domingo, 7 de maio de 2017

As saudades que eu já tinha...

(Entoar como "A Minha Casinha", seja ao jeito de Xutos e Pontapés ou de Milu)

As saudades que eu já tinha
Dos meus alegres treinos de 30
Tão modestos quanto eu

Meu Deus como é bom correr
Passeio Marítimo fora
A contar cada quilómetro

(ok... metricamente não está perfeito mas dá para entender a mensagem)

Muito gosto eu destes treinos de 30 quilómetros! E já sentia saudades pois o último foi a 4 semanas de Sevilha, ou seja a 21 de Janeiro.

Para quem privilegia o prazer de corrida, é óptimo estar ali 30 quilómetros, sendo no limite do tal desgaste que mais um par de quilómetros começa a fazer sentir.

Nestes, vou apenas com uma garrafa de meio litro de água e nada de géis nem reforços de massa nas vésperas. Precisamente para na Maratona ao ter esse adicional, mais efeito produzir, bem como estar rodeado de muitos atletas pois estes treinos são quase sempre a sós.

Foi o meu 16º treino de 30 (o primeiro deu-se a 5 semanas da minha estreia em Maratona, Lisboa 2012) e... foi o mais rápido!

Só por uma vez tinha baixado das 3.10 em treino com 3.09.11 feitos em Agosto passado. Em Maratona, tinha baixado por duas vezes na passagem aos 30, exactamente nas 2 últimas (Porto 3.08.16 e Sevilha 3.06.05).

Hoje, quis impor um ritmo mais vivo e certo e apontei como tempo ideal 3.07.30
Pois imaginem quanto fiz? Sem ter feito de propósito, foi ao segundo certo que marquei 3.07.30! Ultimamente alturas há que começo a parecer um relógio suiço :)
Foi o meu melhor treino de 30 (por 1.41) e apenas batido pela passagem em Sevilha mas essa com a vantagem de ser em corrida.

O percurso foi o meu preferido: Partida do Inatel de Oeiras em direcção ao final da praia de Carcavelos (com desvios, tanto na ida como volta, pela Marina, pontão e forte). Em Carcavelos retorno e ida até depois da estação de Algés, aproveitando os passeios marítimos de Oeiras, Caxias e Algés). Retorno em Algés e acabar perto do Inatel.

Comecei às 7.30 mas deveria ter iniciado uma hora antes pois o meu único problema foi o calor que se tornou duro a partir dos 24 km (o percurso é sempre à torreira do sol). Se tivesse sido às 6.30, terminava antes da coisa apertar.

No meu (ambicioso) plano, tenho novo longo marcado para sábado, aproveitando estas duas semanas sem provas. Terá um mínimo de 24 quilómetros mas a ambição é tornar a chegar aos 30, dependendo da recuperação pois se não estiver capaz, não forçarei.

E pronto, vou agora à minha recompensa. Não sou pessoa de comer refeições mais pesadas mas há um desses pratos que é a excepção. Adoro Tripas à Moda do Porto! E hoje tinha a promessa de ter Tripas, mas com a condição colocada por mim de só ter caso completasse os 30. Com recompensas, sabe melhor! :)

Um abraço a todos e uma excelente semana!

12 comentários:

  1. Acabou-se! Agora é que se acabou mesmo! Tinha uma amigo atleta, maratonista, e agora tenho um amigo aviador! Só sabe voar! Não sei sei se é de ficar alegre ou triste :)
    Parabéns!
    Abraço.
    Nota: com esses andamentos já passaste N vezes ma estação da CP em VFX e nuca viste a mesma! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi a estação, vi. O que se passava é que não me recordava :)

      Aviador?!? O que vale é que não acreditas que és "ligeiramente" exagerado!

      Um abraço!

      Excluir
  2. Grande treino! Mais uma vez parabéns amigo! Estiveste muito bem :)

    Quanto a devias ter iniciado 1h antes...eheheh...nós começámos o nosso só às 10h...mas nós bem precisamos de treinar ao calor rumo aquela coisa... ;)

    Força para mais 30 no próximo fim-de-semana!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, e foi um rico treino que fizeram, apenas 2 semanas depois de Madrid! Parabéns!!!

      Beijinhos

      Excluir
  3. Eh pá, falhaste um bocadinho na métrica da música mas acertaste na mouche no tempo de treino! Que consigas repetir a dose na próxima semana. Já sabes qual vai ser a próxima recompensa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A recompensa será o orgulho de conseguir novamente :)

      Um abraço e obrigado

      Excluir
  4. Boa! Que grande treino :) Admiro-te muito por fazeres um treino destes sozinho... É preciso muito foco e força de vontade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Posso não correr grande coisa mas a força de vontade é a minha maior arma :)

      Beijinhos

      Excluir
  5. Estás em grande, até nos treinos!
    beijinhos e boas corridas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Sofia!

      São os treinos é que me têm dado a forma actual :)

      Beijinhos e força!

      Excluir
  6. Confesso que tenho alguma inveja (azarito, treinasse) de ver a descontracção de "fiz agora 30km sem geis e levei apenas uma garrafita de água".

    Muito bom, João.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado!
      E pois... para chegar aí, muito e muito tenho treinado :)
      Um abraço e força!

      Excluir