Com o Catita ao km 5 (foto Sandra) |
A Estafeta Cascais-Lisboa é a mais antiga prova portuguesa, tendo hoje sido realizada a sua 77ª edição de nome oficial, 78ª na prática pois a primeira, realizada a 24 de Abril de 1932, teve a designação de edição 0 por alteração de última hora ao percurso.
Até 2004 apenas não se realizou em 1953 e 1956. Foi então interrompida para regressar em 2007 e parar novamente, no que parecia ser o seu final, prova que era da responsabilidade da Associação de Atletismo de Lisboa.
E eis que em 2011, e em muito boa hora, a Xistarca decidiu reactivá-la, dando-lhe uma vida popular que não fazia parte do seu historial.
Se o seu record de participação estava em 53 equipas em 1996, desde o seu reaparecimento em 2011, ultrapassou sempre a centena, chegando a 155 em 2012, no que é record nacional de equipas em provas de estafeta, mobilizando assim 620 atletas (4 por equipa)
Simultaneamente, criou nesse mesmo ano de 2011, os 20 Km em linha, prova que tem contado com várias centenas de atletas. Na de hoje foram 720 a que se juntam os 448 da estafeta (112 equipas), dando um total de 1.168 atletas num fim-de-semana com várias provas perto, no que está a ser um hábito em cada fim-de-semana, sempre com muita oferta.
Antes da partida com o Nuno, Paulo, Cristina e Pedro (foto Nuno) |
Uma particularidade que tenho notado nesta prova é que, se as provas que frequento têm sempre bom ambiente de camaradagem, esta ainda tem mais. Há competição entre as equipas da Estafeta mas competição saudável. E o facto dos 20 km em linha partirem meia-hora antes e passarem pelos postos de transição, com os atletas da Estafeta a aguardarem a sua vez e a apoiar quem passa, oferece sempre momentos muito agradáveis.
Esta Estafeta tornou-se assim num hino à festa que é o Atletismo, e a Xistarca merece esse reconhecimento. Recorde-se que no ano passado esta prova coincidiu com a milésima prova que organizaram.
Fiz os 20 km em Linha no ano de regresso deste evento (2011) e a Estafeta em 2012, 2013 e 2014. A minha única não participação foi em 2015 pois coincidiu com a Maratona de Paris.
Por não ter sido possível formar equipa, regressei aos 20 km em Linha e tinha dois objectivos em mente. O primeiro, fazer menos de 2 horas (seria quase uma "obrigação") e o 2º melhorar o tempo dessa participação em 2011 (1.57.05), numa altura especial para mim pois foi efectuada 6 dias antes de ter batido o meu record dos 10 km, em Constância (50.08), record que se mantém de pé (não por minha vontade).
O tempo esteve, finalmente, sem chuva, apesar de uns muito ligeiros pingos caídos uns 45 minutos antes da partida. Mas foram tão poucos que em vez de chuva mais parecia ter sido um passarinho que se aliviou.
Dada a partida, e após o primeiro quilómetro mais resguardado, como é meu hábito, impus um ritmo muito certo que perdurou toda a prova. Nas 3 subidas (Estoril, Santo Amaro e Boa Viagem) poderá ter parecido que tinha acelerado mas foi por o pelotão que me circundava ter abrandado um pouco e eu ter mantido a mesma velocidade.
Fui com o Catita até ao 12º km, num dia especial para si, e depois segui sozinho até ter apanhado o Paulo Bettencourt a 3 km do final, o que foi muito positivo pois incentivou-me no último km para fazer a marca pretendida.
Com o Paulo ao Km 18 (foto Nelson Barreiros) |
Cortei a meta em 1.56.17, cumprindo assim os dois objectivos, o que foi bom, especialmente por ter terminado bem e sem sentir o cansaço normal para uma prova de 20 km, sinal que poderia ter puxado mais mas hoje não era dia para isso, nem iria chegar perto do meu record de Cascais 2015 de 1.49.25
No entanto, e aqui só para nós, esperava ter terminado da mesma forma mas com um tempo melhor. Por outras palavras, ter empregue o mesmo esforço mas ter feito melhor.
Ora sendo este tempo muito bom para mim, talvez esteja a ser ambicioso em dizer isto mas tenho que ser ambicioso se quero cumprir com algumas marcas com que sonho para este ano.
A próxima prova será a 39ª edição da Corrida da Liberdade em Lisboa, dia 25, no que será a minha 9ª participação nesta corrida festa.
Com a Sandra e Nuno após a chegada |
O Queniano de Tomar/ Porto Salvo atacou de novo!
ResponderExcluirMas olha que faço muito melhor... de bicicleta ! hi hi hi
Abraço.
Comparas-me a quenianos?!? Eles correm pouco e eu muito (tempo!) :)
ExcluirUm abraço e obrigado
Foi um grande tempo João!
ResponderExcluirEstás de parabéns :)
Cada dia é um dia, quem sabe na próxima de 20 km fazes um tempo brutal? :)
Beijinhos
Obrigado Isa!
ExcluirMas não é nos 20 que ando à procura dum tempo brutal (que já o fiz o ano passado).
Digamos que é o "tal" nos 10, além dos 15 e Meia (que já têm 9 anos!)
Beijinhos :)
Muito bom, ver-te e partilhar alguns metros contigo!
ResponderExcluirGrande abraço e até à próxima corrida :)
Muito obrigado Paulo. Foi bom ter corrido um pouco ao teu lado.
ExcluirUm abraço
viva João , tenho andado arredado dos blogs por falta de tempo , fio feliz por agora conseguires correr sem problemas fisicos coisa que ainda não consigo.Essa emblematica prova deve ser fascinante e estiveste muito bem , acabar bem é mais importante que o tempo.Grande abraço.
ResponderExcluirObrigado Joaquim
ExcluirEspero que recuperes rapidamente!
Um abraço e força!
Parabéns! Terminar com a sensação de que se podia dar mais é sempre bom!
ResponderExcluirBoa sorte (e treinos) para esses objectivos! ;)
Beijinhos
Obrigado!
ExcluirBeijinhos e força! :)
Muitos parabéns João. A forma está a voltar e isso é muito bom. Força nesses objectivos.
ResponderExcluirVais às Fogueiras este ano?
Abraço
Sim, vou estar nas imperdíveis Fogueiras pela nona vez. Pela pergunta posso depreender que nos vamos encontrar em Peniche? :)
ExcluirUm abraço e obrigado
yes....
ExcluirYeah! Óptimo!!!
ExcluirVais servir de minha lebre. Vou atrás de ti... uns quantos km lá atrás :)))
Um abraço
Parabéns por mais uma João!
ResponderExcluirE sim é uma boa observação o facto dos 20km em Linha partirem antes da estafeta. É realmente agradável passar pelos pontos de passagem de testemunho e termos o apoio do pessoal todo que lá está. Se a prova fosse numa zona com mais "povo" na rua, então seria uma das melhores provas para fazer todas as épocas :)
Abraço
Mais povo na rua? Pois estamos em Portugal...
ExcluirObrigado Vitor e um abraço