sábado, 13 de maio de 2017

Mais 30

Tal como tinha dito no passado domingo, hoje foi dia de novo treino de 30. 

Depois de ter puxado bem no da semana passada, este foi planeado para ser cerca de 30 segundos por quilómetro mais lento. Mas desta vez não tive a precisão do anterior e acabaram por ser 40 segundos ao km, dado que não correu tão bem como queria, em especial a partir dos 22. Nem sempre estamos no nosso melhor e há dias assim. Mas consegui concluir o pretendido e fiquei com bons dados para analisar e planear da melhor maneira o mês de Agosto, aquele que vai ser o mês charneira para a Maratona do Porto.

Já no ano passado Agosto foi o mês mais importante, quando dei uma carga sem precedentes (de longe o meu mês com mais carga de sempre), seguido por Setembro e Outubro a manterem o esforço.

Ora quando se dá uma carga assim, os resultados podem notar-se na altura mas vão atingir o seu apogeu passados 2 a 3 meses. E se recordarmos o que me aconteceu, deduz-se que fiz o trabalho bem feito pois tive um mês de sonho. Recordo que cheguei ao Porto e bati o meu record por 15 minutos, baixando finalmente das 5 horas, depois na Meia dos Descobrimentos, tirei 4 minutos a um record que já estava com um tempo bem esticado, e na semana seguinte consegui aquilo pelo qual lutava há 10 anos, baixar dos 50 minutos aos 10 km e logo indo para o minuto 48.

Ainda referente ao treino de hoje, deu-se o acaso de encontrar por volta dos 10 o João Branco, tendo assim preciosa e sempre muito agradável companhia até aos 15. Também me cruzei duas vezes com o Rui Soeiro que ia a voar baixinho.

Enquanto os treinos que correm bem dão sinal do bom caminho e oferecem um aumento de confiança, estes que correm menos bem são muito proveitosos pelo que ensinam. Sei o que falhou e o que devo fazer para corrigir.

Domingo 21, será a 3ª Corrida Cidade de Alverca, com a minha 3ª participação.

Uma boa semana a todos! 

17 comentários:

  1. Isso são é saudades da Mafalda! :)
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Treinos que correm menos bem fazem parte.
    O importante é que conseguiste! Mais um de 30 km!
    Estás no bom caminho.
    Agora venha Alverca!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Sempre a abrir :) ... e é isso mesmo, os treinos que correm menos bem são fartos em aprendizagens.
    Grande abraço e força nisso

    ResponderExcluir
  4. Como disse no treino anterior, admiro muito o foco e a disciplina de quem consegue fazes estes treinos sozinho :)

    Acho que me vou "colar" aqui a acompanhar a tua preparação para o Porto, procurando inspiração para a minha (eventual)! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito feliz ficaria caso te inspirasse para o Porto :)
      Cortar a meta numa Maratona é uma sensação indescritível e que se nos cola não mais nos abandonando. Força!

      Beijinhos

      Excluir
  5. Uns correm e outros assim e ainda outros...

    É aprender e seguir.

    Já eu ontem apenas fiz pouco mais que uma "Maratona de Roma à Perneta" e já estava com os joelhos a queixarem-se...estou a começar a chatear-me com eles. O azar é que são os únicos que tenho.

    João, já tens as ultimas adidas glide, as anarelinhas?
    Continuam boas como sempre?
    As minhas azuis (8?) estão a ir-se, estou a ficar sem sola, mas o desnivel lateral do calcanhar das novas preocupa-me.
    Estou na dúvida entre a fidelidade ou novas aventuras (New balance ou Brooks) ou voltar a amor antigo (asics mas modelo novo e nunca experimentado, Nimbus)

    Obrigado.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho as últimas Glide mas não são amarelinhas pois na altura ainda havia apenas esta cor:
      https://4.bp.blogspot.com/-e12b16gbgiE/WM6uVlRx4SI/AAAAAAACCvU/0_fBR24rH1AvHZVDz4L2Netcc9Hvkgn6wCLcB/s1600/2017031908.JPG
      E sim, estou muito contente com elas (e têm feito cada resultado!!!). Mas tudo depende da especificidade de cada pé e passada.

      Um abraço

      Excluir
  6. Ahhh, ok, pois mas são essas mesmas, agora só as vejo em amarelo.
    Eu tenho gostado muito destas que tenho (acho que são as 8 mas na versão em que a sola ainda não é igual às tuas).
    Podiam ser mais confortáveis, tipo Asics Kayano mas depois também eram tão lentas quanto elas :)
    São um bom equilibrio e até me dão menos dores no joelho direito que as Kayano.
    Obrigado pelo feedback, acho que vou ver então como me fica o amarelo :)

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Há dias assim, não estamos tão bem, mas acabam por ser os treinos mais importantes. Sobretudo se conseguirmos tirar alguma aprendizagem, como foi o caso.
    Parabéns por mais um longão e boa prova do domingo!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. João, interessa é que foi mais um longo.
    O próximo será melhor:)

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O próximo, digo já, é muito ambicioso...

      Um abraço amigo

      Excluir