últimos loucos tempos. E o orgulho maior é por sentir que todo o esforço que tenho aplicado, tem dado juros muito mais altos que alguma vez imaginei.
    Sei o muito que tenho esforçado. E estou a receber tudo ao melhor estilo boomerang."
    Isso, apenas isso, muito bom.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  9. Meu caro Amigo João Lima
    Só para grafar a palavra PARABÉNS!
    Isaac

    ResponderExcluir
  10. Começa a ser difícil abrir o fb após o fim-de-semana e não encontrar o recorde teu! Muitos parabéns, João! Muito feliz por ti!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Paulo! Também passei anos sem nenhum novo :)
      Vamos ver até quando o vento está de feição :)

      Um abraço :)

      Excluir
  11. Uau! Muitos parabéns! Deve ser uma sensação incrível, mas é claramente o resultado de esforço e dedicação! Têm sido uns últimos tempos sempre a melhorar! Não querendo ser chata com isso também, mas é inevitável pensar o que será que vai acontecer em Alverca?... :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! :)
      Quanto a Alverca... é difícil pois tem um último quilómetro muito a subir e o record que tenho aos 10 é brutal (48.42) :)

      Beijinhos e boas corridas

      Excluir
  12. Ninguém pára o João Lima, ninguém pára o João Lima, olé! :)
    Muito contente pela tua boa fase. É manter essa energia positiva a rolar! Parabéns!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Rute, em especial pelo teu contentamento :)
      Enquanto puder...

      Beijinhos

      Excluir
  13. Demorou mas cheguei :) ... que espectáculo de prova. Adoro assistir a estas tuas vitórias pq consigo sentir o que sentes - passei exactamente pelo mesmo nos dois últimos anos. Chegar a tempos inimagináveis (ou pelo menos achávamos que sim e ainda bem que estávamos errados) ... enorme felicidade por te ver assim. Muitos mas muitos parabéns com votos que continues assim, motivado, pois tenho a certeza que não ficas por aqui.
    Grande Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exactamente Carlos! São momentos especiais onde sentimos que todo o esforço (e não é para me gabar mas muito me tenho esforçado) tem a sua recompensa.
      Grande abraço

      Excluir
  14. Fantástico João! Gosto de ler estas discrepâncias entre os diversos atletas. Para mim foi uma má prova, para ti foi uma prova inesquecível! Assim é a corrida :)

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim é a corrida. Mas a maior discrepância é outra. É entre um atleta de pódios reais e um atleta cujos pódios virtuais são as suas escassas capacidades :)

      Um abraço e tudo a correr pelo melhor no domingo!

      Excluir