Este fim-de-semana foi de sessão dupla em corridas de 10 quilómetros. Sábado às 18 em Alverca e Domingo às 10 no Oriente.
A táctica era puxar em Alverca e prova descontraída no Oriente. Na prova que era para puxar, marquei 1.10.15 e na descontraída 58.20. Confusos? Vão deixar de estar depois de ler os relatos!
1ª Corrida Cidade de Alverca
Prova com uma organização muito cuidada e atenta aos pormenores. No entanto, acaba por ficar marcada por algo que não se pode controlar, um calor sufocante! Os termómetros marcavam 32 graus e no asfalto nem imagino. Não havia ponta de brisa e esta era corrida sem qualquer ponta de sombra. Custava a respirar direito.
O percurso dava uma volta inicial por Alverca para cerca dos 4 Km entrar no OGMA e irmos correr para a pista de aviação, berço da aviação portuguesa.
Até comecei bem para as condições, o tempo apontava para cerca de 55 minutos, mas aos 4,5 comecei a sentir-me demasiado quente e a cabeça desatinou. Andei por 2 quilómetros, retomando aos 6,5 em passo devagarinho até à meta, apenas com uma paragem de cerca de 3 minutos junto dum atleta que estava sentado no chão. Pensava que seria apenas cansaço mas ao passar perguntei se estava tudo bem, ao que ele respondeu que estava meio tonto e já tinham chamado a assistência. Ao saber que estava meio tonto, e sem saber o que mais lhe poderia suceder, não ficaria bem comigo continuar e fiquei com ele até chegar a assistência, retomando depois o mesmo passo de corrida devagar, devagarinho até cortar a meta em 1.10.15
Nunca sabemos como vai decorrer uma prova e esta, para a qual tanto apontava para uma boa marca, acabou por ser o que foi.
Hermano Ferreira do Sporting (32.20) e a individual Melissa Maia (44.04) foram os vencedores duma classificação que contabilizou 442 na meta. O número podia ser bem maior se não se registassem tantas desistências (vi muitas!).
Para se ter ideia da dificuldade que foi, apesar do meu péssimo tempo, ainda fiquei à frente de mais de 60 atletas. Foi duro!
14ª Corrida do Oriente
Os 7 elementos dos 4 ao Km presentes: João Cravo, Orlando, eu, Vítor, Isa, Eberhard e Lúcia. Faltou a Joana Branco por lesão |
Na minha 10ª época, marquei presença pela 9ª vez na Corrida do Oriente, uma prova pelo qual tenho um carinho especial. Foi aqui que baixei pela primeira vez da hora nos 10 quilómetros (2006) e foi aqui que regressei após 6 dolorosos meses de paragem por ter partido um pé (2009).
O desgaste de ontem foi grande mas mesmo assim consegui um ritmo jeitoso até ao 6º quilómetro. Depois apercebi-me que iria entrar em quebra se não adoptasse um ritmo mais coincidente com a situação e fui bem até à meta, como se pode constatar na foto em baixo, cortando-a em 58.20
Com menos 7 graus, uma brisa e muita sombra, corri logo de maneira diferente |
Hermano Ferreira (sim, o mesmo de Alverca) venceu aqui pela 5ª vez, 4ª consecutiva, registando 31.06, enquanto no sector feminino triunfou a sua colega no Sporting, Susana Francisco (36.20).
É pena a quebra de classificados (de 1.538 no ano passado para 1.060) mas já viram bem como está o calendário com tanta prova em cada fim-de-semana? Os atletas ainda não conseguem o milagre da omnipresença.
As minhas 8 canecas da Corrida do Oriente. Falta-me apenas a de 2008 onde não estive presente pela única vez. Em 2006 ainda não davam caneca |
João, em abono da verdade em 2006 davam uma caneca sim, eu tenho uma! E em 2005 deram um porta-chaves que também faz parte do meu espólio!
ResponderExcluirUm abraço
Miguel Marques
Desculpa. Tinhas razão. O porta-chaves é de 2006!
ResponderExcluirMiguel Marques
Olá Miguel!
ExcluirSim, em 2006 foi o porta-chaves. A caneca começou mesmo em 2007
Um abraço
Olá João
ResponderExcluirPartilho a tua opinião (só podia) sobre a Corrida Cidade de Alverca. Acrescento que a pista de aviação, talvez pelo calor não me encantou como cheguei a pensar. Como tu, a partir do km 4,5 houve uma quebra mas lá me aguentei a muito custo e fiz um óptimo tempo para a minha condição actual. O Oriente...já a fiz, mas nunca me encantou :) Beijinhos e boa semana
Estiveste muito bem, Ana, parabéns! :)
ExcluirBeijinhos
Máquina! Isso foi quase um bidiário! Um abraço e boa recuperação!
