quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Um significado especial


Há uns anitos atrás, assisti ao Triatlo de Oeiras. Estava junto à cauda da baleia a apreciar o sector de natação, quando ouvi um indivíduo ao meu lado a comentar para a mulher o facto de uns nadadores estarem quase a sair da água enquanto outros ainda não tinham dobrado a bóia "Olha aqueles tão para trás! O que é que estão aqui a fazer?". E quando saíram da água e se dirigiram às bicicletas, mais espantado esse homem ficou "Para que é que continuam se já não podem ganhar?".

Como explicar a alguém que está fora do contexto, que vencedores há muitos e diversos ao longo dum pelotão? Como explicar, e dando como exemplo a Maratona (que só penso nisso!) que há quem chegue nos primeiros lugares e fique frustrado por ter feito mais um minuto do que o planeado, enquanto lá bem para trás há quem corte a meta com mais de 5 horas, de lágrimas nos olhos de tanta emoção e a sentir-se um campeão a entrar no Olimpo? 

Cada um de nós, atletas de pelotão, tem os seus sonhos, ambições e metas, sempre consciente dos seus limites e dificuldades.

Sem imaginar que um dia iria correr um quilómetro que fosse, quanto mais 42, sempre tive o fascínio das Maratonas e desde que me conheço que seguia avidamente as transmitidas na televisão. 
Apesar de imaginação fértil e de ser um sonhador, nunca me imaginaria a concluir uma proeza com essa distância, mesmo quando comecei a correr e via os 10 quilómetros como o meu limite dos limites e uma Meia-Maratona como algo inatingível.

Mas a evolução que sofremos quando somos tomados pela paixão corrida, leva-nos a situações verdadeiramente impensáveis. E uns meses após ter terminado a minha primeira Meia, que por sinal correu bastante mal, comecei a sonhar com uma Maratona.

Durou 5 anos e meio até alinhar na partida duma corrida de 42.195 metros, prova que nos toma completamente de assalto e nos faz viver em função dela.
Alguns problemas fizeram atrasar a decisão para o grande momento, em especial o medo e a constatação que uma Maratona é um passo maior que a minha perna. Mas o ser maior que a minha perna (e continua a ser), não é nem foi óbice para tentar e conseguir.

A intenção sempre foi fazer uma, apenas uma. Que foi conseguida no meu primeiro dia mágico. Mas, pouco tempo depois, o bichinho atacou novamente. Como se sabe, e apesar de ter sido a que melhor preparado estava, uma inesperada crueldade obrigou à dolorosa desistência.
Mas o tal bichinho estava instalado de armas e bagagens e a 2ª meta foi cortada em Sevilha, no meu segundo dia mágico e aqui um verdadeiro milagre pelo problema que estava a afectar-me.

Próxima, Porto, de hoje a um mês. E dou por mim a pensar que, caso corte a meta, será a minha terceira Maratona. Terceira! O meu tri!

Para quem é conhecedor das suas fracas capacidades para tão longas distâncias, este número começou a batalhar-me na cabeça. Tri! Fazer uma foi um feito, fazer segunda foi, não um feito mas um super feito pois estava a recuperar duma infecção pulmonar e realizei a corrida da minha vida, fazer uma terceira é já algo de muito grandioso para alguém como eu.

Por isso, tenho dito a algumas pessoas que quero cortar a meta no Porto com 3 dedos no ar. Porque tem um significado especial para mim, o reconhecer-me como tri-maratonista. 

Apesar da inconstância que tem sido esta preparação, espero que no próximo domingo se mantenha a evolução registada finalmente em Coimbra, há que continuar a trabalhar para esse grande objectivo com todo o empenho que utilizo em tudo o que me meto. 
Para poder cortar a meta como a fotografia em cima demonstra.
Falta um mês!

20 comentários:

  1. É fácil, para alguém que está fora do contexto podemos sempre responder que aqueles que ali vêm ao fundo vão à frente dos que ainda vêm mais atrás deles e que até o último está à frente dos que não participaram e limitam-se a assistir!

    Explicar o teu objectivo do TRI é que seria bem mais difícil ... :)
    Não compreenderia de certteza!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Força João, rumo ao tri! :)

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Deixa-te mas é de tretas que tu és um CAMPEÃO!
    Mais duas maratona e apanhas-me! E vais fazer muito mais maratonas que eu!
    Já agora deixa-me dizer-te que um dos maiores momentos de felicidade que tive nesta minha vida de corredor "coxo" foi quando dei aquele grito: JOÃO LIMA MARATONISTA! no portão do estádio 1º de Maio!
    Ate compreendo que não queiras tentar a ultra maratona pois o meu coração podia não aguentar tremenda felicidade!.
    Forte abraço Torpedo Amarelo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que me deixo de tretas? Não te esqueças que com 2 maratonas e meia, o tempo total é igual ao que tu gastaste em 4!
      E que com 3.10 ainda estou a aproximar-me dos 30 :)

      Gostei dessa nova teoria sobre uma Ultra :)

      Um abraço

      Excluir
  4. Grande João, só quem corre com paixão , como nós o fazemos, é que tem a noção do que é correr uma Maratona. No Porto, dia 2 de Novembro lá estaremos firmes e hirtos para juntar mais uma ao nosso currículo. Força nessas canetas!!!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Força nas canetas e, já agora, que estejam com tinta suficiente! :)

      Um abraço e até lá! :)

      Excluir
  5. Força campeão! Bons treinos até lá
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Força rumo ao tri e que um dia os dedos das duas mãos já não te permital esse tipo de festejo.
    Abraço.
    António Almeida

    ResponderExcluir
  7. Eu também não tenho dúvidas que as sensações do primeiro e do ultimo sejam idênticas, ambos deram o máximo para atingir o seu objectivo.
    Uns mais rápido outros mais lento, mas todos vão certamente dar tudo o que têm.
    Também é fácil chegar á conclusão que os nossos limites estão para lá da nossa imaginação.

    Força para domingo!

    Manuel Nunes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Força para amanhã e para uma bela Maratona! :)

      Um abraço

      Excluir
  8. É mesmo assim , quem não está por dentro do fenómeno desportivo por vezes diz coisas que nos levam a ficar com uma "ira"que nem te digo. Também já assisti a muitas conversas dessas , e uma vez em plena prova ouvi um tipo a mandar uma boca a uma senhora tipo "vai lavar a loiça"reagi em plena corrida a tão grande estupidez.Somos todos de facto vencedores cada um á sua maneira.Grande abraço e continuação de uma boa preparação.

    ResponderExcluir
  9. Gosto tanto de ler estes textos. Revejo-me nestas palavras. Um sonho é sonhado à nossa medida. Por isso terminar uma maratona nos lugares cimeiros e com um tempo fantástico não é um feito maior e/ou melhor que terminá-la depois de 5h e depois de treinos falhados, lágrimas derramadas. Um sonho, um objetivo, uma pessoa.
    Vou gostar de ver essa mão no ar!
    FORÇA JOÃO

    ResponderExcluir