ResponderExcluirEm termos de diferença horária, foi quase :)
ExcluirObrigado e um abraço
Boas, realmente esteve muito calor.
ResponderExcluirMas mesmo assim recuperaste bem para domingo!
Fui " apadrinhar" o meu Sobrinho na Corrida de Santo António e ...bom...nunca tinha andado numa prova de estrada...nesta andei duas vezes e arrastei-me os ultimos 2 km..
Muito calor mesmo!
Abraço
PS: o "puto" até se aguentou com 57'12".
Nunca tinha corrido 10km, correu ao ritmo do que sabia, 5 km :). Ahh juventude:)
Parabéns pelo sobrinho :)
ExcluirUm abraço
Parabéns João, pela prova de desportivismo e civismo ao acompanhares o atleta que sentiu dificuldades! Aplaudo o teu gesto!
ResponderExcluirTens aí uma bela coleção de canecas, ó caneco! :)
Abraço
Cum caneco, é mesmo muita caneca :)
ExcluirUm abraço
Antes de tudo, muita felicidades ao novo elemento dos 4 ao km, uma família cada vez maior, mas sempre com o mesmo espirito que eu admiro.
ResponderExcluirDepois, parabéns por mais 2 de 10km para o currículo ... quantas provas são neste momento no total?
Com um calor desses a melhor forma é mesmo levar a coisa o mais descontraído possível, porque não há milagres e o risco que possa correr alguma coisa mal é elevado. No próximo domingo vou à Corrida de S.João, com intenções de bater o meu RP, mas se estiver assim calor não arrisco ... provas há muitas :)
Aquele abraço
São 334
ExcluirMuita força para o teu RP! Go go go!!!
Um abraço
Dose dupla, ganda maluco! ;)
ResponderExcluirCom o calor que estava é natural que a coisa tenha "descambado", ainda por cima sempre ao sol!
O Oriente foi muito bom! Gostei de voltar à estrada e de rever os amigos e esta equipa fantástica. Não sei se já o disse antes =P mas adoro pertencer aos 4 ao km!
E o Luís foi mais uma boa aquisição!
Beijinhos
Hum... não sei se alguma vez tinhas dito :)))
ExcluirE estiveste muito bem no Oriente
Beijinhos
Muito obrigado pelos comentários simpáticos em relação à Organização, João. No que diz respeito a uma parte do relato posso dizer-vos que os Bombeiros Voluntários de Alverca e a nossa Médica da Prova, Dra. Sandra Sena (atenção a muitas provas que se realizam sem se preocuparem em garantir a presença de um médico) tiveram 5 ocorrências, todas elas sem gravidade e resolvidas no local. Obrigado pela sua lição de cidadania e companheirismo, João. Esta foi a 1ª vez que se correu em grupo naquela pista de aviação e admitimos que possa ter sido um trajeto demasiado longo. Para o próximo ano será diferente, tanto em termos de trajeto, como em relação à data. MUITO OBRIGADO. António de Carvalho Nobre (Diretor de Prova)
ResponderExcluirObrigado eu pela atenção e o desejo de muito sucesso para a continuação desta prova
ExcluirUm abraço
Estava muito calor sim! Nesse dia pelas 9h da manha já estva muito quente para se correr, que foi a hora a que eu treinei
ResponderExcluirÁs 18 estava demais!
ExcluirUm abraço
A uns bons quilómetros de Alverca, estava eu na corrida de Santo António e sei bem o sofrimento que foi! Também quebrei e muito com o calor.
ResponderExcluirJá a corrida do Oriente foi outra "loica"! Embora muito abafado, estava um tempo bem agradável!
Foi um bom fim de semana de corrida é o que interessa :)
Abraço João!
Foi bom sim!
ExcluirUm abraço
No sábado fiz um longo em asfalto entre as 10.30 e 13 e senti bem esse calor! Também tive que andar no ultimo km. Duas provas de 10km num fim de semana e eu que ainda não fiz nenhuma este ano...já estou com saudades!
ResponderExcluirTens que matar as saudades :)
ExcluirUm abraço
Grande atitude teres parado a tua corrida para ajudar um atleta em dificuldades João!
ResponderExcluirNão é toda a gente que faz isso.
De resto parabéns por ambas as provas ;)
Abraço
Obrigado João
ExcluirUm abraço